a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Como fazer manteiga de castanha de caju

5 from 2 votes
como fazer manteiga de castanha de caju caseira

Eu realmente amo preparar as coisas do zero. Por exemplo, esta manteiga de castanha de caju é uma delas. Porque conseguimos transformar um simples ingrediente em uma preparação de dar orgulho.

Ceto, Paleo, Sem Glúten, Sem Laticínios, Vegano, Sem Óleo adicional, esta manteiga é democrática e pode substituir em receitas a manteiga de amendoim. Além disso, também é uma ótima cobertura para fatias de pão (substituindo a manteiga ou nutella).

Castanha de caju crua ou torrada?

como fazer manteiga vegana de castanha de caju

Para fazer a manteiga de castanha de caju eu recomendo a castanha de caju torrada, seja ela com sal ou sem. A castanha de caju com sal me lembra bastante o sabor da manteiga de amendoim americana.

Caso você tenha a castanha de caju crua, passe por uma frigideira até que ela doure. Entretanto, caso não queira ficar mexendo o tempo todo, você pode levar a castanha de caju para o forno baixo até que fique dourada.

Outra boa opção é adoçar com mel ou adicionar cacau em pó para a versão chocolate.

Preciso deixar a castanha de molho?

Não é necessário. Inclusive, deixar a castanha de molho vai alterar o resultado final da manteiga ficando menos cremosa e mais líquida.

Liquidificador ou processador?

Caso seu liquidificador seja de alta potência, ok, você pode utilizá-lo. Eu fiz com o meu em menos de 10 minutos.

Caso contrário utilize um processador de alimentos.

Para os dois casos é necessário respeitar o motor. Se perceber que sobrecarregou seu liquidificador, pare e espere o motor esfriar. Em seguida, aproveite para ajudar a empurrar a castanha de caju que fica nas bordas do copo do liquidificador.

Preciso quebrar a castanha de caju antes?

Não é necessário, isso não fará diferença no resultado final.

Por outro lado, caso você tenha comprado castanhas já quebradas, ótimo. Mas, caso contrário, não precisa se dar ao trabalho.

Etapas da manteiga de castanha de caju:

castanhas de caju no liquidificador
  • Antes de tudo, a primeira etapa é a de quebrar as castanhas. Nesse sentido, você perceberá que ela estará quebrada em pequenos pedaços.
  • Segunda etapa é quando começa a ficar pedaços pequeninos como um Xerém. Sendo assim, aproveite este momento para pausar um pouco o liquidificador e puxar a castanhas da borda do copo para o centro.
  • Terceira etapa é quando você olha e pensa que vai dar ruim. A castanha começa a formar uma massa não homogênea e empelotada. (aqui é a fase que a maioria dos liquidificadores de baixa potência precisam de descanso. Então, desligue um pouco e espere o motor esfriar para continuar).
  • Quarta etapa, manteiga de caju grossa, ela começou o processo de ficar cremosa, mas ainda tem pedacinhos de castanha (eu adoro esta etapa e muitas vezes paro por aqui).
manteiga de castanha de caju grossa
  • Por fim, na quinta etapa uma manteiga de caju lisinha como você espera!
manteiga de castanha de caju fina

 

Entre as etapas, dê uma folga para seu aparelho, seja ele o processador de alimentos ou o liquidificador. Aproveite este tempo para empurrar a castanha que fica nas paredes do copo do liquidificador para o centro.

Primeira receita para testar sua manteiga: Cookies de manteiga (substitua a manteiga de amendoim pela manteiga de caju na mesma quantidade).

Armazenando a Manteiga de Castanha de Caju Caseira

potinho pronto para servir

Esta receita caseira de manteiga de caju pode ser facilmente armazenada por até 6 meses. 

Para armazenar em temperatura ambiente : mantenha a manteiga de caju caseira longe da luz solar direta e longe de fontes de calor em um recipiente hermético por 2-3 meses. 

Para guardar na geladeira : use o mesmo recipiente para a manteiga de caju – mas desta vez você pode mantê-la por 3-6 meses. 

como fazer manteiga de castanha de caju caseira

Como fazer manteiga de castanha de caju

Apenas a castanha é necessário para fabricar esta manteiga de castanha de caju caseira
5 from 2 votes
Tempo de Preparação 10 minutes
Course caseiro
Cozinha Americana, brasileira
Quantidade 250 ml aproximadamente

Equipamento

  • Liquidificador de alta potencia ou processador de alimentos

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de castanha de caju torrada

Instruções
 

  • Adicione a castanha de caju ao liquidificador de alta velocidade e bata em velocidade baixa por 8 a 10 minutos ou até ficar cremoso, raspando as laterais com uma espátula, conforme necessário.
  • Transfira para um recipiente hermético e guarde na geladeira.

Notas

Qualquer castanha de caju torrada funcionará! Eu recomendo sem sal para que você possa controlar melhor a quantidade de sal, mas caso não encontre utilize a salgada mesmo, sem problemas. Não use castanhas de caju crua.
 
Esta sentindo que a castanha está seca demais? Nestes casos 1 colher (de sopa) de óleo de coco pode te ajudar a deixar a sua manteiga mais lisinha, adicione aos poucos nos últimos minutos de liquidificador.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

  1. Pingback: Legumes na manteiga | A casa encantada
  2. 5 stars
    Oi Ariana boa tarde!!
    Você sabe dizer qual é o rendimento da castanha de caju? ex: 500g de castaha vão render quantos g de pasta?

    Obrigada!:)

  3. Pingback: Manteiga composta de cebola roxa e manjericão | A casa encantada
  4. Pingback: Como fazer Manteiga e Buttermilk em casa | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você