Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

Shawarma

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é certeza de sucesso onde é servido e aqui, na Casa Encantada, vamos te contar mais sobre essa iguaria!

Ele tem tudo de melhor que um lanche pode oferecer: pode ser feito rapidinho na correria do dia a dia, mas também pode ser preparado bem devagar pelos adeptos da slow food.

Além disso, essa receita pode se adaptar aos diferentes tipos de dietas, veganas, vegetarianas, low carb e, até mesmo, sem glúten e sem lactose!

E aí, já deu fome? Então, fique neste post até o final. Aqui você vai ver o que é, a origem, como fazer e muito mais sobre o Shawarma! Vem com a gente e aprenda fazer esse sanduíche que vai ser um verdadeiro coringa nas suas receitas.

O que é o Shawarma?

O Shawarma é um prato composto de pão folha, proteína grelhada, salada de folhas e molho. Essa é uma receita popular no mundo todo e possui diversas versões em cada escola culinária ao redor do mundo.

O pão utilizado na receita, por exemplo, muda conforme a pessoa e os recursos disponíveis. Ele pode ser pão pita, pão sírio e, em algumas receitas, pode até ser um pão tipo tortilha. Já o recheio é elaborado conforme a criatividade e a fome de quem monta o prato. Algumas versões podem ter desde batata frita – sim, no recheio! – até picles.

Por falar nisso, que tal colocar um ingrediente que vai elevar o seu Shawarma para outro nível? Coloque geleia de cebola caramelizada junto com a carne e dê um toque de chef ao seu prato. Esse vai ser o toque especial da nossa receita, Ok?

Como surgiu o Shawarma?

Não se sabe ao certo qual é a origem exata do Shawarma, uma vez que trata-se de uma refeição muito antiga. Há relatos de que uma versão do Shawarma era consumido por reis e soldados ao longo da expansão do Império Turco-Otomano, no século XIX! Ou seja, provavelmente, esse lanche surgiu em algum ponto do leste europeu e do norte africano.

Aqui no Brasil, o prato também é conhecido como churrasco grego, apesar da sua origem não ter nada a ver com a Grécia! Apesar disso, por ser uma refeição muito antiga e consumida em várias regiões do mundo antigo, há várias versões semelhantes em diversos países europeus, como o Gyrus grego e o Kebab turco. No oeste asiático, também chama-se Shawarma mesmo.

Você sabe diferenciar cada um deles? Veja a seguir!

Qual a diferença entre Kebab e Shawarma?

A principal diferença está no modo de preparo atual da proteína. No Kebab, a carne é grelhada ou assada em cubos ou pedaços. Já no Shawarma tradicional, deve-se usar um espeto giratório vertical para preparar a carne.

Contudo, é muito difícil encontrar quem tenha em casa um espeto giratório específico para Shawarma, não é mesmo? Dessa maneira, é possível adaptar e cortar a carne em fatias mais finas e prepará-la na grelha ou na frigideira.

Quanto ao pão, a versão paulistana do Shawarma – o famoso churrasco grego – os paulistas usam o pão francês mesmo. Porém, nas receitas originais, o ideal é usar um pão do tipo folha. Para isso, você pode usar a mesma receita da massa de wrap caseiro.

Pode comer Shawarma na dieta?

Sim! Esse lanche combina vegetais, legumes, proteína e um pouco de carboidrato. Contudo, é necessário ficar de olho nas quantidades de cada ingrediente para apreciá-lo na dieta. Além disso a carne é assada, que facilita a vida de quem quer perder alguns quilinhos.

Portanto, o Shawarma é uma refeição completa, rápida e de baixa caloria: uma porção completa do lanche é equivalente a, aproximadamente, 400 calorias! Então, para deixar seu prato mais saudável, considere fazer legumes na churrasqueira para o recheio.

Como fazer o Shawarma?

A versão básica do prato leva uma porção de proteína (carne vermelha ou frango), salada de folhas e molho, que são envoltos em um pão sírio, folha ou pita. Contudo, é possível ir até onde sua criatividade mandar. Por exemplo, que tal fazer uma versão vegana com cogumelos ou falafel?

O Shawarma faz sucesso onde é servido bem quentinho, mas é possível ir ainda mais além e realçar os sabores. Para tal, use o Umami, o quinto gosto, com uma receita de geleia de pimenta.

Veja, a seguir, uma receita fácil de Shawarma e que pode ser feita em casa!

Shawarma

Shawarma

Tempo de Preparação 35 mins
Course Shawarma, Shawarma grego
Quantidade 4 porções

Ingredientes
  

  • 500 g proteína (pode ser patinho bovino ou peito de frango cortado em tiras pequenas);
  • Batata frita ou palha;
  • 4 pães sírios, pita ou folha;
  • 1 cebola (roxa ou comum) picada em julienne;
  • 1 tomate picado;
  • 1 alface picada em tiras;
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • Molho de alho
  • Azeite ou manteiga para refogar

Instruções
 

Modo de preparo

  • Corte os legumes e vegetais
  • Tempere e refogue a carne
  • Coloque a carne no pão
  • Coloque a salada e a batata
  • Enrole o pão e toste na frigideira

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

A batata é usada como recheio mesmo. Você pode dar um sabor diferente para o seu lanche usando batata rústica de air fryer no lugar das fritas.

Sirva com molho de alho, de preferência caseiro. Quer inovar na produção? Faça um um patê de tomate vegetariano!

Se preferir, pode trocar a carne por uma proteína vegana ou vegetariana. O mais tradicional é usar falafel, que são bolinhos fritos ou assados de grão de bico. Contudo, há versões com cogumelos, seitam e, até mesmo, beterraba!

Viu como é fácil preparar um Shawarma tradicional? Esse prato é tão famoso e conhecido mundialmente, que até faz parte da cena pós créditos do primeiro filme dos Vingadores. Faça várias vezes, teste ingredientes diferentes, mude o recheio e depois nos conte qual sua versão preferida!

Para completar o menu, você pode fazer petiscos diferentes para acompanhar. Isso vai deixar sua refeição ainda mais completa e com muito mais sabor. Então, faça isso com muito estilo e sabor, preparando uma batata espiral no palito para surpreender sua família e convidados!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…