Tainha assada no forno é daquelas receitas capazes de reunir no almoço de domingo famÃlia e amigos! E nada melhor de descobrir um jeito simples, prático e extremamente delicioso de prepará-la, utilizando ingredientes frescos e super fáceis de achar.
Vamos compartilhar com você esse passo a passo que vai acertar em cheio o seu estômago – e coração! E, ao final, confira ainda algumas curiosidades e super dicas para também compor essa refeição. Não perca!
Ingredientes
- 1 tainha limpa (peso médio de 1,5kg)
- Coentro e cheiro verde a gosto;
- 1 tomate
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 cebola
- Sal a gosto
- 5 dentes de alho
- Suco de 2 limões
- Azeite.
Instruções
- O tempo de preparação é de cerca de 2 horas e os ingredientes, nessa quantidade, rendem porções para até 4 pessoas. Caso sirva para um número maior, aumente de forma proporcional as sugestões da tabela.
Modo de preparo
- Com o peixe já limpo, pegue uma faca grande e de corte afiado. Faça um corte em toda a lateral de sua tainha, pois é onde iremos colocar o recheio;
- Faça o preparo da cebola, pimentões e tomate, os cortando em tiras mais grossas;
- Pique o coentro e o cheiro verde. Em uma vasilha, misture-os com o suco de limão;
- Em uma forma que possa ir ao forno, coloque o peixe sobre o papel alumÃnio;
- Com o tempero feito de cheiro verde, limão e coentro, passe na parte interna e externa do peixe, generosamente;
- Adicione a cebola, tomate e pimentões na parte interna e sobre o pescado;
- Regue generosamente o azeite em cima do peixe;
- Cubra todo o preparo com o papel alumÃnio. Lembre-se de colocar o lado brilhante para dentro. Tente dar cerca de 3 voltas, para protegê-lo bem;
- Asse no forno a uma temperatura de 200 graus, por cerca de duas horas;
- Assim que atingir a primeira hora de, vire o peixe, para assar por igual.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
ATENÇÃO: Atente-se à potência do seu forno para não correr o risco de a tainha assar demais, pois pescados possuem uma carne mais sensÃvel. E, ao retirá-la, cuidado com o vapor ao desembrulhar o alumÃnio!
Dica: Caso queira escolher apenas um acompanhamento para essa refeição, que tal apostar em uma saborosa salada de babatas com maionese?
Qual é a melhor época para fazer tainha assada?
A principal época para ter esse presente fresquinho em sua mesa é entre os meses de junho e novembro!
Na região sul do Brasil, principalmente no litoral de Santa Catarina, já partir do outono a tainha é mais fácil de ser achada e, consequentemente, consumida com mais frequência – ocupando um lugar de destaque e muita alegria desde o momento de pesca até a chegada ao prato!
Como limpar a tainha para prepará-la?
- Ao lado da pia e com uma faca bem afiada, faça um corte horizontal em toda a tainha, da cabeça até a cauda. Abra com cuidado e então retire as vÃsceras;
- Para a retirada das escamas, com uma colher ou o lado não cortante da faca, realize movimentos na direção contrária a que ela se forma. Sempre agindo de maneira delicada, para não danificar a carne;
- A cabeça pode ser retirada ou não, a depender de sua preferência. Para finalizar a limpeza, passe o peixe em água corrente e, se preferir, espalhe limão para atenuar um pouco o aroma mais acentuado da tainha.
Como temperar a tainha?
Temperos frescos costumam ser a pedida mais certeira com pescados. Então, pode usar bastante salsinha, coentro e cebolinha. Outra aposta é fazer uma marinada, de pelo menos umas duas horas, com suco de duas laranjas. Essa dica, inclusive, ajuda a atenuar um pouco o sabor.
Quer mais uma opção? Sal, pimenta-do-reino e uma mistura de pimentas de sua preferência!
Como essa é uma carne branca mais intensa, a melhor saÃda é escolher temperos simples que vão complementar seu sabor.
Veja também: Bacalhau ao Forno!
Como preparar a farofa para colocar dentro da tainha?
Em uma panela, aqueça três colheres de sopa cheias de manteiga e dois dentes de alho picado.
Ao dourar, adicione a farinha de mandioca, colorau e espere ela incorporar bem o sabor. Essa farofinha simples fica ainda mais deliciosa se colocada dentro de sua tainha e assá-la no forno.
Caso queira dar aquela crocância para sua tainha preparada no forno, retire o alumÃnio nos 30 minutos finais de cocção. Aproveite!
Quais os melhores acompanhamentos para tainha assada no forno?
Tudo vai depender do tipo de ocasião em que deseja servi-la. Em um clima mais ameno, que tal caprichar num bom arroz de forno? Caso esteja em um dia mais corrido e de temperaturas mais elevadas, uma ótima saÃda é um preparo simples de arroz e salada bem fresca!
Seja qual for o acompanhamento escolhido, saiba que a chance de conquistar a todos na primeira mordida é certeira!
Viu só como cozinhar, além de ser um ato super gostoso de cuidado, não precisa ser complicado?
Continue nos acompanhando e até a próxima!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta
Ótimas receitas, parabéns e muito obrigado.