Como substituir ingredientes em suas receitas

ingredientes variados

Sem dúvida, aprender a substituir ingredientes é importante para qualquer pessoa que cozinha. Afinal, é frustrante quando nos preparamos para alguma receita e descobrimos que um dos ingredientes da lista não está disponível em casa.

Resolvemos dar uma mãozinha para você e separar alguns ingredientes que podem ser substituídos com facilidade. Então, pegue o seu caderno e anote essa listinha com itens que você deve ter em casa, evitando assim uma ida desnecessária ao mercado.

como substituir ovos

Como substituir ingredientes: ovos 

Quando os ovos ajudam no crescimento do bolo, esta quantidade é para substituir 1 ovo:

  • Substitua um ovo por duas colheres de sopa de água com uma colher de sopa de óleo vegetal e uma colher de sopa de fermento em pó.

Quando os ovos são utilizados para dar liga ao bolo, substitua 1 ovo por: 

  • Misture1 colher (de sopa) de sementes de linhaça com 3 colheres (de sopa) de água. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos, até que se pareça com um gel. 
  • Misture 1 colher (de sopa) de sementes de chia com 3 colheres (de sopa) de água. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos a água ficará com a textura de gel,

Para os dois casos você pode utilizar também a linhaça ou a chia moída.

Quando os ovos são usados para pães:

  • 1 colher (de sopa) de gelatina misturada a 3 colheres (de sopa) de água morna servem para substituir um ovo;

receita para fazer manteiga em casa partindo do creme de leite fresco

Como substituir ingredientes: Manteiga

Para cozinhar:

Qualquer óleo disponível pode substituir as manteigas na preparação de pratos na sua cozinha. Entretanto, opte por óleos mais saudáveis como o azeite se puder.

Para receitas de panificação: 

  • Substitua a manteiga para preparações como pães caseiros por iogurte grego. Pode alterar levemente o sabor final, porém ele ajudará a manter a umidade na massa, assim como a manteiga faria na sua preparação.
  • Abacate amassado também é uma boa pedida. Porque ele garante o amanteigado de seus pães. 

Utilize 50 gr de iogurte ou de abacate para substituir 1 ovo na receita.

Para receitas de biscoito:

Substitua a manteiga na mesma proporção por óleo de coco ou banha.

Receita de bolo de creme de leite, super fofinho, um bolo simples de sabor amanteigado, perfeito para o café da tarde

Como substituir ingredientes: Creme de leite

Iogurte natural pode substituir o creme de leite em receitas que o creme tem a função de dar cremosidade a molhos. Por exemplo, no caso do strogonoff brasileiro, a substituição para pães e bolos que pedem este ingrediente também é certeira. Utilize na mesma proporção, mas não esqueça de certificar que o iogurte é sem açúcar e sem sabor.

Como substituir ingredientes: Leite

Leite vegetal seja ele industrializado ou o leite vegetal caseiro substitui o leite de vaca na maioria das receitas sem prejuízo.

Suco ou mesmo água pode também ser uma opção em bolos, pães e biscoitos que não dependem exclusivamente da gordura do leite. Sucos como o de maçã são ótimos substitutos do leite em bolos, conferem maciez e doçura.

leite

Como substituir ingredientes: Limão

Qualquer vinagre substitui o limão na grande maioria das receitas. Isso porque o ácido do limão sempre pode ser substituído pelo acido do vinagre. Além disso, lembre-se que o vinagre de vinho tinto tanto quanto o vinagre balsâmico pode alterar a cor da sua preparação. Ainda assim é um ótimo substituto para o limão em qualquer receita.

Como substituir ingredientes: Arroz

Para cada 1 xícara (de chá) de arroz não cozido, use a seguinte quantidade de substituto não cozido:

  • 2 xícaras (de chá) de massa orzo (aquela massinha que tem formato de arroz)

  • 1 e 1/4 xícaras (de chá) de cuscuz marroquino

  • 3/4 xícara (de chá) de cevadinha

  • 1 xícara (de chá) de quinoa

  • 2 xícaras (de chá) de arroz de couve flor

Pode ser que você tenha alguns ingredientes disponíveis na sua dispensa para esta substituição. Mas isso aqui é apenas um resumo do que pode ser feito.

Aliás, antes de olhar para esta lista e não encontrar saída para sua dispensa, antes de ir ao mercado, procure mais na internet. Afinal, tem muitas dicas de substituições por aí. Entretanto, estas são as que um dia já testei e garanto a eficácia na substituição. Mas nada impede que você encontre alternativas em tantos outros bons blogs por aí.

Por fim, se conhece alguma forma de substituir ingredientes que funciona para você e quer compartilhar com outras pessoas, deixe nos comentários (Não esqueça de assinar com seu nome completo) que farei questão de incluir neste post, é hora de pensar no próximo e nos ajudar com o que temos. Toda informação é válida.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: 4 Alimentos que aumentam a imunidade em tempos de pandemia | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar alimentos prontos para manter a produtividade trabalhando em casa. | A casa encantada
  3. Pingback: O vírus pode ser transmitido através de alimentos? | A casa encantada
  4. Pingback: É seguro ir ao supermercado durante a quarentena? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…