Popular, versátil e tradicional na culinária nacional, o creme de milho é um ótimo acompanhamento para pratos salgados, como frangos e carnes. Aliás, saborosa e nutritiva, a receita que vou passar hoje é bem fácil e prática. Ou seja, dá para fazer sempre que você sentir que precisa de algo diferente para complementar o seu prato.
Mas sabia que ela vem das mesas norte-americanas e é muito popular na região sul dos Estados Unidos? Não se sabe ao certo como chegou ao Brasil, mas acredita-se que tenha sido por meio dos imigrantes italianos no século 19.
Vantagens do milho para a saúde
O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem por possuir um grande número de aminoácidos. Além de conter fibras insolúveis, ele também é rico em vitamina A, B, ferro, potássio, fósforo, cálcio e celulose. Sendo assim, por possuir tantas vitaminas, traz alguns benefícios à nossa saúde, como:
- Previne doenças nos olhos: a presença de antioxidantes luteína, zeaxantina e betacarotenos protege a mácula ocular;
- Fortalece a imunidade: através das vitaminas e carotenóides presentes em sua composição;
- Reduz os níveis de colesterol: suas fibras insolúveis auxiliam na absorção da gordura;
- Dá energia: por ser rico em carboidrato;
- Melhora o trânsito do intestino e ajuda a controlar o açúcar no sangue: devido à riqueza de fibras e magnésio.
As diferentes cores do milho
Apesar de existir creme de milho verde e de ele levar o tipo amarelo, essa não é a única cor que o grão pode ter. Isso porque mutações em regiões do DNA interferem na produção de carotenoides e antocianinas, responsáveis por sua aparência externa.
Já imaginou fazer um creme de milho roxo? Muito comum no Peru, o milho roxo possui um tom escuro. Geralmente o confundem com a cor preta. Além de o colocarem em bebidas e sobremesas, há estudos que estão tentando descobrir uma forma de utilizá-lo como corante natural.
Por sua vez, o milho vermelho é específico do México e possui uma tendência a conter mais amido que o milho amarelo em sua composição. Também há uma variedade de milho de pipoca vermelho, conhecido como Red Ruby.
Por fim, existem dois principais milhos azuis (o hopi, do norte do México, e o midnight blue, variação do milho de pipoca).
Inclusive, um estudo do Instituto Tecnológico de Veracruz, no México, presente no Journal of Medicinal Food, indicou eque as antocianinas podem ajudar a proteger contra várias condições. Síndrome metabólica, doenças do coração e diabetes estão entre elas. No entanto, as pesquisas ainda não são conclusivas.
Receita de creme de milho
Então, agora que já vimos várias curiosidades sobre o milho, vamos à nossa receita de creme de milho?
Ingredientes
- 1 lata de milho verde
- 1 cebola pequena picada
- 250 ml de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de creme de leite (200 g)
- Sal e pimenta a gosto
- Cebolinha verde a gosto
Instruções
- Em uma frigideira, refogue na manteiga por 1 minuto o milho verde e a cebola. Reserve.
- No liquidificador, bata o refogado com o leite até ficar homogêneo.
- Dissolva em um pouco de leite 2 colheres de sopa de amido de milho.
- Na mesma panela, adicione a mistura do liquidificador, o amido de milho e misture bem em fogo baixo.
- Adicione o creme de leite e misture tudo novamente.
- Adicione sal, pimenta-do-reino e cebolinha verde a gosto.
- Continue mexendo o creme até engrossar.
- Está pronto para servir!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.