Dia Nacional do Café: utensílios para preparar seus cafés especiais!

Nas últimas semanas, tenho apresentado para vocês receitas de uma das minhas novas paixões: café!

Sempre gostei de café e já falamos por aqui, inclusive, da origem, história e benefícios da bebida para a nossa saúde. Sempre frequentei cafeterias com as amigas e para reuniões de trabalho, mas com a pandemia esse hábito precisou ser deixado de lado. 

Mesmo assim, não queria deixar de tomar os cafés especiais que tanto adoro e, por isso, aprendi a fazer os cafés em casa e tenho partilhado as minhas receitas com vocês.

A maioria das receitas são muito simples de fazer, como vocês já devem ter reparado, mas alguns utensílios são necessários para que a sua bebida fique com o sabor e a cremosidade daqueles preparados por profissionais. 

Utensílios para o preparo de cafés especiais

A seguir, vou enumerar alguns utensílios que vão facilitar o preparo das suas receitas preferidas de café no conforto do seu lar. Além das receitas que tenho mostrado aqui no blog, que tal inventar as suas próprias combinações?

Caso invente uma receita nova, não se esqueça de compartilhar comigo, ok?

Moedor de café

Para um café fresquinho e saboroso, o ideal é comprá-lo em grãos e fazer a moagem na hora. Por isso, ter um moedor em casa pode ser uma boa pedida. 

O moedor de café pode ser manual ou elétrico. Então, a escolha vai depender de quanto você quer investir. O ideal é escolher um modelo com diferentes tamanhos de moagem, para que você tenha a opção de preparar diferentes bebidas. 

Máquina de café expresso

Se você está disposto a investir e não quer tanto trabalho, nada como ter a sua própria máquina de café expresso em casa. Alguns modelos, inclusive, fazem a moagem dos grãos, dispensando a aquisição do moedor. 

Antes de comprar, pesquise bem, já que existem inúmeros modelos, entre automáticas e semiautomáticas, disponíveis no mercado, com preços variados. 

Equipamento de torrefação

Torrar os grãos em casa parece caro e complicado, mas é bem mais fácil do que parece. Os grãos verdes de café podem ser preparados no fogo, dentro de bolinhas de ferro. Por outro lado, se preferir adquirir uma máquina, existem vários modelos portáteis com valores bastante acessíveis.

Prensa francesa

A french press é uma ótima opção para quem quer fugir do tradicional café coado de um jeito prático e rápido.

Para usá-la, basta ter em mãos grãos moídos de qualidade e água. O equipamento dispensa o uso de coadores, por ter um filtro interno para separar o pó. 

Cafeteira italiana

Também chamada de moka, a cafeteira italiana também é uma boa opção para quem gosta de café forte e encorpado, muito semelhante ao café expresso. Em um dos meus próximos posts, vou ensinar a vocês o passo a passo  de como usá-la.

Existem diferentes tamanhos de moka no mercado, de preços variados. A escolha vai depender do tamanho da sua família e amigos apreciadores de café. 

Leiteira de inox 

Para quem é fã dos lattes, uma leiteira é fundamental para o processo de aquecimento ou vaporização. 

Além disso, o inox é o material mais indicado por ser resistente e não alterar o sabor das bebidas, quando aquecidas. 

Mini mixer

Também chamado de misturador, é muito importante para quem precisa espumar o leite para o preparo dos lattes ou apenas aumentar a cremosidade  do seu cappuccino ou mocaccino. 

Aliás, com o leite espumado, também é possível se arriscar na latte arte para decorar os seus cafés igual a um verdadeiro barista.

Xícaras e canecas para café

E para tornar este ritual de preparo de cafés mais gostoso e interessante, que tal investir em canecas, xícaras e copos bonitos e divertidos?

No caso das xícaras, prefira as de porcelana, que oferecem isolamento térmico e não alteram as características da bebida. Mas as canecas de cerâmica também são uma boa alternativa.

Para o preparo de bebidas geladas, copos altos de vidro de diferentes formatos são ideais. 

Enfim, agora que você já sabe de tudo o que precisa para montar a sua cafeteria em casa, vamos de receita?

Assista ao vídeo e aprenda a preparar um delicioso mocha para começar bem o dia ou para dar mais energia no meio da tarde.

Café mocha

Ingredientes
  

  • 100 ml de café coado ou expresso
  • 100 ml de leite integral
  • 100 ml de chocolate meio amargo derretido
  • Açúcar a gosto
  • Chantilly a gosto

Instruções
 

  • Aqueça 100 ml de leite integral (não deixe ferver).
  • Em uma caneca, adicione 100 ml de chocolate meio amargo derretido.
  • Adicione 100 ml de café coado ou expresso.
  • Em seguida, adicione o leite.
  • Adoce a gosto, se achar necessário.
  • Finalize com chantilly, raspas de chocolate e sirva!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…