Feijão perfeito e ideias de variações; dicas para você

feijão nutritivo

O feijão é um dos alimentos ricos em carboidratos. Além disso, possui uma grande quantidade de cálcio por porção. Logo, apresenta motivos para o termos sempre em nossos pratos, seja durante o almoço como também no jantar. Porém, sabemos que algumas pessoas têm medo de utilizar a panela de pressão – ou mesmo não sabem preparar o grão bem temperadinho.  

Não se preocupe, pois isso é normal. Inclusive, eu também já tive muito medo de usar a panela de pressão. Por fim, pode ser difícil descobrir sozinho qual é aquele tempero especial que muitas pessoas utilizam quando cozinham feijão – até porque ele varia de região para região em nosso país.

Confira a seguir algumas dicas sobre deixá-lo com a sua cara.  

receita de feijao carioca com linguiça e bacon - feijao gordo

Dicas de como fazer feijão simples 

  • Fique de olho no preço: lembre-se de que o grão mais barato terá o menor preço e, também, a menor qualidade. Sendo assim, as melhores marcas garantem grãos de melhor nível, mais selecionados. 
  • Escolha bem os grãos antes do cozimento: tire os grãos quebrados e as pedrinhas que podem aparecer no saco de feijão. Cozinhe apenas grãos inteiros e com cascas firmes.
  • Não se esqueça de deixar o feijão de molho: após escolher, deixe-os de molho em um período entre 8 e 12 horas. Para isso, basta colocá-los em um recipiente e cobri-los com água filtrada. Troque essa água na metade do processo. É necessário fazer esse processo, pois ele libera uma substância chamada fitato. A título de curiosidade, trata-se de um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo e causa a sensação de inchaço ou flatulência, além de ser antinutrientes. 
  • Cozinhe sem nenhum tipo de tempero: para cozinhar o feijão na panela de pressão, não utilize tempero algum, apenas a água e os grãos. Deixe para colocar sal e demais temperos apenas quando já estiver cozido.  

feijão porcionado prontos para ir para o freezer pré congelar
feijão porcionado prontos para ir para o freezer pré congelar

Coloque o feijão na panela e acrescente a água até que seu nível esteja quatro dedos acima da camada mais alta de grãos. Adicione algumas folhas de louro e feche bem a panela. 

Quanto tempo demora para cozinhar? 

Olhe a data de fabricação do lote. Quanto mais novo, mais rápido vai cozinhar. Fique de olho no tempo de cozimento.  

Para acelerar o processo, é importante que você utilize a panela de pressão. Afina., com ela, você evita que os grãos se quebrem. Além disso, você pode optar por uma panela de pressão elétrica caso queira facilitar ainda mais essa tarefa, pois ela possui timer e não é necessário ficar de olho durante o preparo. 

Depois que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e lembre-se que é necessário que você conte o tempo para desligar.

  • Deixe apenas mais 20 minutos de cozimento no caso de feijões mais novos.
  • Para aqueles que estão guardados por mais tempo, é preciso aguardar 30 minutos 

Abra a panela, verifique a maciez dos grãos e, se necessário, volte ao fogo novamente.

Além disso, o tempo de cozimento geralmente não muda com a quantidade.

Se sua panela comporta um saco inteiro, faça tudo de uma vez. Desse modo, você economizará seu tempo na cozinha.  

A Casa Encantada indica:

 

Não se esqueça de engrossar o caldo (se necessário) 

Mesmo seguindo a quantidade de água e o tempo de cozimento de modo perfeito, se você achar que o caldo não está com a consistência que gosta, basta tirar uma concha de grãos e amassá-los com um garfo junto dos temperos que queira utilizar, como alho refogado e sal.

Em seguida, coloque essa pasta de volta na panela e deixe no fogo por mais algum tempo (cerca de 5 minutos). Isso fará com que os feijões amassados liberem mais amido. Por sua vez, a substância engrossará o caldo 

Há quem goste de feijão cremosinho (eu sou uma dessas pessoas). Fica a seu critério deixar o caldo mais ralo ou não. 

feijão cremoso
Feijão super grossinho e cremoso com inhame

Lembre-se dos temperos  

Se você não sabe como temperar feijão, para cada xícara, utilize:  

  • ½ cebola pequena 
  • 2 ou 3 dentes de alho 
  • 1 colher (chá) de sal 
  • ¼ colher (chá) de pimenta do reino 
  • 1 colher (sopa) de azeite 
  • 80g de bacon 
  • Em uma panela, doure o bacon e, em seguida, adicione (se precisar) o azeite.
  • Então, coloque a cebola e o alho e refogue em fogo baixo até a cebola ficar transparente.
  • Após isso, adicione uma concha de feijão com caldo na panela e amasse com um garfo para o processo de engrossar.  
  • Enfim, adicione ao restante do feijão e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, misturando de vez em quando para não grudar ou queimar.  
  • Se você utilizar a cebola para o tempero, lembre-se de comer o feijão no mesmo dia. Afinal, ela faz com que o feijão comece seu processo de deterioração mais rápido.  

Ademais, é comum utilizar linguiça calabresa picadas em rodelas para ajudar a dar mais sabor no feijão. Entretanto. são itens totalmente opcionais.

Aliás, se você for vegetariano ou vegano, a falta desses ingredientes não fará com que seu feijão fique menos saboroso.

Inclusive, é possível fazer pratos deliciosos como o Cassoulet vegano, que é como uma feijoada de feijão branco

feijão branco

Por fim, cominho, coentro e tomilho também podem ser usados para temperar o feijão, caso você goste. Se quiser evitar o uso de temperos prontos em seus alimentos, utilize o tempero caseiro em pó

Como congelar feijão?  

Feijões congelados
Feijão vermelho, branco, preto e carioquinha congelados

A fim de congelar o feijão, lembre-se que você deve cozinha-lo e já armazená-lo em um recipiente que pode ir ao congelador. Principalmente, evite o congelamento do feijão já temperado. Ou seja, apenas cozinhe e faça porções. Portanto, deixe o processo de temperar para quando estiver descongelado.

Mantenha essas porções congeladas por no máximo 6 meses e, para descongelar, tire do freezer e coloque na geladeira, ou leve direto para a panela com um pouquinho de água ou caldo.

O ideal é, após o cozimento, separar a parte para o consumo mais próximo e temperar.

O restante, guarde e congele.  

Aposte em diversos tipos de feijão

Carioca, preto, branco… existem diversos tipos disponíveis em mercado. Veja algumas deliciosas receitas a seguir: 

receita fácil de feijão brancom com bacon, linguiça paio e bacon
Feijão branco com linguiça
feijao fradinho com calabresa
feijao fradinho com calabresa
chili

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

    1. Olá, Carla. Tudo bem? Na verdade não é que você não pode congelar o feijão temperado, mas é que o tempero faz com que ele dure menos tempo.

  1. Pingback: Como engrossar o caldo do feijão? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…