Dip cremoso de berinjela e cebola caramelizada

aperitivo berinjela

dip cremoso de berinjela

Dip cremoso de berinjela é o acompanhamento perfeito! Sou fã de berinjela. Porém, em algum momento na minha vida eu decidi que não gostava. Então, passei muito tempo sem comer esta maravilha. Hoje, penso quanto tempo da vida desperdicei por achar que não era uma boa idéia experimentar formas diferentes antes de ter certeza que não gosto!

Esse negócio de preconceito é mesmo uma bobeira né? Não só com comida. Mas, com tudo na nossa vida! Hoje, pratico com o Quim o seguinte: antes de dizer que não gosta, experimente pelo menos em 3 formas diferentes. Ou seja, coma assado, frito, no vapor, misturado a outros ingredientes, etc…

Tem funcionado. Nesse sentido, não só com ele, mas com todos aqui de casa!

Dip cremoso de berinjela: acompanhamento fantástico 

A berinjela me pegou de jeito quando provei uma lasanha de berinjela. Depois disso veio o antepasto, assada com azeite e sal. Logo após, as mini pizzas. E agora, este dip fantástico que combina muito bem com torradinhas, bolachinhas salgadas, pães e tudo mais que pedir um complemento cremosinho!

Mega fácil de fazer e sem segredos. Ou seja, do jeito que a gente gosta! Até porque, ninguém merece passar horas na cozinha para fazer algo saboroso. Por fim, confira outros acompanhamentos de dar água na boca:

Receita de dip de berinjela super cremoso

Dip de berinjela cremosa

Dip de berinjela cremosa e cebola caramelizada, agrada até quem jura de pé junto que não gosta de berinjela!
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 45 mins
Course Aperitivo
Quantidade 6 pessoas

Ingredientes
  

  • 2 berinjelas grandes cortada em discos largos com casca
  • 2 cebolas cortadas em fatias bem fininhas
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • azeite sal e pimenta á vontade,
  • 3 colheres(de sopa) generosas de creme de ricota eu usei o creme de queijo minas da marca Regina que é uma perdição! hahaha

Instruções
 

  • Polvilhe as fatias de berinjela dos dois lados com sal e coloque em uma peneira para drenar o excesso de água e diminuir o amargor por 15 minutos,
  • Lave as berinjelas e as seque bem,
  • Pré aqueça o forno em temperatura média, coloque as fatias de berinjela em uma assadeira e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta,
  • Asse por 10 minutos, virando uma ou duas vezes até que a berinjela esteja macia e dourada (virei 2 vezes e elas estavam bem molinhas e douradinhas)
  • Retire da assadeira e deixe amornar,
  • Enquanto a berinjela está descansando, aqueça bem uma frigideira grande em fogo médio e adicione um fio generoso de azeite,
  • Adicione a cebola deixe o fogo bem baixinho e mexa constantemente, queremos que a cebola
  • caramelize e não queime, por isso esta etapa é importante, vez ou outra mexa até que as cebolas estejam douradas,
  • Adicione o alho nos últimos minutos para que ele não queime e reserve,
  • Descasque as berinjelas, quebre um cantinho da casquinha e desenrole a casquinha até que esteja toda removida (o interior da berinjela estará muito macio e fácil de retirar a casquinha),
  • Adicione a cebola a poupa de berinjela e amasse com um garfo ou facilite a vida com um mixer até que esteja cremoso, tempere com o sal e pimenta e adicione o creme de ricota, misture até que esteja homogêneo, sirva acompanhado de torradinhas.

Notas

Torradinhas, pãezinhos, bolachinhas ou pão pita para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Como Fazer Tabule - Receita Fácil e Simples | A casa encantada
  2. Pingback: Cebola Roxa em conserva (receita rápida e fácil) | A casa encantada
  3. Leio as receitas, vejo as lindas fotos e sinto ter demorado pra encontrar um mundo tão satisfatório assim na internet…sinto não ter tido a oportunidade de ler e produzir as receitas…o carinho ao qual são escritas as palavras soam como poesia e inspiram a reproduzir as receitas…chego a sentir o sabor e o cheiro ao ler…às vezes deixo esse amor platônico por não conseguir realizar, mas às vezes estudo as receitas e coordeno os cozinheiros…mas é um prazer imenso curtir acasaencantada, sou fã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…