Como fazer doce de leite caseiro

5 from 1 vote

Esta semana  meu lado mineira aflorou junto deste doce de leite caseiro. Muito uai!?! e trem-booommmm!!! sairam de dentro da cozinha após fazer pratos da culinária mineira!

Doce de leite com leite de caixinha?

Comecei a maratona com um doce que minha mãe já fez muito e ela sempre dizia doce de leite para dar certo tem que ter um pires em baixo para não derramar e também não da certo com leite de caixinha. A parte do pires eu entendi, mas será que não da certo mesmo com leite de caixinha?

No interior fica fácil achar o leite cru, já que existem muitos produtores rurais que vendem para o consumidor final o leite direto da vaca! (Lembro bem quando eu era criança de buscar bem de manhãzinha).

Mas aqui em São Paulo não encontrei outra alternativa a não ser tentar desvendar se o que a Dona Gessy dizia era mito ou verdade.

Pois bem, não consegui atingir a textura do doce de leite caseiro da minha mãe mas o leite integral de caixinha funcionou bem.

Tem acesso ao leite cru? ótimo, mas não é por este motivo que você deixará de fazer a receita.

Dê preferencia ao leite engarrafado e refrigerado das geladeiras do supermercado, isso fará diferença no resultado final.

Como posso utilizar o doce de leite caseiro?

Esta receita de doce de leite caseiro serve de ingrediente para muitas receitas.

Seja para rechear um bolo, um brownie, para cobrir sorvetes, panquecas ou rechear biscoitos.

A receita conserva bem na geladeira por até 1 mês ou em temperatura ambiente por até 7 dias.

Doce de leite caseiro pronto? Vai usar para rechear? Depois que amornar você pode adicionar a receita coco ralado, ameixas e passas secas embebidas no rum, nozes trituradas ou gotas de chocolate.

Dicas para variar a receita do doce de leite:

  • Substitua o açúcar cristal por açúcar mascavo e tenha um doce de leite cremoso e caramelado,
  • Para um sabor extra adicione extrato de baunilha e siga a receita igualmente,
  • Uma colher (de chá) de canela em pó resultará em um doce de leite super aromático
  • O doce de leite engrossará ainda mais após esfriar, cuidado com o ponto!
  • Não quer que seu doce de leite açucare na geladeira? Então adicione a receita 1/4 de xícara de glucose de milho logo no começo da receita.

Para o doce de leite pastoso:

Doce de Leite - Branquinho e Negrinho

Doce de leite caseiro

Faça em casa seu próprio doce de leite mineiro com poucos ingredientes e muito sabor
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 3 hrs
Tempo Total 3 hrs 30 mins
Course Sobremesa
Cozinha brasileira
Quantidade 4 porções

Ingredientes
  

  • 4 litros de Leite integral
  • 400 g de açucar cristal
  • Q.B. especiarias para aromatizar usei baunilha e umburana
  • 1/4 de xícara (de chá) de glucose de milho (opcional)

Instruções
 

  • Em uma panela de fundo grosso coloque todos os ingredientes e misture com uma colher de pau fazendo movimentos de vaivém, até todo o açúcar dissolver começar a borbulhar.
  • Abaixe o fogo no máximo e deixe cozinhar por pelo menos 1 hora mexendo ocasionalmente ou como minha mãe fazia colocando um pires no fundo da panela para evitar que transborde e pegue muito no fundo e deixar até atingir o ponto de creme.
  • Passado o ponto de creme mexa com maior frequência para evitar que grude no fundo e açúcare o doce por mais 1 hora e 30 minutos
  • Para saber o ponto pingue um pouco do doce em um pires ou prato, deixe alguns minutos e incline, se não escorrer está no ponto
  • Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e guarde em compoteiras.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Eu fiz 4 receitas, 2 aromatizadas com baunilha e 2 com umburana. A primeira deixei um pouco mais no fogo para tentar uma consistência mais densa, a outra tirei bem molinha e clarinha.

Sobre o leite de caixinha, dá para fazer sim, só terá um pouco mais de trabalho, ele demora um pouco mais para atingir o ponto.

Se fizer esta receita e postar no instagram, não esqueça de marcar a hashtag #acasaencantada nos comentários. Nós adoramos acompanhar por lá o resultado da cozinha de vocês.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

25 respostas

    1. Que bom que gostou Dimas!
      Fique de olho que sempre temos novos posts com dicas e receitas incríveis!

  1. Pingback: Como Fazer Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
  2. Pingback: Sonho Assado que Já Sai do Forno Recheado | A casa encantada
  3. Pingback: Doce de leite express - leite condensado cozido (lata nova) | A casa encantada
  4. Olá , eu tenho 15 anos e não tenho esperiencias na cozinha RS , amo doce , e sempre procuro tentar fazer algo diferente em casa já q minha mãe não gosta MT … Viajei pra minas uma vez e esperimentei o doce de leite feito do leite de vaga retirado na hora e amei, lah eles falaram que o pires pode rachar … Se eu fizer aqui em casa com leite de caixinha e por o pires , pode rachar mesmo , é verdade ?

    1. Thays que linda! Sabe que comecei da mesma forma que você? Com tentativas, erros e acertos e bem novinha! Amava fazer doces!
      O melhor doce de leite do mundo é este, o mineiro feito com leite ainda cru!
      Se o pires for de algum arterial que vá ao forno ou microondas como aqueles vidros Marinex ele resiste a altas temperaturas e você não terá problemas com isso!
      Minha mãe semprefez o doce de leite com o pires no fundo que ajuda o leite na hora que levanta fervura não derrame todo pelo fogão e nunca estourou com a gente!
      Se fizer depois volte e nos conte se deu certo! Beijos!

    2. Ooi , Voltei RS … Obrigada pela dica , e pela ajuda … Fiz aqui em casa , e deu certo sim … Muito certo RS , todo mundo amou , até minha mãe que não gosta de doce RS e o pires me ajudou muito rs , se eu não tivesse posto o pires , teria derramado tudo RS

    3. Que otimo!!! fico muito feliz de saber que deu certinho! O Pires ajuda muito mesmo! Obrigado por voltar aqui e me contar! Boa sorte nas futuras aventuras na cozinha! Um beijo!

  5. Oi pra se cristalizou foi porque colocou mais açúcar do que deveria, ou o leite usado foi desnatado, ele quase nunca chega na consistencia desejada quando se usa o leite desnatado. Nesse caso bata o doce ate ficar homogêneo. 🙂
    Faço assim, ou entao coloco mais açúcar e deixo chegar no ponto do de corte. Espero ter ajudado! :*
    Obs: a marca do leite tbm conta no resultado final.
    Beijos no seu coração!

    1. Julia!!!
      Que bom ter você por aqui, porém vou ficar te devendo esta resposta. Vou pesquisar aqui e dar uma ligada p/ minha mãe no interioooor para saber se ela tem alguma dica.
      Não sei se por sorte isso ainda não aconteceu comigo. Pesquisarei logo mais te respondo!
      Obrigado pela visita!

    1. Olá!!! Pode sim!! Minha mãe sempre fez com o açucar cristal. O tempo que fica no fogo faz com que qualquer um derreta e incorpore!
      Obrigado pela visita Lucimara!

  6. Um vez uma cliente me presenteou com um doce de leite mineiro, desde então já testei vrias receitas, mas nunca mais provei algo tão bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…