Se está em busca de um empadão de camarão de um jeito simples e muito, mas muito saboroso, acabou de encontrar!
Aqui na Casa somos apaixonados por receitas que nos remetem a muito brasilidade e gente reunida. Afinal, conseguir cozinhar de maneira muito prática um prato capaz de reunir os amigos e a família é um dos nossos propósitos. E você não precisa ser nenhum chef de cozinha para conseguir colocar em prática, viu?
Dica: Se você ama massas e camarão, já salva a nossa receita de calzone de camarão para ser sua próxima pedida!
Como preparar um empadão de camarão?
A gente te garante que a maioria desses ingredientes você já vai ter em casa!
E para o camarão, é só buscar na peixaria mais próxima ou no seu mercado de confiança. Mas, lembre-se de limpá-lo bem antes de cozinhá-lo, combinado?
Pronto para colocar a mão na massa? Então anote a lista dos ingredientes:
Ingredientes
Ingredientes da massa:
- 360 g de farinha de trigo sem fermento;v
- 1 ovo;
- Pitada de sal a gosto;
- 200 g de manteiga;
Ingredientes do recheio:
- 600 g de camarões limpos;
- 1/2 xícara de cheiro verde picado;
- Sal a gosto;
- 1 tomate picado em cubos pequenos;
- 1 cebola picada em cubos pequenos;
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
- 3 dentes de alho picados;
- Suco de 1 limão;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- Azeite a gosto;
Instruções
- Sugestão adicional: 1 pote de requeijão ou catupiry e meia xícara de chá de azeitonas picadas. E, para a finalização, uma gema de ovo.
Comece preparando a massa:
- Em uma bancada previamente limpa e higienizada ou em uma cumbuca, comece misturando os ingredientes da massa gradualmente;
- Vá acrescentando a farinha gradualmente, até obter uma massa homogênea.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Alguns cuidados e dicas são necessários para garantir que você acerte o ponto de uma massa macia e saborosa. Lembre-se sempre de utilizar a manteiga em temperatura ambiente e confira bem sua farinha de trigo: ela deve ser do tipo comum e sem a presença de fermento!
Outro segredo fundamental é não ficar tempo demais sovando. Você não quer desenvolver o glúten, certo? Então sove a massa apenas até atingir uma massa uniforme.
Atente-se às quantidades passadas e vá fazendo o processo aos poucos. Caso pese a mão na farinha, tente equilibrar com um pouco mais de manteiga para não desandar.
O ideal ainda é que você faça com as mãos, porque o calor vai ajudar os ingredientes a se integrarem melhor. E, por fim, deixe sua massa descansando por pelo menos 30 minutos. É o tempo ideal para o preparo do seu recheio!
Receita do recheio do empadão de camarão
- Com seu camarão bem limpo, tempere com o cheiro verde, limão e sal;
- Em uma panela já aquecida, coloque o azeite e refogue a cebola e alho. Assim que estiverem refogados, adicione o camarão;
- Pouco antes do camarão dourar, adicione o extrato, e se preferir, as azeitonas e catupiry;
- Prove e acerte o sal já nessa etapa;
- Adicione um pouco de farinha de trigo, para encorpar esse recheio;
- Reserve e aguarde até esfriar.
ATENÇÃO! Cuidado para não passar o ponto do camarão. Caso cozinhe demais, ficará borrachudo. Então, refogue rapidamente somente até dourar e incorporar os outros ingredientes.
Dicas para montar o empadão
- Comece sua montagem apenas quando seu recheio estiver completamente frio;
- Em uma forma redonda e previamente untada, adicione cerca de metade da massa. Garanta que tudo esteja bem forrado;
- Despeje o recheio e então cubra com a outra metade da massa;
- Bata em uma vasilha separada uma gema de ovo com um garfo e então pincele por cima da massa;
- Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, até dourar.
Quanto tempo de forno?
A gente sabe que cada forno tem um jeitinho muito particular, não é? Sempre acaba dependendo da potência e do tipo. Por isso, nessa receita não há um tempo fixo com relação a ele. Assim que levar sua massa ao forno, acompanhe bem de perto e quando a superior dourar, pode retirá-lo.
Ah, aguarde amornar antes de partir!
Sugestões finais
Você pode complementar essa refeição com uma salada super leve ou também aproveitá-la como um reforçado lanche da tarde. Se preferir, pode soltar a imaginação e inovar nas possibilidades de recheio. Acrescente vegetais bem picadinhos e faça até mesmo com outra proteína!
Esse receita pode durar por até 3 dias na geladeira ou um mês no congelador.
Você também pode fazer porções maiores para congelar e aproveitar em outros momentos. Para isso, é só dobrar as medidas da receita e, de preferência, fazer em duas formas redondas separadas.
E se você, assim como nós, for um bom amante de camarão, confira ainda nossas receitinhas de bobó de camarão na moranga, ou do maravilhoso camarão empanado! É de conquistar qualquer estômago! Até a próxima!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.