Enroladinho de salsicha, frito ou assado!

Enroladinho de salsicha

Com as crianças em casa, ter criatividade para inventar pratos diferentes várias vezes na semana pode ser uma tarefa complicada. Porém, não se desespere, estou aqui para te ajudar. Para isso, hoje trago uma receita fácil e saborosa de enroladinho de salsicha para você preparar para os seus pequenos.

O enroladinho de salsicha pode ser frito ou assado. A escolha vai depender da sua preferência, pois o sabor não muda tanto. Aliás, você pode até mesmo chamar os pequenos para participarem. Afinal, essa é uma receita muito prática e fácil de fazer. Sendo assim, é ideal para o lanche da da tarde.

Aliás, antes, vamos conferir algumas curiosidades?

Enroladinho de salsicha
O enroladinho de salsicha é a opção ideal para um lanche rápido da tarde. (Fonte: Freepik)

Onde nasceu o enroladinho de salsicha?

O enroladinho de salsicha possui a mesma origem do cachorro-quente. O líder soviético Nikita Khruschov teria criado as primeiras versões do lanche. Ele teve a ideia após uma visita aos EUA, em 1959.

Na verdade, o cachorro-quente soviético, ou “sosíska v tiêste” (“salsicha dentro da massa”), é muito similar ao enroladinho de salsicha.

Ele é assado e feito com massa folhada ou de pizza. O lanche se popularizou através do sistema de “fast food”. Aliás, Khrushchov foi muito esperto e pegou a tecnologia da indústria americana emprestada para baratear a carne para o povo soviético.

Os livros de culinária soviética praticamente nunca tinham mencionado a palavra salsicha. O termo apareceu apenas duas vezes antes antes da visita de Khrushchov aos Estados Unidos. Primeiramente, na versão de salsicha fritas com purê de batatas. Em segundo lugar, com salsichas enlatadas.

Enroladinho de salsicha
O famoso cachorro-quente inspirou o enroladinho de salsicha. (Fonte: Freepik)

O enroladinho de salsicha pelo mundo

Cada país adaptou o enroladinho de um modo diferente. Portanto, em muitos lugares, eles são apenas pratos que têm a salsicha como base. Vamos a alguns exemplos.

Reino Unido

Lá, o enroladinho são pequenas salsichas chipolatas, envolvidas em bacon. O prato acompanha o tradicional peru e é muito popular no Natal.

Estados Unidos

Nos EUA, a receita refere-se a salsichas de viena ou cocktail envolvidas em massa de croissant, de panqueca ou de pão. Geralmente, a massa é caseira e em conserva. Por sua vez, “Kolache” é o nome do enroladinho de salsicha no Texas.

Alemanha

Por outro lado, o prato alemão Würstchen im Schlafrock (“salsicha num roupão”) leva salsichas envoltas em massa folhada ou, mais raramente, massa de panqueca. Às vezes, o queijo e o bacon também podem aparecer.

Em outros países

Em Israel, o prato tem um nome curioso e é, geralmente, servido só para crianças. Chamado de “Moshe Ba’Teiva” (Moisés no Cesto), a receita consiste em um cachorro-quente coberto de ketchup. Além disso, a salsicha é envolvida por massa folhada ou massa de pão assada.

Por outro lado, no México, o prato se chama “Salchitaco”. Nesta versão, a salsicha é envolvida em uma tortilha e frita em óleo vegetal. Por isso, o nome que faz uma fusão entre as palavras salsicha e taco.

Já na China, a massa folhada é usada para enrolar a salsicha e o prato chama-se “Volta Cheong Bao”. Nesse processo, a carne é cozida à vapor.

Por fim, na capital chinesa, o prato muda um pouco. Apesar de também ser envolto em massa folheada, ele recebe o nome de “Cheung Jai Bau”. Podemos traduzir isso como “Cachorro-quente de bolo”. Nesta versão, ele é cozido em água quente.

Receita de enroladinho de salsicha

Agora que já conferimos alguns fatos bem curiosos, vamos à receita?

Enroladinho de salsicha

O prato pode ser preparado frito ou salgado.
Course enroladinho de salsicha

Ingredientes
  

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 50 ml de óleo
  • 100 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico

Recheio

  • 8 salsichas
  • Água para ferver

Instruções
 

Recheio:

  • Cozinhe 8 salsichas em água por 5 minutos.
  • Corte as salsichas ao meio.

Massa:

  • Em um recipiente, adicione o trigo, o óleo, a água morna, o açúcar, o sal e o fermento biológico.
  • Misture tudo com uma colher e depois com as mãos para homogeneizar a massa.
  • Deixe a massa descansar por 10 minutos.
  • Abra a massa usando um rolo.
  • Corte a massa em tiras.
  • Enrole as tiras ao redor dos pedaços de salsicha.
  • Coloque os enroladinhos em uma forma untada com azeite e farinha de trigo.
  • Pincele os enroladinhos com 1 gema de ovo.
  • Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até a massa dourar.
  • Sirva quentinho!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…