Escondidinho de batata doce e dicas de congelamento

escondidinho de batata doce congelado

Escondidinho de batata doce

Esse escondidinho de batata doce é uma explosão de sabores na boca! Então, tem batata doce por ai? Aqui nesta época de frio não falta. Aliás, adoro o sabor que ela dá junto à outros legumes. Isso porque, o seu saborzinho doce se destaca!

Batata inglesa raramente entra na nossa cozinha. Nesse sentido, admito que é  bem gostosinha. Mas, tem alto índice glicêmico. Por isso, faz a glicose e a insulina dispararem no sangue. Diferente da batata doce que é rica em fibras e libera o açúcar lentamente. Então, ponto para a batata doce!

Este escondidinho é muito simples de fazer! Sempre que faço procuro fazer uma quantidade maior para congelar. Isso porque, sabe aquele dia em que a preguiça reina, a criatividade desaparece ou quando o tempo não dá trégua e te faz pedir um delivery? Então, ter uma delicinha assim no freezer salva vidas, tempo e dinheiro.

Aliás, coisa tão rara nos dias de hoje! Portanto, fazer uma quantidade maior não vai tomar mais seu tempo. Na verdade, você vai poupar! Você já está ali preparada para executar a receita, distribuir em alguns potinhos e congelar vai te fazer agradecer no futuro!

Como congelar escondidinho de batata doce?

Costumo congelar potinhos individuais, economiza muito espaço no freezer!  Tá afim de fazer hoje e não quer sair atrás de potinho por ai? Sem problemas que para tudo dá jeito! Monte seu escondidinho em ramequins de cerâmica ou vidro. Então, se certificando que o material vá ao freezer, passe um plástico filme e congele, quando for utilizar é só retirar do freezer e descongelar na geladeira na noite anterior, levar ao forno e fim!

Dica bônus

Vai visitar uma amiga que acaba de ganhar bebê? Este é o presente ideal! Faça potinhos individuais, congele, etiquete com nome, data que foi feito, modo de preparação, embrulhe em um tecido bonitinho e compartilhe a receita junto com um bilhetinho carinhoso! Mães com bebês pequenos estão ocupadas em aprender como a nova rotina funciona e precisa da ajuda das amigas com esta parte! Se tem intimidade suficiente se ofereça para lavar a louça, ir ao supermercado, cuidar da casa enquanto ela tira um cochilo com o bebê, me lembro de quando o Joaquim nasceu e eu tive minha mãe aqui comigo por um tempo, estes carinhos que ela teve com a gente, em ajudar com o que podia enquanto a gente aprendia sobre a nova vida que estava em meus braços, foi uma das lembranças mais fortes desta época!

Buscando mais receitas vegetarianas? Ou ainda, com batatas? Confira:

Escondidinho de Batata Doce

Escondidinho de batata doce super versátil e pode ser congelado para matar a fome em qualquer refeição, esta versão tem recheio de lentilhas, ótima opção para quem não consome carne.
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 1 hr
Tempo Total 1 hr 30 mins
Course Prato Principal

Ingredientes
  

  • 1 kg de batata doce utilizei a salmão mas dá certo com qualquer uma outra,
  • 1 colher (de sopa) de manteiga (para a versão vegana substitua por azeite),
  • 1 caixinha de creme de leite para a versão vegana substitua por leite de coco, 200 ml
  • 1 colher (de café) de noz moscada
  • sal e pimenta à gosto

para o recheio

  • 1 xícara de chá deixada de molho de um dia para o outro de lentilha vermelha,
  • 1 cebola média em cubinhos
  • 1 talo de salsão e suas folhas cortados separadamente, as folhas são para finalizar o molho,
  • 2 tomates em cubinhos
  • 130 grs de extrato de tomate
  • 1/4 de pimentão em cubos bem pequenos
  • azeite
  • sal e pimenta à gosto.
  • Queijo muçarela opcional

Instruções
 

  • Descasque a batata doce e cozinhe até ficar macia (se utilizar panela de pressão prefira cozinhar com a casca e depois descascar para não encharcar, caso faça no vapor descasque e corte em rodelas grossas,
  • Misture a batata doce cozida com manteiga, noz moscada, sal e pimenta e amasse até formar um purê ou leve ao processador, o resultado deve ser um purê homogêneo,
  • Adicione o creme de leite ao purê e reserve,
  • Escorra a lentilha e lave,
  • Em uma panela leve ao fogo com um fio de azeite, assim que estiver aquecido leve para dourar a cebola, o talo de salsão cortado em cubinhos e o pimentão,
  • Quando a cebola estiver murcha adicione as lentilhas, de uma misturadinha e adicione os tomates e o extrato,
  • Em seguida adicione 500 ml de agua, corrija o sal, a pimenta e deixe apurar até obter um molho bem grossinho,
  • Finalize com as folhas de salsão ou se preferir substitua por salsinha e cebolinha verde,
  • Em um refratário coloque uma camada do purê de batata doce, uma camada generosa de recheio, cubra com outra camada de purê e se preferir cubra com o queijo,
  • Leve ao forno até derreter o queijo ou leve ao freezer depois de frio, caso esteja em embalagem plástica você pode descongelar no microondas, caso queira o queijo gratinado e não derretido retire da embalagem dando um empurrãozinho no fundo da embalagem e leve ao forno aquecido em um refratário próprio para isso até que o queijo esteja derretido e douradinho.

Notas

O recheio você pode fazer da forma que te agradar, seja criativo!
Aquele restinho de carne de panela desfiadinho fica sensacional,
peito de frango desfiado substituindo as lentilhas combina muito bem,
legumes em cubinhos pequenos cozidos e dourados com um fio de azeite e cebola com uma camada de requeijão é outra forma que adoro!
Galinha caipira em molho desfiadinha, linguiça calabresa acebolada, queijo, manjericão e tomate, da para criar muita coisa legal para este recheio!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

13 respostas

  1. Pingback: Batata doce assada delicious!!!
  2. Pingback: 10 receitas de batata à portuguesa para uma refeição completa incrível – Mari Carvalho
  3. Pingback: 20 Receitas De Escondidinho De Batata Que Vão Agradar Todos Os Gostos • Receitas Gostosas - Criadas E Testadas Para Você!
  4. Pingback: 20 receitas de escondidinho de batata para acabar com a sua fome – Mari Carvalho
  5. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
    1. Naty, o quanto antes consumir melhor mas ele resiste até 30 dias no freezer. Ao descongelar o consumo é imediato! Beijos

  6. Nossa que sonho de comida congelada! Quero no meu freezer sempre que der aquela preguiça hahaha
    Que outra verdura eu posso substituir o salsão que combine com a receita? Eu não sou muito fã, mas não queria tirar a parte “verde” da receita 🙂

    Obrigada pelo post, foi o que me fez encontrar esse blog que já me encantou à primeira vista! <3

  7. Como que faz pra congelar?
    Você congela ele assado?
    E se eu quiser levar direto pro microondas, é só montar ele sem assar?

    1. Anderson, ele é congelado só montado (sem assar), pode sair do freezer e descongelar direto no microondas que já sai pronto para comer! A diferença é que o queijo ficará derretido e não gratinado como quando levado ao forno!
      Depois conta aqui se gostou! Obrigado por nos visitar!

  8. Não consigo pensar em outra palavra pra denominar essa receita do que “carinho”. Carinho na apresentação, carinho em pensar nas mamães que não tem tempo pra fazer uma gostosura dessas, … apenas 🙂 Delicia, Ari! Amei! As fotos então…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…