Farinha Panko feita em casa

receita farinha de rosca japonesa

farinha panko

 

Já perdi as contas de quantas vezes  vi alguma receita gostosa e quando conferi os ingredientes, precisava de farinha panko para empanar.

Normalmente, não tinha em casa. Além disso, não é uma coisa que se encontra em qualquer mercado. Geralmente, compro em alguma loja de ingredientes orientais. Porém, este tipo de loja não se encontra em qualquer esquina do meu bairro.

Então, procurei bastante. Depois, resolvi misturar algumas preparações até encontrar algo bem parecido para reproduzir em casa.

Farinha panko rende um empanado sensacional. Isso porque, é crocante, leve, clarinha. Além disso, tem uma textura menos fina que a farinha de rosca. Ou seja, estas migalhas fazem uma super diferença no empanado!


Você pode utilizar a Panko em todas as receitas que levam farinha de rosca, o resultado é incrível.

Como fazer farinha panko caseira: dicas

Para esta receita ,utilizei o pão de forma nagoya. Isso porque, ele é menos poroso que o pão de forma convencional. Tem os veios mais fechadinhos, mas funciona com qualquer pão branco.

Remova a casquinha do pão e deixe secar (sem tampar, coloque ele dentro do forno desligado e deixe ele passar um dia secando por lá) por 24 horas. 

Não jogue fora as casquinhas, tempere com um pouco de azeite, sal e orégano e leve ao forno até ficar crocante, é um crouton rápido e delicioso para acompanhar saladas, agrega crocância e sabor!

Passado 1 dia pegue seu pão que já deve estar mais sequinho e passe pelo ralo do processador para moer o pão grosseiramente, se ficar alguns pedaços muito grandes desfaça com as mãos, mas óh não precisa estar tudo uniforme, a farinha panko tem migalhinhas de tamanhos diferentes mesmo!

Espalhe em uma assadeira forrada com papel manteiga, tente não fazer uma camada muito grossa para não dificultar a secagem no forno, se precisar utilize duas assadeiras.

Leve ao forno pré aquecido na temperatura mais baixa que tiver 150°C – 180°C por aproximadamente 8 minutos, nesta fase queremos só que o pão seque e não doure, é coisa rápida mesmo!

Tire do forno e deixe esfriar completamente, guarde sua belezinha depois de frio em pote hermético ou em frasco de vidro bem tampado. 

Farinha Panko caseira

Uma ótima substituição para a panko industrializada!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
descanso 12 hrs
Tempo Total 40 mins
Course caseiro
Quantidade 400 gr

Ingredientes
  

  • 1 pacote de pão de forma Nagoya

Instruções
 

  • Mega simples, descasque as fatias de pão e deixe de um dia para o outro em aberto para secar,
  • passe o pão pelo ralador do processador até obter migalhas,
  • espalhe sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido em 180°C por aproximadamente 8 minutos (se perceber que está dourando retire antes, a intenção é só secar o pão, não dourar),
  • retire do forno e deixe esfriar completamente,
  • guarde em recipiente hermético e utilize quando a preparação pedir panko para empanados.

Notas

Em temperatura ambiente dura algumas semanas, pode congelar, neste caso a validade é de 2 meses se acondicionado em saquinho zip bem fechado.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Milanesa de Porco Recheado maravilhoso - Dom Manjericão
  2. Pingback: O Guia Completo de Como Fazer Sushi Vegano - Parte 1 | A casa encantada
  3. Pingback: Bisteca de porco empanada | A casa encantada
  4. Pingback: Como fazer filé de peixe crocante | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Croquete de carne moída com molho de cranberries

Tem como resistir à comida de boteco? Provavelmente, não. De dadinhos de tapioca ao pão com bolinho de carne e porções de camarão, são tantas delícias que é impossível…

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Cold Brew: o café passado a frio

Você que é amante de café, já deve ter visto por aí receitas de café gelado. Porém, o Cold Brew é feito de forma diferente. Dessa vez, você não…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…