a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Feijão cremoso para quem gosta!

feijão cremoso

Feijão cremoso tem quem ame e quem odeie. Nesse sentido, eu sou do time que ama! Inclusive, amo quando o caldo do feijão está super grossinho como é o da minha mãe. Por exemplo, ela descobriu depois de muito tempo que meu pai preferia o caldo ralinho. Ou seja, sorte a minha ele ter contado isso para ela bem tarde. Afinal, enquanto morei com eles o feijão sempre foi mega cremosinho!

Foram raras as vezes que consegui acertar e fazer como o dela. Isso porque o meu sempre ficava ralinho até descobrir esta maravilha fácil fácil de fazer! Aliás, o segredo está no inhame! Além de acrescentar muito valor nutritivo ele deixa o caldo com um super corpo, daqueles que você joga por cima do arroz e faz aquela cobertura sensacional!

Fazendo um feijão cremoso perfeito

Simples de tudo e sem erro, é só deixar o feijão de molho de um dia para o outro, lavar muito bem e colocar na panela de pressão com:

  • Uma folha de louro e os temperos de sua preferência (cominho, coentro e um pouquinho de cúrcuma, o sal e o alho acrescento depois)
  • 2 ou 3 inhames descascados e cortados grosseiramente
  • Água (uns 4 dedos acima da linha dos feijões).

Então, levo a panela de pressão ao fogo alto e depois que pegar pressão abaixo o fogo e conto 30 minutos, desligo e deixo a pressão sai por completo. Em uma panela pequenininha, coloco o azeite, o alho, deixo dourar e acrescento os inhames já cozidos amassados com um pouco do caldinho do feijão.

Verto este purêzinho temperado de inhame no feijão e adiciono o sal. Deixo em fogo baixo apurando por uns 15 minutinhos ou até seu caldinho ficar grossinho! Nunca mais deixo esta dica de lado na hora de fazer feijão, nunca mais!

Aliás, se você tem alguma dica infalível para deixar seu feijão grossinho deixe nos comentários que vou amar testar! Por fim, confira receitas deliciosas para fazer com feijão:

Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

9 respostas

  1. Pingback: Dicas para o feijão perfeito e ideias de variações | A casa encantada
  2. Obrigada pela resposta , mas o que eu quis dizer é que não precisa do inhame para engrossar o caldo, basta amassar alguns grãos com as costa da concha na hora de refogar e deixar ferver, ou seja, o próprio feijão amassado já engrossa o caldo.

  3. Ola, primeiro adoro o blog, agora uma coisa que não entendo, se eu deixar o feijão de molho do dia para noite e depois cozinhar na pressão por meia hora, ele some, vira uma água de feijão… e eu sempre leio isso…?! uma duvida da matéria de vocês, eu coloco o inhame junto com o feijão na pressão e depois retiro amasso e volto, ou cozinho separado e coloco no feijão já cozido?
    E minha mãe me ensinou que para engrossar o feijão tem que amassar alguns grãos na hora de refoga los . eu quero fazer com inhame pelo valor nutritivo do inhame e não por engrossar o feijão.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho no blog eu amo estar aqui… que Deus abençoes sempre.

    • Oi Flávia!
      Deixo as leguminosas de molho para neutralizar o acido fitico. Esta etapa aqui em casa é super importante!
      O inhame é sim cozido junto com os grãos, depois retiro e amasso, junto ao tempero do feijão e volto para a panela misturando bem.
      Quanto a preferir deixar mais tempo é um gosto mega pessoal, gosto assim dele bem cremosinho, se vc preferir os grãos mais íntegros, faça da sua forma! Vai dar certo do mesmo jeito!

    • Que demais Cleonice! Fiquei extremamente feliz e vou fazer sua receita de requeijão de inhame também! Logo mais te lincarei por aqui também! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra você