Filé de porco ao molho madeira fácil

filé de porco ao molho madeira fácil

A receita de filé de porco ao molho madeira fácil mais parece um truque, de tão prática que é. Acompanhe o passo a passo e depois me agradeça, tá? Eu tenho certeza de que você vai amar e fazer sempre, inclusive como prato principal de grande parte dos próximos jantares que oferecer.

A história do molho madeira original

Hoje tão popular em boa parte do mundo, antigamente o autêntico molho madeira era protagonista somente de pratos finos e requintados. Ou seja, você o encontrava apenas em grandes banquetes de reis e rainhas dos países europeus.

A receita original leva um verdadeiro vinho da Ilha da Madeira, que fica no sudoeste do litoral português. Antigamente o molho contava com aipo, alho poró, cenoura e ervas adicionadas ao caldo de carne, que ficava cozinhando na panela por algumas longas horas. O vinho mesmo era o último ingrediente a ser incluído.

Por seu sabor único e incomparável, desde que caiu no gosto das pessoas da alta sociedade de antigamente, a origem da receita gera acirradas disputas pela sua autoria. Apesar de o vinho que dá nome ao prato ser português, há quem diga que os reais inventores foram os ingleses.

Tudo isso acontece desde as primeiras décadas de 1800. Naquela época, os ingleses tomaram a ilha portuguesa por conta da Guerra Napoleônica, um conflito que durou muitos e muitos anos. Aliás, a “briga” começou com uma disputa entre França e Grã Bretanha. Durante as batalhas, os ingleses dominaram toda a matéria-prima produzida na região, incluindo o famoso vinho.

filé de porco ao molho madeira fácil

É bem possível que o molho que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas tenha sido criado nesse período. Justamente por isso, não se sabe ao certo a verdadeira origem. Mas, cá entre nós, já faz tanto tempo e a receita já sofreu tantas modificações que já nem interessa mais, né? hahaha. O importante é o sabor e pronto.

Okay, e o filé mignon ao molho madeira fácil?

Como já dito ali em cima, a receita original envolve vários ingredientes e preparos. Vamos combinar que hoje em dia não temos tanto tempo assim pra ficar na cozinha, né?

Justamente por isso que a receita de hoje é um molho madeira mais simples, improvisado e bem fácil de fazer, mas que não desaponta no sabor de forma alguma. Além do mais, o resultado é sensacional. Só provando mesmo pra saber. 

Estou muito curiosa pra que você teste essa receita em casa, viu? E mais ainda para que me conte depois, aqui nos comentários ou através das redes sociais, como foi a experiência e se alguém sentiu diferença no sabor. De todo modo, isso eu tenho certeza que não vai acontecer hahaha.

Aproveite!

filé de porco ao molho madeira fácil

Filé mignon ao molho madeira fácil

Ingredientes
  

  • 4 postas de filé de porco
  • 3 xícaras de água
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 3 xícaras de água
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Azeite a gosto

Instruções
 

  • Tempere os filés com sal, pimenta e um fio de azeite.
  • Leve uma panela ao fogo e deixe esquentar bastante.
  • Coloque a carne e grelhe os dois lados de cada posta.
  • Reserve em um refratário.
  • Mantenha a panela "ainda suja" no fogo e despeje a água, o caldo de carne e o amido de milho, mexendo sempre até levantar fervura.
  • Disponha os filés grelhados e o caldo que soltou da carne no molho.
  • Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.
  • É só servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…