A receita de filé de porco ao molho madeira fácil mais parece um truque, de tão prática que é. Acompanhe o passo a passo e depois me agradeça, tá? Eu tenho certeza de que você vai amar e fazer sempre, inclusive como prato principal de grande parte dos próximos jantares que oferecer.
A história do molho madeira original
Hoje tão popular em boa parte do mundo, antigamente o autêntico molho madeira era protagonista somente de pratos finos e requintados. Ou seja, você o encontrava apenas em grandes banquetes de reis e rainhas dos países europeus.
A receita original leva um verdadeiro vinho da Ilha da Madeira, que fica no sudoeste do litoral português. Antigamente o molho contava com aipo, alho poró, cenoura e ervas adicionadas ao caldo de carne, que ficava cozinhando na panela por algumas longas horas. O vinho mesmo era o último ingrediente a ser incluído.
Por seu sabor único e incomparável, desde que caiu no gosto das pessoas da alta sociedade de antigamente, a origem da receita gera acirradas disputas pela sua autoria. Apesar de o vinho que dá nome ao prato ser português, há quem diga que os reais inventores foram os ingleses.
Tudo isso acontece desde as primeiras décadas de 1800. Naquela época, os ingleses tomaram a ilha portuguesa por conta da Guerra Napoleônica, um conflito que durou muitos e muitos anos. Aliás, a “briga” começou com uma disputa entre França e Grã Bretanha. Durante as batalhas, os ingleses dominaram toda a matéria-prima produzida na região, incluindo o famoso vinho.
É bem possível que o molho que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas tenha sido criado nesse período. Justamente por isso, não se sabe ao certo a verdadeira origem. Mas, cá entre nós, já faz tanto tempo e a receita já sofreu tantas modificações que já nem interessa mais, né? hahaha. O importante é o sabor e pronto.
Okay, e o filé mignon ao molho madeira fácil?
Como já dito ali em cima, a receita original envolve vários ingredientes e preparos. Vamos combinar que hoje em dia não temos tanto tempo assim pra ficar na cozinha, né?
Justamente por isso que a receita de hoje é um molho madeira mais simples, improvisado e bem fácil de fazer, mas que não desaponta no sabor de forma alguma. Além do mais, o resultado é sensacional. Só provando mesmo pra saber.
Estou muito curiosa pra que você teste essa receita em casa, viu? E mais ainda para que me conte depois, aqui nos comentários ou através das redes sociais, como foi a experiência e se alguém sentiu diferença no sabor. De todo modo, isso eu tenho certeza que não vai acontecer hahaha.
Aproveite!
Ingredientes
- 4 postas de filé de porco
- 3 xícaras de água
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 3 xícaras de água
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Azeite a gosto
Instruções
- Tempere os filés com sal, pimenta e um fio de azeite.
- Leve uma panela ao fogo e deixe esquentar bastante.
- Coloque a carne e grelhe os dois lados de cada posta.
- Reserve em um refratário.
- Mantenha a panela "ainda suja" no fogo e despeje a água, o caldo de carne e o amido de milho, mexendo sempre até levantar fervura.
- Disponha os filés grelhados e o caldo que soltou da carne no molho.
- Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.
- É só servir!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.