Flor de cebola empanada na airfryer

cebola empanada

Quem já teve a oportunidade de ir ao Outback, restaurante de comida australiana presente em diversas cidades do Brasil, pode saborear um dos pratos mais famosos do local: a Bloomin‘ Onion.

A cebola empanada desse local é famosa devido ao seu formato e também por ser bem crocante e saborosa. Nem sempre é possível ir até o local, mas, felizmente, você pode fazer em sua casa a flor de cebola empanada exatamente como a do Outback, utilizando a sua airfryer 

Como preparar a cebola? 

O preparo da cebola empanada não será difícil se você tiver em sua cozinha uma boa faca. Além disso, é importante que você defina bem qual será a parte superior da cebola e a parte da base. Para isso, basta saber diferenciar onde fica a parte da raiz e a parte do talo.

cebola empanada

Lembre-se de que o talo nas cebolas é a parte mais fina, enquanto a raiz fica do lado oposto, na parte de baixo da cebola (é bem simples encontra-la).  Na foto abaixo, apresentamos a parte do talo. A raiz, portanto, fica no lado oposto.

Desse modo, definimos que a base da sua cebola empanada será o lado da raiz, que geralmente também é maior. Faça um corte plano para retirar a parte superior (talo), lembre-se de não cortar muito, pois não é necessário 

Um dos maiores erros é cortar totalmente a raiz da cebola. Quando cortamos a raiz, existem grandes chances de a cebola não abrir o suficiente e acabar ficando sem empanar nas pétalas do centro. Se necessário, corte o mínimo possível da extremidade da raiz da cebola, apenas o necessário para que ela consiga ficar parada sobre alguma superfície e limpar essa região.  

Durante o corte das pétalas, nunca chegue muito perto da raiz, pois é ela quem faz todos os pedaços de cebola continuarem unidos. Portanto, jamais corte a raiz nesse processo, deixe-a intacta.  

Como cortar a cebola? 

Comece fazendo um corte plano na parte do bulbo da cebola. Retire a sua casca completamente.  

Agora, iremos começas a trabalhar em suas pétalas. Coloque a cebola com a raiz virada parcima e corte-a em quatro partes iguais. Lembre-se de ter cuidado para não cortar a raiz, portanto, deixe sempre um espaço de um dedo entre o início do corte e a raiz da cebola 

Em seguida, escolha uma das quatro partes da cebola. Corte esse pedaço em três partes iguais. Faça o mesmo com as outras três partes maiores restantes.  

Por fim, vire a cebola com a parte da raiz para baixo e abra gentilmente as pétalas com as mãos.  

Posso usar cebolas pequenas? 

Sim, você pode usar cebolas menores para fazer essa receita. Porém, lembre-se de que você precisara fazer uma quantidade menor de cortes para criar as pétalas. 

Posso reaquecer depois de pronta a cebola empanada? 

Caso precise, é possível sim reaquecer a cebola empanada usando a airfryer. Coloque-a na fritadeira na temperatura de 200°C, passe uma camada adicional de óleo e deixe a cebola por alguns minutos até que volte a ficar crocante.  

Dicas para fazer cebola empanada

  1. Jamais corte a raiz da cebola ou faça cortes muito próximos a essa região. Essa parte é o que garante que todos os seus pedaços fiquem unidos e o resultado da flor de cebola empanada fique perfeito.  
  2. Além disso, logo após o corte inicial, não tente abrir a cebola com as próprias mãos com muita força, pois você irá quebra-la.  
  3. Para deixar a cebola sem acidez, coloque-a em uma tigela com água fria e deixe por 2 horas dentro da geladeira, logo após cortar e antes de começar a empanar. 
  4. Utilize leite gelado para empana-la e você terá uma cebola ainda mais crocante.  
  5. Para que ela fique ainda mais saborosa, certifique-se que a parte central está bem empanada antes de colocar a flor de cebola na fritadeira. Coloque bem a farinha em todas as suas pétalas para todas ficarem empanadas e crocantes por igual.  
  6. Lembre-se sempre de sacudir a cebola para retirar qualquer excesso de farinha que esteja na mesma enquanto estiver empanando.  
  7. Forre com papel alumínio a grade da airfryer antes de colocar a cebola.  
  8. Seja generoso com a quantidade de óleo que você colocar na cebola empanada, pois é ele que irá garantir que ela fique crocante. Dê bastante atenção a parte interna durante o processo de pincelar óleo, pois se a cebola não estiver aberta o suficiente, ela não ficara crocante em seu interior.   

Confira mais receitas de airfryer aqui 

cebola empanada

Bloomin Onion na airfryer

Course Acompanhamento, Appetizer, faça você mesmo, Side Dish

Equipamento

  • air fryer
  • Tigela

Ingredientes
  

Para o molho picante

  • ½ xícara (de chá) de maionese
  • 1 colher (de sopa) de ketchup 
  • ½ colher (de chá) de alho picado
  • ½ colher (de chá) de paprica doce 
  • ¼ colher (de chá) de orégano seco
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de pimenta caiena

Para a cebola

  • 1 cebola grande
  • 3 ovos grandes
  • xícara (de chá) de leite 
  • 1 xícara (de chá) de farinha de rosca 
  • colheres (de chá) de pimenta caiena
  • ½ colher (de chá) de pimenta preta
  • ½ colher (de chá) de ervas a gosto 

Instruções
 

Para fazer o molho:

  • Em uma tigela pequena, misture maionese, ketchup, alho, paprika, orégano, sal, pimenta do reino e pimenta caiena. Mexa para misturar. Cubra e leve à geladeira até a hora de servir.
    Molho para a cebola empanada

Para fazer a cebola:

  • Corte o topo da cebola e retire a casca externa. 
    corte-o-topo-da-cebola-e-retire-a-casca-externa
  • Coloque a cebola em uma tábua e faça os cortes com a raiz para cima. Com uma faca afiada, faça um corte a cerca de 1,2 cm da raiz. 
    faça-cortes-na-cebola-cuidado-com-a-raiz
  • Faça mais três cortes uniformemente espaçados ao redor da cebola. Você terá 4 porções igualmente espaçadas. Certifique-se de deixar a raiz intacta. 
  • Faça 2-3 cortes no centro de cada quarto. Você deve fazer 12 a 16 cortes, dependendo do tamanho da cebola. 
  • Vire a cebola e separe levemente as pétalas. 
  • Coloque a cebola em uma tigela com água gelada e deixe descansar por 1 a 2 horas. Retire a cebola, coloque-a em um papel toalha e deixe escorrer. 
    descanse-a-cebola-em-agua-gelada
  • Coloque a cebola em uma tigela e peneire a farinha sobre ela enquanto separa delicadamente as pétalas. Você pode precisar fazer isso algumas vezes para obter uma boa cobertura. Vire cuidadosamente a cebola de cabeça para baixo para sacudir o excesso. 
    penere-a-farinha-na-cebola
  • Em uma tigela, bata os ovos com o leite. Coloque a cebola na tigela e despeje a mistura de ovos sobre ela, separando delicadamente as pétalas.  
    bata-os-ovos-com-leite
  • Coloque a cebola para uma tigela grande e rasa. 
  • Misture a farinha de rosca e os temperos; polvilhe sobre as pétalas de cebola. 
    misture-a-farinha-de-rosca-e-os-temperos
  • Defina a temperatura da air fryer para 180°C e pré-aqueça por 3 minutos. Pulverize a cesta com spray de óleo e adicione a cebola, com a raiz voltada para baixo. Cozinhe por 15 minutos. 
    pulverize-a-airfryer-e-coloque-a-cebola
  • Sirva a cebola imediatamente com o molho. 
    cebola empanada

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Aprenda a fazer empanados na airfryer | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…