Ir para a cozinha à noite depois de um longo dia no trabalho pede pratos rápidos e simples de serem feitos. Entretanto, nem sempre temos a criatividade necessária e acabamos por comer o que vemos na nossa frente. Sendo assim, separei sugestões para um jantar vegano fácil e rápido. Confira!
Sugestões de pratos para um jantar vegano fácil
Tapioca: tapioca com queijo vegetal, carne de soja, legumes refogados… Além de ser saborosa, entra como opção para um jantar vegano simples por ser um prato leve para se consumir à noite e super rápido de preparar.
Cuscuz: que tal um cuscuz adaptado com caldo de legumes para satisfazer bem a fome? Nutritivo e prático, o cuscuz é um prato frequente em menus veganos pela flexibilidade de acompanhamentos.
Wrap de legumes: uma receita saborosa e que qualquer um consegue fazer! Nela, os legumes são de sua preferência, mas sugiro utilizar couve, cenoura, pimentão verde e amarelo e tomate. Complemente com cebola roxa, abobrinha e beterraba. Finalmente, para o wrap, pães integrais.
Sopas: pode até parecer clichê, mas é possível inovar até mesmo nas sopas. Então, para um jantar vegano fácil, são ótimas alternativas. Por exemplo, sopa de lentilha com cebola, alho, pimenta, cenoura, tomate, açafrão e alecrim é algo diferente e que foge do tradicional.
Ensopadão: mistura de grão-de-bico com tomate, folha de espinafre, leite de coco, cebola, alho, cheiro verde, pimenta-do-reino e noz-moscada também é uma excelente opção.
Cozido de quinoa: quer um jantar vegano fácil e de sabor extraordinário? Então, experimente fazer o cozido de quinoa com brócolis e cenoura ao vapor. Adicione molho de castanha de caju, grão-de-bico, páprica, mostarda, cúrcuma, cebolinha e salsinha.
E tem mais!
Panquecas: as panquecas não poderiam de maneira alguma ficar de fora das sugestões para um jantar vegano fácil. No recheio você pode variar entre lentilha, soja, queijo vegetal e legumes, dentre outros ingredientes.
Cookies integrais de aveia: nutritivos e deliciosos, os cookies integrais de aveia são super fáceis de se preparar. Basta misturar todos os ingredientes e colocar para assar. Aliás, a lista não é muito grande: óleo, água, baunilha, lecitina de soja, aveia, gérmen de trigo, coco seco ralado, açúcar mascavo e farinha de trigo integral.
Batata rösti vegana: receita tradicional da Suíça, esta receita é perfeita para um jantar vegano simples. Elaborada apenas com batata baroa e cebola, é muito fácil de fazer.
Cachorro-quente vegano: nada mais rápido que montar um cachorro-quente vegano. Separe o pão integral e recheie com cenoura, batata, tomate, alho, milho, cebola, noz-moscada, cebolinha, manjericão, batata palha, azeite, ketchup e mostarda.
Pizza vegana: não poderia fazer uma lista de sugestões de pratos para um jantar vegano simples sem ter pizza, não é mesmo? Primeiramente, para a massa, você vai precisar de fermento biológico, açúcar demerara, farinha de trigo, azeite, água e sal. Por fim, para o recheio, você pode utilizar a sua criatividade: brócolis com palmito, couve-flor com queijo vegetal, escarola com espinafre, grão-de-bico ou carne de soja com requeijão de soja por cima.
Sem dúvida, depois dessa lista, não sobram desculpas para não preparar um jantar vegano simples, rápido e fácil. Então, qual prato você vai experimentar primeiro? Aliás, para te dar uma força, separei a receita de queijo vegetal de mandioca. Assim, você pode aproveitá-lo em tudo o que fizer. <3
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de mandioca cozida e amassada,
- 2 xícaras de chá de água (do próprio cozimento da mandioca ou caldo de legumes),
- 1 xícara de chá de polvilho doce,
- 1 xícara de chá de polvilho azedo,
- 1/2 xícara de chá de azeite,
- 1 colher de chá de sal,
- 1/2 limão
- Q.b. de ervas finas e cúrcuma utilizei aprox. 1 colher de café de cada um
Instruções
- Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio por aproximadamente 8 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo ou nas laterais, caso comece ferver abaixe o fogo, a massa vai ganhando consistência, após passar este tempo você terá uma massa que desgruda da panela e ao levantar a espátula com a massa terá um fio espesso.
- Verta esta massinha em um recipiente que dará forma ao queijo, não é necessário untar, o queijinho sairá facilmente após um tempinho de geladeira.
- Quando estiver bem consistente desenforme e utilize em receitas que vão ao forno ou são aquecidas.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.