Leite de amêndoa feito em casa

receita de leite de amendoa

Leite vegetal como este leite de amêndoa caseiro é uma ótima opção para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite, veganos e vegetarianos. Principalmente, para aqueles que querem se aventurar a dar o próximo passo e descobrir uma forma de substituir o leite animal.

Esta é a versão mais saborosa para mim. Amo leite de amêndoas para tomar com o café. Inclusive,esta receita, além de mais barata, é muito mais saborosa! O sabor é muito delicado. Apesar do alto valor das amêndoas no Brasil, é algo que faço sempre que posso!

Todo leite vegetal substitui o leite de vaca em toda preparação. Aliás, logo mais conto minhas outras experiências para vocês com o leite de coco, de aveia e o de quinoa! Todos super saborosos e cada um com sua particularidade.

Para o leite de amêndoas utilize sempre amêndoas cruas. Esse é o nosso ponto de partida! Primeiramente, cada xícara de amêndoa rende de 3-4 xícaras de leite. Além disso, o resíduo que sobra você pode temperar e fazer uma pastinha super saborosa, a ricota de amêndoa! Amo sobre a torrada!

Depois de pronto, indicamos guardar o leite na geladeira em um recipiente de vidro para que o leite dure mais tempo. Nesse sentido, por aqui, usamos uma garrafa de vidro que tem capacidade de 1 litro e é uma graça!

Qual é a validade do leite de amêndoa caseiro?

Por não ter conservantes e nada além de amêndoas, este leite é mais perecível que os encontrados nas lojas. Ou seja, consuma dentro de 3 dias.

Inclusive, o que sobra na peneira você pode congelar para utilizar em bolos, biscoitos e smoothies. Se quiser prolongar a vida útil desta farinha de amêndoa há um jeito. Espalhe por uma assadeira e leve ao forno em temperatura mais baixa por 2/3 horas. Misture de vez em quando para que toda a farinha esteja seca.

Variações do leite de amêndoa

  • Para adoçar, utilize mel, melaço ou tâmaras;
  • Gosta de achocolatado? Adicione 2 colheres de cacau na hora de bater as amêndoas;
  • Gosta do sabor de baunilha? Adicione 2 colheres (de sobremesa) de extrato de baunilha.

Qual é o tempo das amêndoas de molho?

É necessário deixar a amêndoa de molho antes de preparar o leite de amêndoa. Portanto, eu recomendo deixar de molho as amêndoas durante a noite em água fria. Mas, você pode deixar no mínimo 4 horas. Por outro lado, você pode mergulhar as amêndoas por 1-2 horas em água muito quente. Isso, em caso de esquecer de fazer isso com antecedência.

Aliás, algumas dicas:

  • Para coar, escolha uma peneira fina ou um voal próprio para leite vegetal.
  • Prefira guardar em potes herméticos. Isso porque, o cheiro da geladeira não pode transferir e atrapalhar o sabor do seu leite vegetal.
  • Você consegue substituir as amêndoas por qualquer castanha. Nesse sentido, recomendo que experimente com a castanha de caju também.

Por fim, confira aqui outras receitas veganas e vegetarianas:

 

Leite de Amêndoa

Leite de amêndoas caseiro, natural, sem conservantes e sem açúcar.
Tempo de Preparação 10 mins
Molho 12 hrs
Tempo Total 10 mins
Course caseiro, vegano
Cozinha brasileira
Quantidade 3 xícaras

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de amêndoa crua
  • 2 xícaras (de chá) de água mineral

Instruções
 

  • Deixe de molho 1 xícara (de chá) de amêndoas cruas em água potável, por uma noite (8 horas) aqui colocamos na hora de dormir para bater nosso leite na manhã seguinte!
  • Escorra as amêndoas e lave,
  • Coloque no liquidificador com 2 xícaras de água mineral e bata por 2-3 minutos,
  • coe em um pano de prato limpo, de preferência um que tenha somente esta finalidade,
  • Ao líquido junte mais 1 ou 2 xícaras de água, depende se quer ele mais grossinho ou levinho!
  • O resíduo tempere com azeite, gotinhas de limão e temperos a seu gosto, fica uma pastinha deliciosa e assim aproveitamos a castanha integralmente!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

  1. Pingback: Vantagens de ser vegano e desvantagens | A casa encantada
  2. Pingback: Receitas de Chocolate Quente - Fáceis e deliciosas | A casa encantada
  3. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada
  4. Pingback: Receita de Panqueca de Banana Vegana | A casa encantada
  5. Pingback: Muçarela Vegana - Prática e Saborosa | A casa encantada
  6. Pingback: Como substituir leite animal e derivados nas receitas | A casa encantada
  7. Pingback: 12 itens indispensáveis na cozinha vegana | A casa encantada
  8. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…