Máquina de fazer pão: dicas e truques essenciais

como fazer pao na maquina de pao

Se você sempre teve o sonho de ter todas as manhãs pão quentinho para saborear no café ou até mesmo quando chegar do trabalho para degusta-lo juntamente com um café preto clássico, adquirir uma máquina de fazer pão pode ser a ação que trará tudo isso para a sua realidade! Confira a seguir dicas e truques para máquina de fazer pão e prepare receitas que ficarão ainda melhores e mais saborosas.

pão de grãos fatiado

Algumas vezes, fazer pães nas máquinas não é sinônimo de obter o pão perfeito. Dependendo do aparelho e de como você o preparou, seu pão pode ficar com a parte superior cheia de irregularidades.

Além disso, algumas vezes as lâminas que misturam o pão ficam tão presas a parte de baixo do alimento e deixam o aspecto do pão um pouco estranho quando olhamos em sua parte inferior, pois ele literalmente fica com buracos na parte de baixo, exatamente onde estavam as lâminas.

Se está tendo problemas como esses, essas dicas definitivamente são para você.

1 – Siga uma ordem ao colocar os ingredientes

como adaptar receitas da maquina de pao

Coloque primeiro os ingredientes líquidos, em seguida os secos e por último adicione o fermento. Isso fará com que a massa fique mais homogênia e menos propensa a ter bolotas de farinha ou manchas brancas. Isso deve ser feito pois o fermento não deve ter contato com o sal, portanto, deve-se colocá-lo no meio da farinha, fazendo um “vulcãozinho” na mistura.

Dê sempre preferência a ingredientes frescos e assegure que os ingredientes secos sejam armazenados à temperatura ambiente.

Além disso de preferência ao uso de farinha de pão. Ela é mais forte do que outras farinhas de trigo e vai suportar melhor as ações da sua máquina de pão.

Se estiver usando o ciclo expresso, verifique se a receita também utiliza mais fermento. Lembre-se também de usar 3/4 colheres de sopa de fermento biológico seco ativo para cada xícara de farinha e 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo para cada xícara de farinha. Você consegue observar na embalagem do fermento seco se tem alguma especificação que é instantâneo.

2 – Cuidado com as substituições!

Tentar trocar farinha de trigo comum pela integral em uma receita pode fazer com que a receita não de certo, pois elas absorvem diferentes quantidades de líquido.

Quem sova a massa á mão sabe muito bem destas diferenças, sempre que substituo farinhas em receitas adiciono aos poucos, o que não funciona com a maquina de pão.

Além disso, certifique-se de aprender a converter receitas para a maquina de pão antes de copiar receitas online e em livros de receita para tentar reproduzi-las em sua máquina. 

3 – Dicas e truques para máquina de fazer pão: comece por receitas mais fáceis

Com o tempo, adquira mais experiência e faça receitas mais elaboradas, até porque sua maquina de pão é mais útil do que você imagina. Por mais que pareça simples, obter bons resultados de certo treino. 

Você pode conferir aqui uma primeira receita na maquina de pão, fácil e simples de ser feita. 

4 – Abrir a máquina de pão no meio do processo não afetará negativamente o seu pão

qual a melhor maquina de fazer pao?

Não tenha medo de abrir a tanta da sua máquina durante o processo. Algumas marcas possuem na tampa um vidro que permite que quem esteja fazendo o pão visualize o processo. Porém, caso seja necessário, é possível sim abrir a tampa sem nenhum problema.

Para garantir que sua massa esteja no ponto ideal, durante mistura dos ingredientes e sova da massa, observe (caso tenha) através do vidro como está a massa de 10 em 10 minutos.

Se necessário, abra a tampa e toque a mesma. Se seu dedo, depois de tocar a massa, estiver molhado ou a massa estiver muito dura, algo está errado e você irá precisar adicionar mais farinha ou mais água.

Além disso, quando a máquina terminar de sovar a massa, ela deve ter um formato harmônio e sua superfície deve estar bem lisa. Além disso, deve formar uma única “bola”, e não estar tão grudada as laterais.

5 – Limpe o resto de farinha das paredes internas da máquina

Após o período de mistura dos ingredientes e sova da massa, o balde onde a mesma está pode ficar com restos de farinha em suas laterais. Com o auxilio de papel toalha, limpe as laterais antes que a mesma comece a assar para evitar que fiquem manchas brancas de farinha na crosta do pão.

Para conferir o momento certo de limpar, você pode observar o preparo do pão através do vidro que algumas panificadoras possuem em sua tampa. Modelos como a maquina de fazer pão da Britânia e o modelo da Mondial possuem esse vidro. Porém, se está procurando por algo mais profissional, a Pan Express da Tramontina é uma ótima opção.  

6- Para evitar furinhos, retire as palhetas do fundo da máquina antes de assar

Essa é, com toda certeza, uma das mais importantes seguir dicas e truques para máquina de fazer pão. Se você já preparou pão em uma máquina sem nenhum tipo de instrução, já deve ter percebido que quando foi cortar havia um enorme buraco na parte de baixo. Esse buraco é exatamente o local onde as pás estavam.

Para evitar que isso ocorra, retire as pás antes do pão começar a assar. Para saber o exato momento que isso irá ocorrer, basta ficar atento aos barulhos que sua máquina faz: após o período de crescimento da massa, onde a máquina geralmente fica completamente silenciosa, ela irá ligar e começar a fazer barulhos indicando que voltou a funcionar.

Caso queira saber esse tempo com um pouco mais de precisão, no manual de instruções da maquina de fazer pão existe o tempo de cada processo que a mesma faz: por exemplo, os ingredientes são misturados em 5 minutos, a massa descansa pela primeira vez em 5 minutos, em seguida começa a crescer por 39 minutos… e assim por diante.

Some o tempo de todos os processos até o último período de crescimento e coloque um despertador para tocar quando chegar esse momento. Assim, nessa última etapa da antes da máquina começar a assar o pão, você pode ir tirar as palhetas do fundo.

Mas lembre-se: utilize uma colher de madeira para retirar as palhetas, pois fazer isso com suas mãos pode te queimar!

7 – Remodele sua massa antes de assar: dicas e truques para máquina de fazer pão

Após retirar as lâminas que misturam a massa, como foi explicado no passo anterior, para melhorar ainda mais o aspecto do seu pão, remodele a massa do mesmo. Deixe-a de forma homogênea, cobrindo todo o fundo do balde da máquina e com a superfície bem lisa.

Você também pode dividir o pão em duas partes, fazer duas bolinhas e coloca-las uma ao lado da outra para assar.

pãozinho vegano

Além disso, pode também pegar cada uma dessas metades, fazer rolos e trançar o pão em um novo formato.

8 – Deixe o pão esfriando dentro da máquina

como fazer pao na maquina de pao

De todas as dicas e truques para máquina de fazer pão, essa é a que as pessoas mais ignoram. Assim que o pão estiver pronto, retire o balde da máquina, em seguida retire o pão e coloque-o de volta na máquina, sem balde.

Deixe a tampa um pouquinho aberta e deixei o pão esfriar bem com a máquina desligada. O ar ainda quente (mas gradualmente resfriando) ajuda a evitar que a umidade se condense na superfície do pão e consequentemente ele não terá rugas na superfície.

Isso ocorre pois quando o pão recém assado entra em contato com o ar frio de fora da máquina, qualquer umidade que está em seu interior vai para a crosta e se condensa, formando gotículas de água que fazem a crosta encolher de forma enrugada.

Portanto, deixe seu pão descansando por cerca de 30 minutos após o término do preparo.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Pão de frigideira fit para não fugir da dieta | A casa encantada
  2. Pingback: Pão de frigideira com aveia e requeijão | A casa encantada
  3. Pingback: Pão de frigideira de fubá | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…