O abacate não é uma fruta como as outras e é tão versátil que você pode utilizá-lo tanto para receitas doces quanto salgadas. Hoje, por exemplo, trouxe uma receita maravilhosa de molho de abacate para saladas. Entretanto, antes de irmos ao passo a passo, que tal batermos um papo e falarmos sobre algumas curiosidades relacionadas ao ingrediente?
Enquanto o Brasil é um dos únicos paÃses que usam a fruta no preparo de sobremesas, vitaminas e cremes, o resto do mundo o prefere, principalmente, no preparo de saladas, sopas, molhos e do guacamole, tradicional receita mexicana que ainda leva tomate, cebola, coentro e limão.
Também é o principal ingrediente do famoso avocado toast, que virou febre nos Estados Unidos, que nada mais é do que uma torrada com o abacate amassado. Sendo assim, complementá-la com tomate, pepino, salsão, ovo cozido, salmão defumado, além de diferentes temperos e especiarias, são grandes apostas.
O toast é servido principalmente no café da manhã e no brunch, mas também é um ótimo lanche ou aperitivo, dependendo das combinações.
Para se ter uma ideia do sucesso desse alimento, existe um restaurante em Nova York que só serve pratos que levam abacate na receita. A Avocaderia fica no Brooklyn e, além de servir o toast nas mais diferentes versões, oferece também uma grande variedade de saladas e sanduÃches, além de pratos quentes.
Só no Brasil, existem mais de 50 variedades de abacate. As mais conhecidas são a fortuna, a fuks e a margarida. O tipo avocado, que no Brasil também é conhecido como hass, é o mais utilizado em outros paÃses. Menor e de casca mais escura, conta com um teor maior de gordura do que os demais.
Rico em nutrientes e delicioso
Além do sabor e da versatilidade, o que faz mesmo a fama do abacate é a sua riqueza de nutrientes. Aliás, por muito tempo, ele foi considerado um vilão das dietas pelo seu alto teor calórico e de gordura.
Entretanto, as gorduras encontradas no fruto são as monoinsaturadas, que fazem bem à nossa saúde e, inclusive, podem ajudar no processo de emagrecimento e ajudar a prevenir doenças cardÃacas.
O abacate também é rico em vitamina E, A, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. Além disso, por ter poder antioxidante, contribui para a preservação das células do organismo. Por fim, ainda contém glutationa, uma substância que reduz os efeitos do cortisol, diminuindo o estresse e contribuindo para que você tenha um sono de melhor qualidade.
Para ter acesso a todos esses benefÃcios, basta consumir 150 gramas do alimento quando bem preferir. Não existem restrições. É claro que, se consumir a fruta em forma de doce, você pode sentir, sim, os efeitos na balança. Apenas neste caso, é preferÃvel comer com moderação.
Agora sim! Molho de abacate para salada
A receita de molho de abacate a seguir, além de muito fácil de fazer, é vegana. Sendo assim, é bem-vinda em diversas combinações de saladas e até mesmo como molho de pratos quentes, como o macarrão. O ideal é consumir o molho fresco para que não escureça nem perca as suas propriedades.
Para mais receitas saudáveis, nutritivas e fáceis de fazer, continue acompanhando as novidades d’A Casa Encantada e confira as receitas a seguir, perfeitas para o verão.
- Salada de pepino japonês;
- Molho para salada simples de cebola doce;
- Duas receitas de saladas verdes que combinam com praia;
- Molho de iogurte e avocado para saladas;
- Molho de cupuaçu para saladas.
Ingredientes
- ½ abacate
- ½ xÃcara de água
- 4 colheres de sopa de suco de limão
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Manjericão a gosto
- 1 colher de chá de pimenta caiena
- 1 dente de alho amassado
- Sal a gosto
Instruções
- Bata, no liquidificador, todos os ingredientes por 2 minutos.
- Sim, é só isso!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta