Molho de abacate para salada: aproveite!

molho de abacate

O abacate não é uma fruta como as outras e é tão versátil que você pode utilizá-lo tanto para receitas doces quanto salgadas. Hoje, por exemplo, trouxe uma receita maravilhosa de molho de abacate para saladas. Entretanto, antes de irmos ao passo a passo, que tal batermos um papo e falarmos sobre algumas curiosidades relacionadas ao ingrediente?

Enquanto o Brasil é um dos únicos países que usam a fruta no preparo de sobremesas, vitaminas e cremes, o resto do mundo o prefere, principalmente, no preparo de saladas, sopas, molhos e do guacamole, tradicional receita mexicana que ainda leva tomate, cebola, coentro e limão.

Também é o principal ingrediente do famoso avocado toast, que virou febre nos Estados Unidos, que nada mais é do que uma torrada com o abacate amassado. Sendo assim, complementá-la com tomate, pepino, salsão, ovo cozido, salmão defumado, além de diferentes temperos e especiarias, são grandes apostas.

O toast é servido principalmente no café da manhã e no brunch, mas também é um ótimo lanche ou aperitivo, dependendo das combinações.

Para se ter uma ideia do sucesso desse alimento, existe um restaurante em Nova York que só serve pratos que levam abacate na receita. A Avocaderia fica no Brooklyn e, além de servir o toast nas mais diferentes versões, oferece também uma grande variedade de saladas e sanduíches, além de pratos quentes.

Só no Brasil, existem mais de 50 variedades de abacate. As mais conhecidas são a fortuna, a fuks e a margarida. O tipo avocado, que no Brasil também é conhecido como hass, é o mais utilizado em outros países. Menor e de casca mais escura, conta com um teor maior de gordura do que os demais.
molho de abacate

Rico em nutrientes e delicioso

Além do sabor e da versatilidade, o que faz mesmo a fama do abacate é a sua riqueza de nutrientes. Aliás, por muito tempo, ele foi considerado um vilão das dietas pelo seu alto teor calórico e de gordura.

Entretanto, as gorduras encontradas no fruto são as monoinsaturadas, que fazem bem à nossa saúde e, inclusive, podem ajudar no processo de emagrecimento e ajudar a prevenir doenças cardíacas.

O abacate também é rico em vitamina E, A, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. Além disso, por ter poder antioxidante, contribui para a preservação das células do organismo. Por fim, ainda contém glutationa, uma substância que reduz os efeitos do cortisol, diminuindo o estresse e contribuindo para que você tenha um sono de melhor qualidade.

Para ter acesso a todos esses benefícios, basta consumir 150 gramas do alimento quando bem preferir. Não existem restrições. É claro que, se consumir a fruta em forma de doce, você pode sentir, sim, os efeitos na balança. Apenas neste caso, é preferível comer com moderação.

molho de abacate

Agora sim! Molho de abacate para salada

A receita de molho de abacate a seguir, além de muito fácil de fazer, é vegana. Sendo assim, é bem-vinda em diversas combinações de saladas e até mesmo como molho de pratos quentes, como o macarrão. O ideal é consumir o molho fresco para que não escureça nem perca as suas propriedades.

Para mais receitas saudáveis, nutritivas e fáceis de fazer, continue acompanhando as novidades d’A Casa Encantada e confira as receitas a seguir, perfeitas para o verão.

molho de abacate

Molho de abacate para salada

Ingredientes
  

  • ½ abacate
  • ½ xícara de água
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Manjericão a gosto
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal a gosto

Instruções
 

  • Bata, no liquidificador, todos os ingredientes por 2 minutos.
  • Sim, é só isso!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Molho de ervas finas: refinando o paladar | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…