Molho de tomate caseiro, esta coisa maravilhosa que você não viverá mais sem por inúmeros motivos!
O tomate nesta época do ano está barato. Portanto, para amantes desta fruta como eu é motivo para ir para a feira toda semana! O valor é incrívelmente barato comparando com o industrializado. Nesse sentido, o tomate aqui na feira está por R$2,50 o kilo cada 500 gr de molho de tomate caseiro saiu por R$1,70.
E o sabor. Este não se compara a nenhuma marca do mercado, nenhuma! Além disso, dá para congelar. Inclusive, se eu tivesse um freezer enorme já sabe, teria um estoque para o ano todo!
Algo estava impedindo deste post ir ao ar. Joaquim neste momento está no quarto choramingando para que eu embale seu sono. Depois, o lightroom não queria funcionar. E as fotos desapareceram.
Então, lá se vai mais um dia que não consegui publicar!
Mas eu sou teimosa!
Quanto rende o molho de tomate caseiro?
Este molho caseiro é tão gostoso que merecia estar por aqui antes que o tomate voltasse ser o assunto das redes sociais por sua alta de preço, então se tiver espaço no freezer faça uma quantidade legal e congele, vale a pena!
Eu usei 3,5 kg de tomate que me rendeu 2,5 litros de molho, coloquei alguns em potes de vidro na geladeira e outro tanto congelei em cubinhos de gelo para facilitar o uso, na hora que preciso é só pegar alguns cubinhos do saquinho.
É importante que os tomates estejam vermelhos, sem pele e sem sementes, já te ensinei como retirar a pele do tomate com facilidade aqui neste post de tomate pelado, é só além desta etapa cortar os tomates ao meio e retirar as sementes.
Com os tomates já despidos vem fazer este molho de tomate caseiro que é sensacional, outro da série depois de fazer uma vez é caminho sem volta, a vontade é torcer para que os tomates tenham sempre preço bom!
Use o seu molho de tomate nas receitas a seguir:
- Receita de almôndegas de carne com molho de tomate, presunto e queijo
- Lasanha de abobrinha: fácil, refrescante e deliciosa
- Macarrão cremoso para derreter na boca
- Pizza de liquidificador rápida e deliciosa
- Receita de nhoque de mandioca
Ingredientes
- 240 gr de cebola em cubos pequenos
- 120 gr de cenoura em cubos pequenos
- 1/4 de pimentão verde em cubos pequenos opcional,
- 1 colher (de sopa) de alho em cubos
- 60 ml de azeite
- 3,5 kg de tomate sem pele e sem semente,
- 1 colher (de chá) de orégano
- 1 colher (de chá) de tomilho
- 1 colher (de chá) de sal
- 1/2 colher (de chá) de pimenta
- 15 gr de folhas de manjericão ou salsa para finalizar
Instruções
- Coloque em uma panela grande o azeite, aqueça e em seguida adicione a cebola, a cenoura e o pimentão (caso desejar), refogue até que a cebola esteja douradinha,
- Adicione os tomates, o orégano, o tomilho, o sal e a pimenta e abaixe o fogo,
- O tomate vai começar soltar água, se estiver pulando muito molho para fora da panela use uma tampa entreaberta,
- Deixe em fogo baixo e mexa de vez em quando para não pegar no fundo da panela,
- Deixe o molho reduzir, o meu ficou pouco mais de uma hora, mas isso é muito relativo, vai depender da chama do seu fogão e o ponto que deseja atingir da consistência,
- Assim que atingir a consistência desejada desligue o fogo e deixe amornar,
- Passe por uma peneira para retirar os pedaços maiores pressionando com uma colher, corrija o tempero (deixe o sal para colocar na hora que for utilizar), adicione o manjericão ou a salsa e tá pronto seu molho maravilhoso!
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
24 respostas
Boa noite! Amei a receita!!! Muito obrigada por compartilhar! Se eu quiser fazer para comercializar , qual a validade desse molho? Agradeço desde já a sua atenção ❤️
Olá Sthefany, tudo bem?
Ficamos muito felizes por estar gostando e apreciando nosso conteúdo, não perca mais receitas deliciosas que estão pra sair aqui no nosso blog 😉
Esse tempo vai variar de como e onde você vai armazena-lo. Não se esqueça de limpar muito bem o recipiente onde você vai guarda-lo.
Caso você for deixa-lo na geladeira tem uma validade de aproximadamente 5 dias, caso você coloque pra congelar no freezer pode durar até 1 mês, se você tiver um freezer mais potente de mais ou menos -18ºC pode ficar até 3 meses sem estragar.
Beijos 🙂
Os tomates são colocados inteiros na panela?
Luana, como descrito na receita, sem pele e sem semente, para retirar as sementes você corta ao meio e isso já é suficiente para o tomate desmanchar!
Amei!! Parabéns. 🙂
Obrigado Carmen! ?
Posso usar o cubinho congelado para temperar minha marmita, depois resfriar de novo e aquecer a comida toda no dia seguinte?
Fico com receio de utilizar molho caseiro na marmita, por esse processo de aquece, resfria e aquece de novo
Rubia, se o seu molho estiver bem temperadinho, coloque os cubinhos sobre sua comida já resfriada e pronta para congelar, assim você só reaquecerá uma vez!
Você é muito prática,amo cozinhar e tenho feito marmitas saudáveis para vender
Se você puder fazer alguma matéria com temperos secos para todos os tipos de carne,ficarei muito grata.
Adorei as dicas obrigada por compartilhar.
Oi amei a receita, mas ficou uma duvida: Qual tipo de tomate eu devo usar??
Olá! Na receita usamos o tomate italiano, mas pode usar qualquer tipo, de preferência bem maduro.