Molho de mostarda e mel para dar uma variada

5 from 1 vote
receita de molho para salada feito com mostarda amarela, balsamico e mel

Seja no churrasco, na salada ou mesmo em sanduíches de redes de fast food, tenho certeza de que você, em algum momento, teve o prazer de experimentar o molho de mostarda e mel. Seu sabor complexo o torna insubstituível, e a presença do condimento nas receitas garante um toque todo especial. Agora, que tal aprender a prepará-lo?

Primeiramente, uma das coisas mais impressionantes a respeito de um de seus ingredientes principais, a mostarda, é que ela leva um grão que está entre os menores do mundo. Só para se ter uma ideia, a matéria-prima, da planta sinapis, possui no máximo dois milímetros. Quem diria que algo tão pequeno carregaria uma característica tão marcante ao paladar?

Aliás, egípcios já a utilizavam moída para temperar pratos. Entretanto, romanos descobriram que, em contato com líquidos, os grãos liberavam o gostinho que conhecemos. Sendo assim, começaram a misturá-los com mel e garum, condimento muito comum na antiguidade. O resto, bem, é História.

molho de mostarda e mel
Grão de mostarda é minúsculo. (Fonte: Pixabay)

Vai uma mostarda aí?

Classificadas em dois tipos, forte e suave, há inúmeras variedades de mostardas. Apesar disso, todas elas derivam de três tipos de grãos, que, por sua vez, determinam o estilo do produto. Dentre os exemplos são comuns a mostarda amarela, temperada com cúrcuma, e a Dijon, pastosa, de gosto forte e picante.

Além disso, não poderia esquecer de falar sobre a ancienne, feita com os grãos apenas macerados; a negra da Alemanha, condimentada com açúcar caramelizado, raiz-forte, vinagre de vinho, curry, pimenta e especiarias; e a de Beaujolais que leva vinho tinto na receita.

De todo modo, não há o que não possa receber algum tipo de mostarda. Afinal, ela combina com carnes, peixes, sanduíches e faz parte de molhos, vinagretes e uma infinidade de receitas, como salsichas e, inclusive, sobremesas.

molho de mostarda e mel
Condimento vai bem com tudo!

Molho de mostarda e mel pra ninguém botar defeito

Que tal irmos ao que interessa? Preparar o seu molho de mostarda e mel é bem mais simples do que você pode imaginar. Basta juntar a quantidade certa de cada ingrediente e botar o seu mixer pra funcionar.

Uma das grandes vantagens dessa delícia é que você pode mantê-la na geladeira por até sete dias. Ou seja, não vai faltar tempo para você experimentar. Além disso, você encontra tudo facilmente em um mercado pertinho da sua casa. Ainda que impressione qualquer visita, o molho de mostarda e mel exige somente ingredientes presentes, também, em seu armário.

Por fim, a acidez da mostarda e o doce do mel se equilibram perfeitamente. Logo, se o objetivo é marinar uma carne em algo diferente do que você utiliza no dia a dia, aposte em uma receita sem complicações. Aliás, vai por mim, depois dessa experiência, não tem mais volta. Só melhora.

receita de molho para salada feito com mostarda amarela, balsamico e mel

Molho de mostarda e mel

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Instruções
 

  • Coloque tudo em um mixer e bata levemente por cerca de 2 minutos.
  • Leve à geladeira.
  • Sirva quando desejar em até 7 dias.
  • Mantenha refrigerado!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

10 respostas

  1. Pingback: Molho para Salada Simples de Cebola Doce | A casa encantada
  2. Pingback: Molho para salada feito em casa - 7 ideias para deixar sua salada mais gostosa | A casa encantada
  3. Pingback: Molho barbecue de mostarda | A casa encantada
  4. Pingback: Kit de salada: como transformar em jantares saborosos | A casa encantada
  5. Pingback: Como Fazer Saladas Mistas + 3 Molhos Para Salada Fáceis de Preparar! | A casa encantada
  6. Pingback: Molho para salada de coentro | A casa encantada
  7. Suas publicações são inspirações para mim!
    Cozinhar para mim e para quem amo de forma leve, fácil, rápida, prática!
    Tudo que penso em fazer a ACE tem!
    Por favor, continueeee enchendo nossa casa de criatividade e comida boa!
    Talentosa!!!!! Maravilhosa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…