Seja no churrasco, na salada ou mesmo em sanduÃches de redes de fast food, tenho certeza de que você, em algum momento, teve o prazer de experimentar o molho de mostarda e mel. Seu sabor complexo o torna insubstituÃvel, e a presença do condimento nas receitas garante um toque todo especial. Agora, que tal aprender a prepará-lo?
Primeiramente, uma das coisas mais impressionantes a respeito de um de seus ingredientes principais, a mostarda, é que ela leva um grão que está entre os menores do mundo. Só para se ter uma ideia, a matéria-prima, da planta sinapis, possui no máximo dois milÃmetros. Quem diria que algo tão pequeno carregaria uma caracterÃstica tão marcante ao paladar?
Aliás, egÃpcios já a utilizavam moÃda para temperar pratos. Entretanto, romanos descobriram que, em contato com lÃquidos, os grãos liberavam o gostinho que conhecemos. Sendo assim, começaram a misturá-los com mel e garum, condimento muito comum na antiguidade. O resto, bem, é História.
Vai uma mostarda aÃ?
Classificadas em dois tipos, forte e suave, há inúmeras variedades de mostardas. Apesar disso, todas elas derivam de três tipos de grãos, que, por sua vez, determinam o estilo do produto. Dentre os exemplos são comuns a mostarda amarela, temperada com cúrcuma, e a Dijon, pastosa, de gosto forte e picante.
Além disso, não poderia esquecer de falar sobre a ancienne, feita com os grãos apenas macerados; a negra da Alemanha, condimentada com açúcar caramelizado, raiz-forte, vinagre de vinho, curry, pimenta e especiarias; e a de Beaujolais que leva vinho tinto na receita.
De todo modo, não há o que não possa receber algum tipo de mostarda. Afinal, ela combina com carnes, peixes, sanduÃches e faz parte de molhos, vinagretes e uma infinidade de receitas, como salsichas e, inclusive, sobremesas.
Molho de mostarda e mel pra ninguém botar defeito
Que tal irmos ao que interessa? Preparar o seu molho de mostarda e mel é bem mais simples do que você pode imaginar. Basta juntar a quantidade certa de cada ingrediente e botar o seu mixer pra funcionar.
Uma das grandes vantagens dessa delÃcia é que você pode mantê-la na geladeira por até sete dias. Ou seja, não vai faltar tempo para você experimentar. Além disso, você encontra tudo facilmente em um mercado pertinho da sua casa. Ainda que impressione qualquer visita, o molho de mostarda e mel exige somente ingredientes presentes, também, em seu armário.
Por fim, a acidez da mostarda e o doce do mel se equilibram perfeitamente. Logo, se o objetivo é marinar uma carne em algo diferente do que você utiliza no dia a dia, aposte em uma receita sem complicações. Aliás, vai por mim, depois dessa experiência, não tem mais volta. Só melhora.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mostarda amarela
- 1 colher de sopa de mel
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 6 colheres de sopa de azeite
- Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
Instruções
- Coloque tudo em um mixer e bata levemente por cerca de 2 minutos.
- Leve à geladeira.
- Sirva quando desejar em até 7 dias.
- Mantenha refrigerado!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
10 respostas
Amei suas receitas
Ahh que bom. Muito obrigada por esse comentário e principalmente pelo carinho
Suas publicações são inspirações para mim!
Cozinhar para mim e para quem amo de forma leve, fácil, rápida, prática!
Tudo que penso em fazer a ACE tem!
Por favor, continueeee enchendo nossa casa de criatividade e comida boa!
Talentosa!!!!! Maravilhosa!!!
LovU e vc me inspira olhar o mi do com mais leveza!