O clima quente do nosso país pede sobremesas leves e saborosas, como a mousse de limão. Devido ao casamento do cítrico da fruta com o doce do açúcar, é um prato muito querido pelos brasileiros e por mim também. De todo modo, entre a de maracujá, a de chocolate e a de limão convencional, eu definitivamente prefiro a mousse de limão sem açúcar para comer sem culpa.
Prática, fácil e rápida de fazer, essa receita que eu vou ensinar a vocês hoje faz parte das minhas memórias de infância, que, é claro, adaptei para deixar mais saudável. Aliás, prometo que é tão deliciosa quanto a tradicional. Você não vai sentir diferença!
De onde vem a mousse?
Primeiramente, a teoria mais aceita é a que diz que a França é mãe da mousse e que a receita teria surgido no século XX pelas mãos do artista francês Henri de Touluose-Lautrec. Por sua vez, a personalidade, em um primeiro momento, a nomeou simplesmente de “maionese de chocolate”.
Na época, Lautrec trabalhava apenas com o chocolate amargo, sendo essa versão a preferida entre os franceses até os dias de hoje.
Então, após um tempo, a mousse de chocolate branco chegou aos restaurantes de Nova York por meio do chef Michel Fitoussi, tornando-se um sucesso.
Enfim, para a receita de chocolate chegar até nós, uma princesa espanhola teve influência na história. Em 1615, o rei francês Luís VIII casou-se com Anne, que foi a responsável por apresentar o chocolate ao país. Ou seja, isso contribuiu significativamente para os franceses tornarem-se loucos pelo doce.
Ademais, sobre a origem da palavra, existem duas teorias principais. Uma delas conta que na Roma antiga existia um prato que misturava mel com vinho, o “muslum”. Com as modificações sofridas pela língua para o latim, a palavra se transformou mais tarde em “mulsa”.
Outra história conta que, no francês, a palavra só veio se transformar em mousse por volta do século XIX e que o nome foi dado a um doce aerado que era preparado na época na Inglaterra.
Por fim, em francês, a palavra “mousse” tem origem no termo “la mouse”, que pode significar “espuma” ou “espumante”.
Variações da receita – e mousse de limão sem açúcar!
Apesar de a receita de mousse de limão ser bem simples, há variedades nos ingredientes e no modo de preparo, principalmente no tipo de limão, gerando pratos com sabores bem diferentes uns dos outros.
Uma delas é a mousse de limão taiti, na qual você usa somente o suco da fruta e o leite condensado para fazer o doce e as raspas da casca para enfeitar e dar um toque especial no sabor.
Outra variação é a mousse de limão siciliano. Nessa aqui, a mistura já é mais tradicional, levando creme de leite, leite condensado e suco da fruta. Se desejar, também pode-se usar as raspas para finalizar.
Temos também a alternativa vegana da mousse de limão sem açúcar. É só adicionar tofu, adoçante, suco do limão tradicional e, no fim, as raspas. A textura fica bem diferente, mas o sabor é bom.
Vamos à receita da mousse de limão sem açúcar?
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de leite em pó
- 1 copo de iogurte natural sem açúcar
- 1 1 limão Suco e raspa
- 2 colheres de sopa de xilitol
Instruções
- Misture bem todos os ingredientes em uma travessa.
- Coloque a mousse na geladeira por 2 horas.
- Adicione mais raspas de limão, para decorar.
- Está pronto para servir!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
4 respostas
Amei a receita,acabei de fazer agora esperar para provar .
Conte pra gente o resultado, Marcia! Queremos saber se deu tudo certo 😀
Posso trocar o xilitol pelo sucralose?
Olá, Carolina. Fique à vontade para fazer adaptações e testar do seu jeito. Nos conte o resultado depois 😀