Sushi sem peixe? Sem problemas! Se você é fã de sushi, vai amar esse sushi vegano que leva tofu, legumes e cogumelos.
Antes de mais nada, sushi caseiro pode ser fácil de fazer e nós vamos te ensinar o passo a passo completo!
Nesse sentido, nesse post vamos explicar quais são as ferramentas necessárias para fazer sushi vegano e todos os preparativos da receita. Como esse é um processo longo, eu o dividi em dois posts – o guia completo para fazer sushi – parte 1, onde você está agora, e aqui está a parte 2 em que vou explicar como funciona a fase de montagem.
Então, o que precisamos para fazer sushi vegano?
Em primeiro lugar, uma esteira para enrolar o sushi – que embrulhamos em filme plástico
Faca afiada com uma lâmina reta – Recomendamos esse modelo.
Bacia com água para lavar as mãos
Toalha limpa para limpar as mãos e a faca
Arroz para sushi
Folhas de algas Nori
Legumes cortados
Panko – Receita aqui
Molhos: shoyu, saquê culinário mirin, teriyaki, maionese picante
Gengibre em conserva
Wasabi em pó
Sementes de gergelim preto e branco
Aliás, as folhas de algas Nori possuem frente e verso – um lado liso e outro áspero. O lado em que colocamos o arroz é o lado áspero. A maioria dos rolos de sushi são feitos com meia alga – então, corte algumas folhas ao meio.
No entanto, ao abrir um novo pacote de algas, você não poderá usar as algas que sobraram mais tarde – elas mudam de cheiro e perdem sua textura. A textura fica borrachuda dentro do sushi, difícil de mastigar.
Wasabi é um rabanete japonês, com sabor acentuado. Em resumo, o wasabi é geralmente misturado ao molho shoyu para que fique com os sabores mais apurados.
O wasabi é vendido em pó e, para usá-lo, você adiciona esse pó a um pouco de água para que ele fique com textura de uma pastinha.
Em outras palavras, a Farinha Panko são migalhas de pão japonês, com uma textura crocante. Nós já ensinamos como fazer aqui no blog – Clique aqui para conferir a receita!
O que você pode colocar no sushi?
Em suma, o que você quiser! Nós recomendamos tofu, cenoura, abacate (um pouco duro), batata doce frita, pepino japonês, cebolinha, abóbora japonesa (cabotiá), cogumelos shiitake, aspargos, beterraba...
Seja criativo! Você pode até mesmo preparar um sushi com frutas como abacaxi e manga.
PREPAROS:
Corte a batata doce em tiras longas de 1 cm; Aqueça uma frigideira e em seguida adicione óleo de canola; Frite a batata em óleo quente por 2-3 minutos de cada lado; Logo após, coloque as batatas doces em papel toalha para absorver o óleo.
Opte por aspargos finos, pois não precisam ser descascados e tem uma textura mais agradável. Corte a ponta dos aspargos, o lado da raiz e não da flor; Prepare antecipadamente uma tigela com cubos de gelo e água fria; Aqueça uma panela com água – coloque os aspargos na panela quando a água estiver fervendo e deixe cozinhar por exatamente 3 minutos! Imediatamente depois dos 3 minutos, transfira-os para a tigela de gelo para que parem de cozinhar.
Em resumo, Cogumelos Shitake podem ser encontrados na forma fresca ou seca. Dessa forma, se você comprar a versão seca, mergulhe os cogumelos em água morna por cerca de uma hora. Passado esse tempo, aperte um pouco os cogumelos para que eles liberem o excesso de água.
Após o processo de imersão, é hora de preparar os cogumelos!
Cozinhe uma mistura de 3 colheres de sopa de shoyu, 3 colheres de sopa de saquê Mirin e 1/2 colher de sopa de açúcar em fogo baixo até que o açúcar se dissolva; Em seguida, acrescente os cogumelos amolecidos e cozinhe por mais 4-5 minutos; Quando estiverem prontos, corte os cogumelos em tiras finas de meio centímetro.
Cenoura – deve ser cortada em palitos finos.
Pepino – não precisa descascar. Também é cortado em palitos, mas antes você precisa remover a polpa que não deve ser colocada no sushi, pois contém muita água.
Tofu, beterraba, cabotiá e abacate – corte em tiras de meio centímetro.
Cebolinha – use apenas a parte verde. Não é necessário picar.
Esta é a primeira parte do guia completo para fazer sushi vegano – Tudo está pronto para o trabalho!
Por fim, confira a Parte 2 com as dicas de preparo. Se você ficou com alguma dúvida – deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar!
Créditos – Maayan
Pine para ver depois:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
5 respostas