a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Suco verde – o guia definitivo

como fazer suco verde nutritivo

O sumo verde é a minha forma preferida de dar o pontapé inicial do dia. É uma bebida deliciosa e refrescante que é embalada com vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para nutrir o seu corpo e mantê-lo energizado. Não só proporciona uma abundância de benefícios para a saúde, como também é incrivelmente fácil de preparar. Tudo o que precisa é de algumas frutas e vegetais frescos e de um liquidificador.

POLEMICA: Suco verde é detox?

Muito já foi dito que ele tem capacidade de desintoxicar o nosso corpo.  O suco verde virou tendência de bem-estar, mas lembre-se: ele não cura doenças, não desintoxica nosso corpo e nem emagrece. No entanto, é uma ótima alternativa ao refrigerante por exemplo, é também uma ótima maneira de consumir nutrientes, sabemos que não é todos os dias que somos capazes de consumir refeições nutritivas. É ai que entra o suco verde na minha rotina. Garanto logo pela manhã que meu corpo receba uma carga de bons nutrientes.

Associa-lo a detox não é uma forma legal. Normalmente a palavra detox é associada a um “curativo” após exageros ou alimentação errada. O ideal é ter uma dieta balanceada, consumir alimentos de forma consciente, nesse caso o suco verde pode colaborar como um plus e nunca como um remédio que vá operar milagres, tudo está ligado as escolhas corretas.

como fazer suco verde simples

Benefícios de consumir suco verde:

Depois de entender que esse suco é um aliado e não simplesmente um detox pode começar a apreciar os seus muitos benefícios:

GARANTIR OS BENEFÍCIOS DOS VEGETAIS (Exceto fibras)

Como disse anteriormente, o suco verde é uma forma saudável de garantir que nosso corpo receba os nutrientes necessários. É claro que é preferível consumir vegetais inteiros pois no suco perdemos as fibras. Saladas, refogados, smoothies não coados, deve estar sempre em suas prioridades, no entanto, o suco verde pode ser um plus ou aliado em dias que não conseguimos priorizar essas preparações.

Saciar a fome com baixas calorias e altos nutrientes

A maioria dos ingredientes para prepara-lo são ricos em nutrientes e baixo em calorias. Por exemplo o salsão, o pepino, espinafre, couve. Todos esses ingredientes são baixos em calorias e de alto valor nutricional.

Alternativa saudável a bebidas açúcaradas

O suco verde é uma excelente forma de substituir as bebidas açucaradas e obter mais vitaminas e minerais essenciais que o seu corpo necessita. Por exemplo, em vez de beber sucos de fruta concentrados que são frequentemente ricos em açúcar, pode fazer o seu próprio suco em casa adicionando outros vegetais como couve, espinafres, pepino, salsão e salsa. Isto irá fornecer-lhe uma bebida que contém menos açúcar e mais nutrientes.

Os ingredientes do suco verde

Essas combinações de ingredientes é bem flexível. Falarei aqui sobre como montar uma base para o suco verde e depois seguiremos com alguns exemplos de substituições ou adições para você conseguir variar no sabor.

Nossa fórmula básica:

INGREDIENTES PARA O suco verde
    • FOLHAS VERDES: Couve, espinafre, alface romana, kale, salsa, folhas de salsão, acelga, etc
      Você pode escolher um tipo de folhas ou adicionar uma combinação delas. Utilize folhas o mais frescas possível para aproveitar o máximo de nutrientes que ela possa oferecer.

    • VEGETAIS NUTRITIVOS E DE BAIXAS CALORIAS: Salsão, pepino, brócolis, repolho erva doce
      Na maioria das vezes eu utilizo a combinação de pepino e salsão, mas não é regra, escolha um ou mais vegetais. Pepino e salsão são ricos em água, isso ajuda a não precisar de muita água ou suco de frutas para deixa-lo mais líquido.

    • PLUS DE SABOR: Gengibre, hortelã, canela, cúrcuma, pimenta cayena, maca peruana, pólen.

    • CÍTRICOS: Laranja, lima, limão, tangerina, limão siciliano

    • ADOÇANTES NATURAIS: Maçã, manga, abacaxi, kiwi, banana, uva sementes, tâmaras
      Frutas docinhas que trarão o doce natural. Para que o suco não exceda em açúcar utilize as frutas adoçantes sem exagerar.

Faça uma combinação desses ingredientes para seu suco verde e teste o que é mais saboroso para você. Normalmente utilizo 2 partes de vegetais nutritivos para 1 parte de folhas, e adoçantes naturais e “tempero” com os cítricos e ingredientes que dão sabor.

ingredientes para o suco verde

Dicas para quem não tem tempo de preparar o suco todas as manhãs.

Por mais que o suco verde preparado e consumido imediatamente seja a melhor alternativa, existe algumas formas de facilitar e adiantar o processo.

Packs congelados de suco verde.

saquinhos de ingredientes para suco verde congelados

Prepare saquinhos com os ingredientes base do seu suco verde e congele para depois. Nesse caso é possível retirar os pacotes prontos do freezer com folhas, vegetais e frutas e colocar no liquidificador junto com o suco de cítricos e algum líquido como água ou água de coco por exemplo. Depois de liquidificar coe o suco e está pronto para refrescar suas manhãs.

Cubinhos de suco verde

Outra forma de otimizar é preparar cubinhos de gelo com a polpa do suco verde. Liquidifique os ingredientes base e congele em forminhas de gelo. Depois de 3 horas de freezer é provavel que seus cubinhos de suco verde já estejam prontos para ir para o saquinho zip lock.

Depois disso é só adicionar 4 cubinhos de suco verde concentrado no liquidificador com 1 copo de líquido (costumo adicionar o suco de 1 laranja junto de 1 xícara de água ou água de coco) isso será suficiente para preparar um suco refrescante para o café da manhã.

cubinhos para suco verde

 

como fazer suco verde simples

Como preparar suco verde simples

A receita que compartilhamos abaixo é perfeita para iniciantes porque leva abacaxi, o que deixa o suco mais docinho e palatável. Quanto mais maduro o abacaxi, melhor. O ideal é não adoçar o suco, mas se você preferir use mel, melado ou algum açúcar não refinado, como o mascavo. Além da couve e do abacaxi, esse suco leva pepino japonês que deixa mais refrescante, o gengibre que torna um pouco picante, e por fim, a acidez do limão que une todos os sabores. Gelado é uma delícia!
Tempo de Preparação 5 minutes
Tempo para Cozinhar 0 minutes
Tempo Total 5 minutes
Course bebida
Cozinha Americana
Quantidade 500 ml

Equipamento

  • 1 liquidificador

Ingredientes
  

  • 2 folhas de couve ou outra folha verde escura que preferir
  • ½ und de limão suco (utilizei limão cravo)
  • 1 fatia de gengibre
  • 1/4 und de pepino japonês
  • 1 talo de salsão
  • 2 fatias de abacaxi descascado ou 1 maçã sem sementes
  • 400 ml de água de coco ou água (use menos se preferir um suco mais concentrado)

Instruções
 

  • Lave as folhas de couve em água corrente. Retire o talo de cada folha com uma faca e descarte. Rasgue com as mãos as folhas e coloque no liquidificador.
  • Adicione os demais ingredientes. O pepino japonês e o gengibre podem ir com casca.
  • Bata bem até ficar homogêneo.
  • Passe por uma peneira para coar (opcional) e sirva em seguida com algumas pedras de gelo.

Notas

  • Veja acima as substituições possíveis de ingredientes também a forma de preparar pacotinhos congelados ou cubinhos para o suco verde.
  • A quantidade de água é somente uma base, use no máximo a quantidade citada, você pode diminuir para ficar mais concentrado

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

 

Perguntas frequentes:

Posso guardar o suco verde na geladeira?

O ideal é consumir imediatamente, sobrou um pouco e quer consumir depois? guarde na geladeira em uma jarra com tampa por até 24 horas.

 

Posso preparar em um juicer?

Sim, o Juicer é até mais eficaz para preparar o suco concentrado. Passe pelo juicer os ingredientes e prove, caso precisar dilua com um pouco de água.

 

 

Outros sucos e smoothies super nutritivos:

Suco de beterraba

Suco super nutritivo de maçã, beterraba e gengibre

Smoothie de avocado

Super cremoso e refrescante

Smoothie de maracujá

Smoothie cremoso e tropical para as manhãs
Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…