Organizando a geladeira para as refeições da semana

Como organizar frutas e legumes na geladeira

Este texto é para ajudar você a organizar sua geladeira. Vou mostrar como eu faço em casa. 

Não sou uma especialista em organização, segurança alimentar ou nutrição, mas esta é a forma que vem dando certo para nós. Afinal, gosto de pensar em tudo e por isso acho importante saber escolher os potes ideais para congelar os alimentos. Não tem mistério e você economiza muito tempo.

 

Dia de hortifruti

Uma foto publicada por A casa Encantada (@acasaencantada) em

 Organizando frutas e verduras na geladeira

Como facilitar a sua vida

Eu gosto de fazer marmitas para a semana e guardá-las na geladeira, pois isso economiza tempo para fazer outras coisas. Se você quer experimentar, aconselho começar com os seguintes posts:

Nossas compras

Isso explica bastante o motivo que deixo tudo cortadinho e higienizado. Antes de tudo, todos os domingos vamos comprar hortifrutis. Normalmente, perto da hora de encerrar as atividades eles liquidam boa parte do estoque que se deterioraria nos dias de fechamento por valores bastante atrativos (a famosa xepa).

 

Dia de hortifruti! Dia de colorir a geladeira!

Uma foto publicada por A casa Encantada (@acasaencantada) em

Os grandes aliados para a geladeira

São sacos grandes de frutas e verduras por um valor bem abaixo do praticado. Além disso, neste pacotão sempre tem alguma fruta machucada ou bastante madura que se não consumir logo irá se deteriorar. Por este motivo chego do hortifruti e já faço a seleção.

As frutas e legumes machucados separo para processar. Entretanto, o que está bem inteirinho guardo. Se necessário, corto mais no meio da semana e os legumes que estão machucadinhos separo para usar nos pratos congelados.

Lavo em água corrente e depois deixo de molho por 15 minutos em água com vinagre (4 colheres de vinagre por litro), enxáguo e deixo secar.

 

Como organizar frutas e legumes na geladeira

Durabilidade das frutas cortadas na geladeira

Voltando ao dia das compras, procuro trazer para casa somente o que consumimos em 1 semana.

Algumas frutas como a melancia, o melão, o morango deterioram mais rápido. Outras como a uva, abacaxi e tangerina se conservam por um tempo maior. Maçã e Banana corto na hora para não oxidar ou faço salada de frutas com bastante suco de laranja. Além de ser uma delicinha, a laranja ajuda na conservação.

Como organizar frutas e legumes na geladeira

Guardo em potinhos pequenos, fica prático tanto para consumir como quantificar. Por exemplo, sei que normalmente consumimos por dia 1 porção de frutas e 1 de salada cada um. Então, na hora da compra já calculo a quantia necessária e algumas porções extras.

Cuidado com as folhas na geladeira

Folhas para a salada faço algo parecido, mas isso é por conta da nossa grande dificuldade em consumir saladas em todas as refeições, se eu tenho um potinho de salada para cada dia da semana acabo me obrigando a consumir. As folhas são delicadas, dos tipos de alface que já testamos a alface americana e a romana são as mais resistentes.
Lavo folha por folha, deixo de molho os 15 minutos em água com vinagre, passo por água corrente, escorro um pouco da água das folhas, forro uma mesa que fica próximo de algum lugar com bastante ventilação, disponho as folhas e espero escorrer um pouco da água. Por último, dou uma secada com papel toalha para que não reste nada de umidade, corto as folhas e coloco as porções em saquinhos.

Já falei aqui neste post sobre como organizo as folhas na geladeiraguardo em potinhos e coloco na boca de cada potinho um papel toalha, guardo os potinhos de cabeça para baixo para o papel absorver qualquer umidade das folhas.

E como guardar os legumes?

Tomate, pimentão, tomate cereja, guardo tudo já higienizado na gaveta da geladeira, aproveito e já seleciono, descarto o que tiver com aparência ruim e que possa deteriorar e contaminar os outros. Salsão e alho poró são coisas que não fico sem, uso em cozidos, carnes e refogados. Estes costumo higienizar, cortar e congelar em aberto, depois de 15 minutos transfiro para um pote de armazenamento (parte deixo na geladeira para consumir nos próximos 3 dias, e parte congelo).

Resumo da nossa semana:

Frutas cortadas em potinhos:

  • 2 de melancia,
  • 2 de melão,
  • 4 potinhos de salada de frutas (com vários restinhos de frutas cortadas cobertas por suco de laranja),
  • 1 de morango (que guardei sem lavar e com um papel toalha embaixo para retirar a umidade),
  • 2 de uva já higienizadas (e como falei antes, compro no hortifruti com pequenos defeitos, apesar de estarem soltas do cabinho)
  • 2 com a polpa de maracujá para sucos
  • maçãs e bananas sem cortar
  • 1 de uva congelada (faça esta maravilha e em dias de calor funciona como sorvetinho natural!)

Potinhos para a salada:

  • 15 de folhas higienizadas e cortadas (nos meus potinhos tem um mix de alface americana e alface romana)
  • 2 de tomate cereja higienizados
  • 1 de salsão cortado fininho
  • 2 de cenoura e pepino cortadinhos

Salva vidas no freezer:

  • 4 potinhos de feijão, gostosinho para a semana toda!
  • 2 de carne moída 
  • 2 de carne de panela com vegetais

Gosto de deixar tudo a mão, mas o principal destas refeições congeladas é aproveitar o que seria perdido durante a semana. Salvo os vegetais e minhas refeições na hora da correria.

Porções congeladas para poupar tempo e dinheiro

Antes de mais nada, consumimos o que tem menor tempo de geladeira. Sobretudo frutas como a melancia e o melão já podem virar suco nos primeiros dias.

Esta foi a minha semana e a forma que eu organizei, em menos de metade de um dia otimizei o tempo para uma semana inteira.

Perde nutrientes? Claro! Entretanto, desde que saíram da terra isso já aconteceu. Além disso, como já disse não sou nenhuma profissional da área. Sou mãe, blogueira e tenho uma vida super corrida. Então, preciso desta organização para deixar tudo disponível. 

Ficou alguma dúvida? Quer saber um pouco mais? Vou tentar me organizar para um post sobre organização das refeições toda semana, acredito que ainda temos muito o que conversar sobre isso! Me conte o que achou, deixe suas dúvidas que farei o possível para responder semana que vem!

Como muitos leitores perguntaram estas são as embalagens descartáveis que uso e reutilizo:

Pote Quadrado com Travas 1.8 l – Nitronplast 

Kit de Potes de Vidro Redondos – Euro Preto

Por fim, salve no Pinterest para ver depois:

Pin para o pinterest

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

40 respostas

  1. Pingback: Posso congelar torta de frango? Dicas e truques para ter sempre no freezer | A casa encantada
  2. Pingback: As vantagens de se congelar alimentos para a semana | A casa encantada
  3. Pingback: A versatilidade da carne moída - Refeições congeladas | A casa encantada
  4. Pingback: Como armazenar comida para não estragar | A casa encantada
  5. Pingback: Como Salvar Tempo na Cozinha | A casa encantada
  6. Muito legal suas dicas Ariana e a geladeira ainda por cima ficou linda ( acho super importante a aparência tbm rs). Diante das dificuldades da nossa rotina corrida, essas dicas ajudam demais mulheres como eu que ficam se debatendo tentando combinar boa alimentação para a família e otimização do tempo. Muito obrigada por compartilhar ! Deus abençoe vc S2

  7. Oi Ariana!
    Procurando uma receita, encontrei A Casa Encantada, e fiquei encantada!
    Numa linguagem super informal, você fala das receitas e experiências como se estivéssemos conversando e fazendo juntas o prato.
    Gostei muito das dicas de organizar a geladeira para a semana, perco muita coisa que acaba esquecida na geladeira, por falta de tempo e desatenção.
    Quero fazer a maionese de leite (fazia com ovo cru) e também o ketchup… também a salada de batatas e o molho de cachorro quente com carne moída… e… ufa, muitas outras receitas que “devorei aqui”.
    Beijo estralado e abraço apertado!
    Dorly

    1. Ahh sua linda, obrigado!
      O intuito é realmente este!
      Minha adolescencia sempre foi na cozinha com um monte de amigas conversando, fico feliz que passei pra você a experiencia que queria! Volte sempre que a porta da cozinha esta sempre aberta! Beijos

  8. Oi Ariana!
    Procurando uma receita, encontrei A Casa Encantada, e fiquei encantada!
    Numa linguagem super informal, você fala das receitas e experiências como se estivéssemos conversando e fazendo juntas o prato.
    Gostei muito das dicas de organizar a geladeira para a semana, perco muita coisa que acaba esquecida na geladeira, por falta de tempo e desatenção.
    Quero fazer a maionese de leite (fazia com ovo cru) e também o ketchup… também a salada de batatas e o molho de cachorro quente com carne moída… e… ufa, muitas outras receitas que “devorei aqui”.
    Super beijo e abraço apertado!
    Dorly

  9. Ariana, achei seu blog hoje e adorei. Tenho algumas dúvidas: E quanto aos legumes? Você já congela cozidos? Ou deixa apenas na geladeira? E arroz Também congela? Ah sua geladeira é grande? Como cabe tudo isso? ehhehe…

    1. Ana Paula, que feliz de você ter nos encontrado!
      Sobre os legumes: Congelo sim, mas só branqueado, coloco em água fervente por 3 minutos e já transfiro para uma de agua fria com gelo para frear o cozimento, escorro e congelo, você vai perceber que ainda estão bem durinhos, mas o congelamento quebra as fibras e quando descongelar estarão perfeitos!
      Quanto o arroz congelo de 2 formas, tanto já prontinho na marmita para o almoço da semana como só refogado com alho, azeite e sal, este que congelo só refogado coloco na panela de arroz congelado mesmo e completo com a quantidade de agua,
      minha geladeira não é grande rsrs por isso deixo sempre ela vazia, sem nada além do que consumiremos durante a semana.
      Espero ter ajudado, volte sempre! <3

  10. Boa tarde Ariana. Adorei suas dicas, desde que me tornei mãe, há três anos, eu tento otimizar meu tempo, principalmente com relação as refeições, o Gabriel adora frutas e legumes, as vezes abro a geladeira e tem uma cenoura mordidinha lá rsrsr. Sempre tive dúvidas sobre o congelamento e armazenamento dos legumes, sempre tem dicas, mas nunca achei assim, de uma mãe que realmente mostre sua geladeira. Parabéns pelo blog. Uma dica para usar no lugar dos potinhos poderia ser aqueles saquinhos zip, será que dá certo?
    A salada de frutas por quanto tempo da para ficar na geladeira?
    Obrigada e PARABÉNS!

    1. Daiany aqui foi exatamente o mesmo motivo que me fez ser mais prática na cozinha! A maternidade!
      Fico muito feliz em ajudar!
      Sim, os saquinhos zip ajudam muito! Uma mão na roda para tudo! E por serem compactos não ficam super volumosos!
      As saladas de frutas consumo em 3 dias!

  11. Muito bacana seu blog, me permite uma dica tb? 🙂
    Existe uma centrífuga de verduras, para que vc possa lavar sua saladinha e guardar beem escorrida na geladeira. É plástica, são duas tigelas, uma como um escorredor no interior da outra, com uma tampa que possui uma espécie de alavanca a qual vc roda e gira a interna, deixando a verdura quase seca. É muito prática.
    Saladas são parte cotidiana do cardápio básico aqui em casa, então essa “engenhoca”é mão na roda, o castigo de lavar salada acontece de uma vez só!

    1. Sil, me ensinaaa a usar este trem! Eu tenho mas não sei se coloco força demais, alface demais, sempre acaba comendo algumas folhas e ajuda a estragar mais fácil no tempo de geladeira!

    1. As que utilizo são próprias para freezer e microondas.
      Para descongelar você pode colocar na geladeira na noite anterior e deixar descongelar naturalmente ou colocar no microondas na função descongelar antes de esquentar!

    1. Mari, tenho potinhos de 400, 600 e 1 litro aqui na geladeira, mas vou te dar uma dica que na epoca não sabia, estes potinhos são da pra festa, uma marca de descartaveis que gosto muito pq sao bem rigidas e da para reaproveitar bastante, mas só depois descobri que ela possui uma linha retangular que ocupa muito pouco espaço na geladeira, ao contrario destes redondinhos! Da uma olhada: http://compre.vc/v2/217855aa4f2
      Beijo e espero ter ajudado!

  12. Olá!
    Achei as dicas ótimas, mas uma coisa que me incomoda é a questão dos potinhos. Os descartáveis são super práticos, mas nada ecológicos e saudáveis. Acabo usando de vidro, mas aí não tenho tantos porque o custo é bem mais alto.

    1. Exatamente Nina, estou tentando devagar Trocat os meus aqui em casa. Fiz um post recente sobre isso contando das minhas trocas, o vidro é um investimento alto mas muito mais durável e higiênico

  13. Bom dia Ariana! Amo seu blog, o conheci ha pouco tempo, agora quero colocar tudo em pratica para facilitar e melhorar a minha vida, do marido e dos dois filhos (de 1 e 3 anos). Comecei a trabalhar fora há um mês, e os meninos ficam na creche em hora´rio integral, eu os pego as 18h e eles chegam super cansados, eu mal dou banho neles e já dormem. então quase todos os dias eles tem dormido sem jantar! Na creche a professora não oferece janta, atarde é somente um lanche as 16h. Agora com todas essas dicas com certeza vai ficar mais facil pra eu me organizar no final de semana e deixar tudo ajeitado no congelador e geladeira, para uma janta rapida (antes deles dormirem). MUITO OBRIGADA!!! bjs

  14. Ariana, vc é maravilhosa. Tenho dois empregos, marido, nenem com 43 anos. Fora os bichinhos. Seu blog deu OTIMAS dicas, vou me adaptar ao estilo!

  15. Como vivi sem conhecer o seu blog…..
    Maravilhoso, estou me organizando para adotar esse método de preparo para minhas refeições, obrigada por facilitar o caminho.

  16. Oi Ariana,

    Primeiro, seu nome é lindo. Segundo, seu blog é lindo. Terceiro, amei suas dicas.

    Minha dúvida é (se estiver explícito no texto, me perdoe): Você já congela as porções na quantidade certa que vai utilizar em um dia?

    bjs!

    1. Ahhhh me derreti agora!! Obrigado Natasha!
      Sim, quando vou só eu estar em casa no almoço por exemplo congelo porções individuais, quando o Joca está comigo o dia todo faço para 2 no mesmo pote e para os jantares coloco uma porção extra pois o Fe janta em casa! Faço isso por comodidade, para descongelar somente o que vamos comer naquela refeição, para não perder nada! Beijo! Volte sempre, puxe uma cadeira que a casa é sua!

  17. Vc simplesmente salvou minha vidaaa, adorei as dicas estava preocupada com a alimentação porque vou voltar ao trabalho com duas crianças pequenas e tempo curto de almoço!!! Obrigada

    1. Ahhh que linda! Esta é a minha intenção!
      Quanto mais pessoas conseguirem facilitar esta parte melhor viveremos e comendo menos besteiras! Foi para mim tão bom que tenho vontade de partilhar esta dica com todos! Obrigado pelo comentário e volte sempre! Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…