Consumir carne Ă© tĂŁo normal que as pessoas estranham quando paramos. Sendo assim, nĂŁo Ă© difĂcil ver que há certa falta de confiança em relação a dietas com restrições. Mas um estudo da Academy of Nutrition and Dietetics confirmou que a dieta vegana Ă© positiva sim para o corpo. Afinal, Ă© rica em nutrientes, ideal para todas as fases da vida e atua no combate e prevenção de algumas doenças.
Existem vários benefĂcios na alimentação vegana. Por isso, hoje eu separei alguns dos mais importantes para mostrar como uma dieta equilibrada e sem carne pode fazer bem para nĂłs.
Dieta vegana e doenças cardĂacas
De acordo com a American Heart Association, a dieta vegana Ă© a mais eficaz para prevenir doenças cardĂacas. Isso porque os alimentos de origem vegetal tĂŞm baixos nĂveis de colesterol. Por outro lado, a proteĂna animal pode trazer muitos malefĂcios Ă saĂşde. Afinal, a carne Ă© rica em gorduras saturadas e sĂłdio, que contribuem para o surgimento de doenças do coração.
AlĂ©m disso, o novo hábito pode reverter condições. É o que afirma Hana Kahleova, cientista do ComitĂŞ de MĂ©dicos pela Medicina Responsável. Segundo estudo realizado e publicado na revista Progress in Cardiovascular Diseases, uma dieta vegana associada a exercĂcios fĂsicos regulares reduz o risco de ataque cardĂaco entre 81% e 94%.
Hana explica que a dieta é benéfica ao coração porque é rica em fibras e fitonutrientes. Dentre eles estão o licopeno, carotenoides e antocianinas. Assim, tais substâncias reduzem a inflamação e o estresse oxidativo das células, diminuindo as chances de infarto.
Ajuda a recuperar mĂşsculos
Impactos positivos para esportistas vêm da alimentação vegana. Isso porque ela oferece maior capacidade de recuperação muscular e melhora na performance. Aliás, esse foi o resultado de uma pesquisa publicada pela revista Nutrients. Nela, cientistas investigaram o impacto do hábito na rotina de atletas profissionais.
Regula os nĂveis de açúcar do sangue
A dieta vegana reduz os nĂveis de açúcar no sangue de forma mais eficiente do que outros tipos de alimentação. É isso o que apontam estudos realizados pela Associação Americana de Diabetes (ADA) e a American Heart Association (AHA). AlĂ©m disso, os veganos tĂŞm menos risco de desenvolverem diabetes tipo 2.
Diminui o risco de câncer de cólon
Eliminar consumo de carne também reduz o surgimento do câncer de cólon. Os últimos estudos da área mostram que consumir legumes com frequência derruba as chances de ter a doença entre 9% e 18%. Além disso, as frutas e legumes podem reduzir em 15% o risco da doença.
A vantagens nĂŁo param por aĂ! AlĂ©m das que citamos, a dieta vegana:
- Melhora muito a digestĂŁo;
- Aumenta a disposição e dá mais energia;
- Otimiza o sono;
- Auxilia a saĂşde intestinal;
- Ajuda a controlar o peso;
- Deixa a pele, os cabelos e as unhas mais saudáveis.
Viu sĂł? Sua saĂşde sĂł tem a ganhar com a adoção de uma dieta vegana. Inclusive, o que nĂŁo faltam sĂŁo opções de pratos para variar o cardápio. Isso garante alimentação rica e livre de proteĂna animal. Por fim, para te inspirar, vamos compartilhar aqui uma receita deliciosa de Escondidinho de Shimeji Vegano! VocĂŞ vai amar!
Escondidinho de shimeji
Ingredientes
- 500 g de Mandioca descascada
- 400 g de Shimeji
- 2 colheres de sopa de Azeite de oliva 30 ml
- 2 dentes de Alho picado 8 g
- 2 colheres de sopa de colheres de sopa de Shoyu 30 ml
- 1 colher de chá de Sal 5 g
- Cebolinha picada Ă gosto
Instruções
- Corte a mandioca em pedaços menores e coloque numa panela. Cubra comágua e cozinhe até ficarem macios.
- Enquanto cozinha prepare os cogumelos. Higienize o shimeji e corte a basefibrosa para separar em pedaços. Corte grosseiramente e reserve.
- Aqueça metade do azeite (1 colher de sopa) em uma frigideira e refogue oalho rapidamente.
- Acrescente o shimeji e tempere com shoyu e metade do sal (1/2 colher dechá).
- Refogue bem atĂ© evaporar o lĂquido do shimeji e dourar levemente. Mexacom frequĂŞncia para nĂŁo grudar e nem queimar. Desligue o fogo.
- Adicione a cebolinha picada e misture bem. Reserve.
- Escorra a água da mandioca e amasse bem os pedaços com um garfo atéobter um purê liso e firme, se preferir bata no processador. Retire os fiapos damandioca e descarte. Adicione o restante do sal (1/2 colher de chá) e misturebem.
- Preaqueça o forno a 180 ºC.
- Monte o prato em uma travessa ou em cumbucas individuais na seguinteordem: uma camada de purĂŞ, uma de shimeji e outra de purĂŞ. Nivele o topo epincele o restante do azeite (1 colher de sopa).
- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até dourar o topo.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.