Ovo de Páscoa no pote: a criançada vai amar

ovo de páscoa no pote

Ideal para quem quer deliciar-se com uma receita mais caseira ou não deseja gastar muito com os produtos industrializados, hoje eu trouxe um passo a passo maravilhoso de ovo de Páscoa no pote.

Aqui em casa é um sucesso, e as crianças da minha família nem pedem mais as marcas famosas do mercado. Além disso, é possível brincar bastante com cores, sabores e até diferentes formas de decoração. Ou seja, não deve em nada às opções de fábricas. Aliás, isso faz parte de uma tradição. Confira!

A história do ovo de páscoa

A simbologia do ovo começa muito antes do Cristianismo. Primeiramente, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de março) era um costume em um festival que celebrava o início da primavera e da colheita. Como os ovos representavam fertilidade e vida, os agricultores os enterravam nas terras de cultivo para obterem boas safras.

Então, quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada no mundo, o festival pagão da primavera foi integrado à Semana Santa. Logo, o ovo passou a ser um símbolo da ressurreição de Cristo.

A origem dos ovos decorados

Não se sabe ao certo quando isso começou. Entretanto, há relatos antigos de que os persas decoravam os ovos e os colocavam na mesa de jantar durante o Noruz. Por sua vez, esta é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o Ano Novo do calendário persa.

Também há relatos de que, na Ucrânia pré-cristã, os ovos eram cobertos de cera de abelhas e depois decorados durante o culto a Dazboh, realizado com o término do inverno.

De todo modo, a prática se consolidou mesmo na Europa, mais precisamente na região de Lancashire. Na época, havia um ritual conhecido como Pace-Egging, que se referia a prática de decorar ovos e dá-los de presente.

A partir da idade média a ideia foi se espalhando e a pintura à mão deu lugar a decorações mais elaboradas e à fabricação de ovos de porcelana ou de pedras preciosas e ouro.

ovo de páscoa no pote
Ovinhos decorados também fazem parte da Páscoa – que com o ovo de chocolate no pote ganha novos ares. (Fonte: Unsplash)

Chocolate e o ovo da Páscoa

Os ovos de páscoa de chocolate surgiram apenas no século XVIII, quando os pâtissiers franceses começaram a esvaziar os ovos de galinha, recheá-los com chocolate e pintá-los por fora.

Após um tempo, passaram a fabricar ovos inteiramente de chocolate e recheá-los com bombons decorados. Sem dúvidas, foi um sucesso, mas, por conta do preço do chocolate, que na época ainda era um artigo de luxo, a invenção não se popularizou.

Foi somente no final do século XIX que a venda industrializada se consolidou e os ovos de páscoa de chocolate se popularizaram no mundo inteiro por um preço bem mais baixo que os originais feitos de modo artesanal.

Receita de ovo de páscoa no pote

Existem muitas variações dessa receita de ovo de páscoa no pote. Ou seja, é possível fazê-la com leite ninho, nutella, morango, trufado, de oreo, chocolate laka. Então, as possibilidades são infinitas. Por fim, abaixo, você confere uma delas. Vamos lá?

Ovo de Páscoa no pote

Ingredientes
  

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 2 latas de leite (utilize a lata de leite condensado vazia para fazer a medição)
  • 4 gemas
  • 400 ml de creme de leite
  • 2 tabletes de chocolate meio amargo picado (340 gramas)
  • 2 tabletes de chocolate ao leite (340 gramas)

Instruções
 

  • Em uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e leve ao fogo médio. Mexa até engrossar. Desligue, acrescente o creme de leite e misture bem. Separe 1/3 da mistura e reserve.
  • Com o creme restante ainda quente, misture o chocolate amargo picadinho e mexa bem. Enquanto espera as camadas ficarem prontas, derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou micro-ondas e reserve.
  • Em potinhos, adicione uma camada do creme de chocolate no fundo e leve ao congelador por 15 minutos.
  • Retire, faça uma camada com o creme branco e coloque no congelador por mais 10 minutos.
  • Retire, cubra com mais uma camada do creme de chocolate restante e coloque no congelador por mais 10 minutos.
  • Finalize com a camada de chocolate ao leite derretido.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…