Ovos de páscoa – Faça e venda!

faça e venda ovos de páscoa criativos

Fui coelhinho e confeccionei ovos de páscoa por muito tempo!

Tá na hora de compartilhar todas estas informações com vocês.

Fazer ovos de páscoa em casa pode ser uma forma de garantir uma renda extra nesta época do ano. O que é indispensável para começar? Termômetro, balança e chocolate de boa qualidade.

Chocolate fracionado, nunca, nunquinha!

Por mais que nosso clima tropical dificulte manusear chocolate, se a temperagem for feita corretamente, seu chocolate não derreterá. Eu utilizo o Callebaut. Gosto demais de trabalhar com ele que ganha disparado no quesito sabor dos outros. Das marcas nacionais, prefiro o SICAO seguido por Garoto e Nestlé.

O custo do Callebaut é mais alto. Mas, eu sigo uma linha de raciocínio que meus clientes merecem o melhor sabor possível e pagam por isso também. Você vai investir mais e também lucrará mais. Portanto, aposte no seu trabalho e, certamente, você será valorizado por isso também!

Temperagem para ovos de páscoa:

Em cada embalagem e para cada porcentagem de cacau a temperagem do chocolate é diferente. Normalmente, o chocolate é derretido até atingir uma temperatura (por isso a necessidade do termômetro, a precisão é indispensável) e você pode temperá-lo de várias maneiras:
Na pedra: Você despeja o chocolate derretido e faz movimentos de juntar e separar o chocolate até que chegue na temperatura indicada.
Banho maria invertido: Em seguida ao derreter o chocolate, você encaixa o fundo da sua vasilha em uma outra com água gelada e gelo e agita até chegar na temperatura ideal indicada na embalagem.
Adição de sólidos: Logo após derreter o chocolate, você adicionará 1/3 do volume total do chocolate derretido e agitará até que o chocolate derretido esteja na temperatura correta.

O que eu utilizo e facilita minha vida na temperagem:

Já temperei por muito tempo na pedra, mas depois que conheci o Mycrio® (manteiga de cacau micronizada) nunca mais fiz de outra forma. Este pó de manteiga de cacau é da Callebaut. Em lojas que vendem chocolate, certamente você encontrará nas prateleiras. Por usar somente 1% do volume total do chocolate, algumas lojas vendem potes fracionados (para quem é de São Paulo, na Chocolândia encontra). Vale o preço, afinal sua hora de trabalho é valiosa!

Para utilizar o Mycrio®:

  1. Derreta o chocolate entre 40°C e 45°C (no micro-ondas ou em banho-maria).
  2. Deixe o chocolate esfriar em temperatura ambiente até: 34-35°C para o chocolate amargo 33-34°C para o chocolate ao leite, branco ou colorido.
  3. Adicione 1% de manteiga de cacau Mycryo®, ou seja, 10 g para cada 1 kg de chocolate.
  4. Misture bem.
  5. Quando o chocolate atingir a temperatura ideal (31-32ºC para o chocolate amargo e 29-30°C para o chocolate ao leite, branco ou colorido), já poderá ser usado para a aplicação no produto final.

Aqui no site da SICAO você encontra detalhadamente todas as formas de temperagem: Diversas formas de temperar chocolate – SICAO
 

Casquinhas dos ovos de páscoa:

ovo de chocolate branco tingido por chocolate meio amargo

Ovos de páscoa loirinhos

Para diferenciar seu trabalho, além de um bom chocolate, é importante ser criativo e fazer ovos de páscoa diferentes e atrativos.

Este ovo foi nosso maior sucesso. Em resumo, é chocolate branco, tingido com chocolate meio amargo que deixa ele com um tom “loirinho” lindo!

O sabor do chocolate branco quase não é afetado, mas o visual é incrivelmente diferente! Para obter este resultado lindo, faça o seguinte. Logo depois de temperar o chocolate branco, adicione uma colher de chocolate amargo derretido e misture até que todo o chocolate branco fique tingido. Adicione aos poucos até chegar no tom desejado.

Só para ilustrar: para 500 gr de chocolate branco utilizo de 2 a 3 colheres de chocolate amargo.
ovo de chocolate branco listrado com chocolate ao leite e meio amargo

ovo de chocolate ao leite com a casca listrada com chocolate branco colorido

Casquinhas listradas!

Há 2 formas diferentes para fazer o visual listrado:

Para listras marcantes:

  1. Derreta e tempere o chocolate branco, colorindo com algumas gotas de corante para chocolate. Atente-se ao rótulo: a maioria dos corantes alimentícios são á base de água o que estragaria totalmente nosso chocolate. Utilize somente corante para chocolate que é a base de manteiga de cacau!
  2. Após o chocolate derretido e colorido, é hora de passá-lo para um saquinho plástico e fazer um microfuro em uma das pontas. 1 milímetro é suficiente para ter listras bem finas.
  3. Em seguida, na forma, faça movimentos de vai e vem apertando levemente o saco de chocolate colorido. Não se prenda em não sujar as bordas. Concentre-se no movimento de apertar e do vai e vem com firmeza nas mãos.

Se preferir, use mais de um saco com chocolate colorido para fazer cores diferentes. Isto é, faça as listras com uma das cores e depois com a outra.


Leve a geladeira para endurecer suas listras. Depois, preencha a forma com o chocolate (vamos conversar sobre isso logo mais!).


A outra forma de fazer listras não é tão marcada mas ainda fica um arraso.

Logo após fazer suas listras, não leve para a geladeira. Ao invés disso, coloque o chocolate temperado da casquinha sobre as listras. Dessa maneira, você terá listras mais desfocadas, o que eu também acho lindo! <3

Caso queira brincar ainda mais, faça listras no sentido contrário e terá um ovo xadrez. Se fizer movimentos circulares no lugar de listras você terá arabescos. Ou seja, a imaginação e criatividade conta muito nesta hora!

 

ovo de chocolate branco com arabescos de chocolate meio amargo

Faça e venda ovos de pascoa com ajuda deste guia para desenvolver ovos de chocolates criativos e deliciosos!

Veja essas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como fazer casquinhas de ovos de chocolate | A casa encantada
  2. Pingback: Trufa de Panetone | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…