Quem tem filhos sabe: muitas vezes é difícil conciliar comida saudável com o paladar exigente das crianças. Além disso, nem tudo o que é saboroso para os adultos agrada aos pequenos. Uma das épocas do ano mais complicadas para compor o cardápio dos seus filhos é o Natal, não é mesmo? Além de estarem rodeados de doces atraentes, os pratos salgados podem parecer desconhecidos e não despertar a vontade de comer nos pequenos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você preparar a ceia de Natal para crianças de maneira que elas se alimentem bem sem deixar de lado o sabor das comidas de fim de ano.
Importante lembrar que, caso o seu filho seja menor de 1 ano, ele deve comer a sua papinha e algumas frutas. Os pratos servidos no Natal geralmente são muito gordurosos e pesados. Entre 1 e 2 anos, é possível introduzir alguns alimentos, mas sempre com moderação. Agora vamos às nossas dicas!
Prepare pratos coloridos na ceia de Natal
Quer chamar a atenção dos pequenos? Que tal escolher uma receita colorida que irá atrair o interesse dos seus filhos? Por exemplo, você pode adaptar opções como arroz à grega e farofas de Natal para todas as idades.
Os pequenos não comem arroz? Confira nossa receita de Massa Primavera, um prato delicioso para a ceia de Natal para crianças e que pode ser servido o ano todo.
Opte por carnes mais magras
Algumas das carnes típicas do Natal são muito pesadas ou salgadas para as crianças. O pernil, por exemplo, é muito gorduroso. Já o tender possui uma quantidade enorme de sódio. Sendo assim, não recomendamos aos pequenos.
Troque pelo tradicional peru de Natal ou peixes, mas atenção para o bacalhau. Afinal, pode ser muito salgado para o paladar infantil.
Chame as crianças para participar da preparação da ceia de Natal
Na hora de ir para a cozinha, que tal envolver os seus filhos na preparação da ceia de Natal para crianças? Dessa forma, eles terão mais disposição de provar os alimentos que ajudaram a elaborar. Além disso, é uma ótima atividade em família para o período festivo.
Prefira frutas de sobremesa
As crianças menores devem evitar o excesso de açúcar presente nas sobremesas de Natal. Ofereça as suas frutas favoritas como alternativa. Se já forem um pouco mais grandinhos, sirva pequenas porções de sobremesas – sorvetes, por exemplo – acompanhadas das frutas.
Comece pelos alimentos saudáveis. Essa dica é para a hora de servir os seus filhos. Coloque primeiro as opções mais saudáveis no prato e sirva as comidinhas menos leves depois.
Viu? O Natal também pode oferecer uma ceia deliciosa ao paladar exigente das crianças sem descuido com a alimentação. Boas festas!
Siga o blog A Casa Encantada para ter acesso a mais dicas de culinária, segredos da cozinha e receitas saborosas e saudáveis para toda a família. Ah, e não se esqueça de nos seguir também nas redes sociais.
Uma resposta