Pão de leite caseiro simples e fácil

3.34 from 3 votes
pão de leite caseiro - receita facil

Desde que vi a receita deste pão de leite caseiro no blog Come-se é o que mais faço! Um pão caseiro fofinho, de massa fácil de fazer e seguindo algumas dicas seu pão certamente vai ser o sucesso, afinal quem não ama um pão caseiro fofinho recém saído do forno?

Dicas para acertar no pão de leite caseiro:

Pré aqueça o forno

É necessário que seu forno esteja nas condições perfeitas para o pão crescer e dourar. Este erro pode resultar em um pão caseiro massudo e acinzentado pois sem a temperatura ideal é difícil para o fermento inflar as estruturas do glúten e caramelizar a casquinha do pão.

Além de pré aquecer bem o seu forno, você pode utilizar uma panela de ferro para assar seu pão Nos últimos 30 minutos da fermentação do seu pão, coloque a panela de ferro com a tampa no forno na temperatura mais alta possível.

Passado este tempo, abra o forno, retire a panela com muito cuidado (proteja suas mãos pois ela estará muito quente), destampe, coloque o pão bem no centro da panela e volte ao forno alto por 20 minutos, destampe e siga as instruções da receita.

O pão estará branquinho ainda, mas a panela de ferro dará o boom necessário para o crescimento.

Sove bem a massa.

Alguns pães não crescem suficiente pois a massa não desenvolveu bem o glúten.

Em uma bancada empurre a massa com a palma da mão e puxe com os dedos de volta para o centro. Faça isso até que a massa esteja lisisnha.

Uma batedeira planetária pode te ajudar neste passo.

Não se esqueça de respeitar o tempo de descanso da massa antes de moldar seu pão caseiro. É nesta hora que o glúten relaxa, o fermento fornece o gás e a combinação dos dois faz com que o nosso pão fique bem estruturado e macio.

Fermento biológico para o pão caseiro

Você já sabe que o fermento biológico fresco e o fermento biológico seco são a mesma coisa né? Mas você conhece a equivalência entre os dois?

Para cada 30 g de fermento biológico fresco você utiliza 10 g de fermento biológico seco. E vice versa.

O fermento químico muito utilizado em bolos não é equivalente ao fermento seco ou fresco. Não recomendamos seu uso para pães

Pão de leite caseiro

Aqui em casa somos dois, costumo fazer metade da receita para não sobrar.
Este da foto fiz em porções menorzinhas, assei em forminha de marmitex e depois que esfriou embalei em saquinhos plásticos para presentear amigos.

Pão de leite caseiro

Se você gosta de caseirices como eu, vem conhecer estas receitas que casam super bem com um pãozinho:

Como fazer Pão Caseiro?

Pão caseiro fofinho

Pão de leite fácil 
3.34 from 3 votes
Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 1 hr
Tempo Total 1 hr 40 mins
Course Café
Cozinha brasileira
Quantidade 2 pães

Ingredientes
  

  • 1 envelope de fermento biológico seco ou 2 tabletes do fermento fresco
  • 250 ml de água morna
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 250 ml de leite morno
  • 1 kg de farinha branca
  • ½ xícara (de chá) de óleo
  • 1 unidade de ovo
  • 1 colher (de sopa) de sal

Instruções
 

  • Numa bacia grande, misture o fermento escolhido com a água e o açúcar até dissolver.
  • Junte o leite e um pouco de farinha para formar um mingau, mexendo até obter uma mistura homogênea.
  • Aos poucos, junte o ovo e o óleo e um pouco mais farinha e continue mexendo.
  • Continue adicionando aos poucos a farinha e quando sentir que a massa esta ficando pesada para se mecher com a espatula ou colher é hora de colocar a mão na massa, junte o sal e vá trabalhando com as mãos até formar uma massa elástica, lisa, com brilho, juntando mais farinha, aos poucos até que finde toda a farinha.
  • Cubra a massa com plástico ou pano úmido e deixe em local protegido para crescer. Quando a massa dobrar de volume, divida a massa em 4, abra com rolo e enrole como rocambole, prendendo a borda na parte inferior do pão.
  • Coloque em forma enfarinhada (costumo utilizar fubá no lugar da farinha) e deixe crescer novamente – mais ou menos 1 hora (ou menos, se o tempo é quente).
  • Leve para assar em forno preaquecido bem quente, por cerca de 10 minutos.
  • Abaixe a temperatura do forno para o mínimo e deixe assar por mais 50 minutos.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

15 respostas

  1. 3 stars
    I have been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting
    article like yours. It’s pretty worth enough
    for me. In my view, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  2. 5 stars
    Eu fiz do jeito que falou e cresceu muito, ficou muito macio e sensacional, eu o chamaria pão das pensamentos pois na fase inicial do mingau mil pensamentos até chegar no ponto, foi uma terapia, recomendo

    1. Que comentário mais maravilhoso, Patrícia, ficamos muito felizes que tenha compartilhado isso com a gente. Cozinhar é mesmo uma terapia, né?

  3. Pingback: Receita de Pão de Hambúrguer Caseiro! | A casa encantada
  4. Pingback: Queijo Cottage Cremoso Caseiro | A casa encantada
  5. Pingback: Pão Vegano | A casa encantada
  6. Pingback: Pão Vegano | A casa encantada
  7. Apaixonada por pães, adoro uma receita simples e de ótimo resultado, ficou lindo em versão pequena. Tbm costumo fazer meia receita, apenas uma dúvida, vc usa um ovo pequeno ou bate e usa metade qdo divide a receita? E o Come-se é sensacional!

    1. Amooooo o come-se e pão quentinho! ❤️ Já vi que temos gosto em comum!
      Quando faço meia receita tento usar um ovo pequeno, mas quando não tenho bato é divido também, morrendo de dó! Uma vez me esqueci e coloquei um grande todinho, não deu muita diferença, só um tiquinho mais de farinha! Rsrsrsrs
      Beijo! Adorei ver vc por aqui!

  8. Pingback: Pão Vegano - A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…