Pão de Mandioquinha super macio

5 from 3 votes
Receita caseira e muito fácil de pão de mandioquinha! Pão fofinho, caseiro e super vitaminado

Pão de mandioquinha!

Mais um destes pães pequenininhos, macios que você vê sempre aqui pelo blog!

Eu tenho um pequeno em idade escolar e são estes os pãezinhos que mando na lancheira quase sempre!
Como é bom ter pães macios, sem conservantes, sem corantes e preparados em casa com muito amor. Por isso, se liga na receita! 

receita facil de pao de mandioquinha super macio

A massa de pão para mim tem muito a oferecer para quem come e para quem prepara, sovar a massa manualmente me tira o stress, me ajuda achar soluções para problemas, me mostra que tenho força nos braços, são 15 minutos de sova e dedicação, 15 minutos em um mundinho paralelo!

Para quem busca uma renda extra, estes pãezinhos também são solução.

Esta receita, o de pãozinho de cenoura, as bisnaguinhas de leite condensado, os pãezinhos de batata doce são uma alternativa para fazer e vender para amigos, familiares e como são fofinhos e saborosos a propaganda boca a boca logo vai começar! Quem é que tem criança em idade escolar e prefere comprar um pãozinho industrializado ao caseiro? Ninguém né?

Mas voltando a receita do pão de mandioquinha

Em resumo, a massa é daquelas enriquecidas com ovos, leite e manteiga, fácil de sovar e modelar.

Além disso, os pãezinhos crescem bastante e muito fofinhos, e diferente daqueles pães fofinhos que em menos de 1 dia está duro. Guarde estes pãezinhos em um pote hermético que verá como resultado nada de ficar duro, o pão permanece fofinho por pelo menos 3 dias.

Pão de mandioquinha caseiro

Um pão fofinho e dourado cheio de sabor! Faça esta receita pars o café da tarde ou para a lancheira escolar!
5 from 3 votes
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Para crescer 1 hr
Tempo Total 1 hr
Course Breakfast, paes
Quantidade 30 pãezinhos

Ingredientes
  

  • 250 g de mandioquinha (cozidas, descascadas e amassadas)
  • 2 ovos
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sobremesa) de sal
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 1 xícara (de chá) de leite morno
  • 1 kg de farinha de trigo aproximadamente

Instruções
 

  • Em um recipiente grande misture a mandioquinha amassada, os ovos, a manteiga, o fermento e o açúcar, misture bem.
  • Adicione a mistura o leite, o sal e 1 xícara da farinha, misture e tampe com um pano limpo, deixe repousar por 15 minutos.
  • Vá adicionando aos poucos a farinha e mexendo com uma colher de pau ou com os dedos, quando a massa começar a pesar, enfarinhe uma bancada e verta a massa, sove e adicione mais farinha se necessário até obter uma massa elástica e lisa (em torno de 15 minutos de sova)
  • Volte a massa para a vasilha, tampe e deixe dobrar de tamanho.
  • Transfira de volta a massa para o balcão enfarinhado e faça dela um cordão, corte a massa em 30 pedaços, polvilhe uma assadeira com bastante farinha e faça de cada pedaço de massa uma bolinha (coloque a parte arrematada da bolinha para baixo) e aguarde dobrar o tamanho.
  • Pré aqueça seu forno na temperatura mais alta do forno por 30 minutos (o forno precisa estar bem quentinho na chegada dos pães) e leve a assadeira para o forno diminuindo para 200°C, asse até seus pãezinhos ficarem dourados.
  • Coma quentinho ou  espere esfriar e guarde em um pote hermético.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Obrigado por ter chegado até aqui!

Sempre bom ter vocês no nosso blog acompanhando cada uma das receitas que saem daqui da nossa cozinha!

Nesse sentido, se você curtiu, saiba que ficaremos felizes e honrados se você compartilhar nas redes sociais nossos textos, assim mais gente fica sabendo do nosso trabalho!

Além disso, se fizer em casa, tira uma foto bem lindona e nos marque lá no intagram, mencionando o nosso perfil do  instagram da Casa Encantada ou marcando com a hashtag #acasaencantada. Ficaremos super felizes em ver a nossa receita na sua cozinha!

Pine para ver depois:

Receita de Pão de mandioquinha, caseiro, nutritivo e super macio! Faça em casa!

Por fim, se você gostou, veja também outros pães para você fazer

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

24 respostas

  1. Olá, fiz a receita do pão para meu marido e ele amor 🙂 . Gostaria de saber se a massa mantém a mesma qualidade se substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz. Tenho intolerância a glúten:(

    1. Olá… eu acredito que seja a mesma quantidade sim, Thayse… mas é bem ficar de olho na textura da massa… se achar que deve, vai colocando mais farinha até chegar no ponto ideal

  2. Pingback: Pão Caseiro com Fermento de Garrafa | A casa encantada
    1. Que bom que gostou, Patrícia. A próxima vez que fizer posta uma foto e marca a gente, ok? Não esquece

    1. Oi Helena 🙂
      A receita foi feita para a proporção dos 30 pãezinhos, você vai precisar mexer nas proporções dos ingredientes, conta pra a gente se deu certo e como foi 🙂
      Você pode colocar recheio sim, vale a criatividade na hora de fazer o pãozinho Helena 🙂
      Beijos

  3. 5 stars
    Mara mello
    Boa noite
    Ariana,receita incrivelmente maravilhosa!!!
    Fiz hoje, só mudei a manteiga pela margarina.
    Ficou macio e leve e fofinho!!!
    Muito obrigada
    Beijos

  4. Boa tarde
    Eu gostaria de saber se posso substituir o fermento biológico seco pelo fresco, se sim permaneço com 10grs ou coloco mais,e a manteiga por margarina posso substituir não muda a textura do pãozinho de mandioquinha?

    1. Pode sim! O Fresco é sempre 3x a quantidade do seco. No caso de 10 g de fermento seco o ideal é utilizar 30 g do fermento fresco.
      A manteiga deixa a massa melhor, mas não vejo problema de substituir por margarina nesta época que estamos vivendo! Depois nos conte se gostou! Um beijo.

  5. Pingback: Biscoito Integral de Aveia | A casa encantada
    1. Isa! Obrigado por me avisar e já peço desculpas pois com certeza me esqueci ao passar para o papel, adicione no momento que mistura os líquidos com a farinha! Beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…