Pavê de panetone com frutas vermelhas

pavê de panetone

Que tal inovar e investir em um pavê de panetone com frutas vermelhas? O Natal passou já tem um tempinho, é verdade, mas eu tenho certeza que você ainda tem pelo menos um panetone aí na sua casa, certo? Aliás, panetone é tão maravilhoso e versátil que deveria ficar disponível o ano todo!

E como eu sempre gosto de falar aqui no blog, não existe receita errada, ok? Nunca esqueça disso! A sugestão de hoje é a de utilizar frutas vermelhas na receita, mas nada impede que você tente com outras opções. Afinal de contas, uma sobremesa feita com panetone não tem como dar errado nunca, hahaha.

Afinal, como surgiu o panetone?

Quando fui ao mercado comprar o panetone, comecei a reparar nos ingredientes e me veio uma dúvida. Como surgiu a ideia de colocar frutas cristalizadas nessa massa? Depois, chegando em casa, fui atrás dessa informação e vi que era uma história bem curiosa que aconteceu em 1495, lá na Itália, durante um grande banquete na corte de Sforza. Um chef que estava muito ocupado com a preparação de vários pratos pediu para seu aprendiz ficar de olho no forno em que seus famosos biscoitos estavam sendo assados. Naquela noite, os biscoitos seriam a sobremesa para os convidados. Portanto, eram muito aguardados.

O jovem, que estava exausto de tanto trabalhar, acabou dormindo por alguns minutos. Então, o pior aconteceu: os famosos biscoitos queimaram. Desesperado com a situação e a possível reação do chef, o jovem resolveu improvisar na receita e usar o resto da massa de fermento que havia guardado de uma outra receita e a mistura com ovos, açúcar, farinha e frutas cristalizadas para criar uma nova sobremesa.

Ao servir o prato, todos os convidados e o chef adoraram a textura e o sabor. Com o resultado positivo, a sobremesa foi criada em homenagem ao jovem aprendiz, que se chamava “Toni”. Aí, chegou o “Pão Toni”, que se tornou a tradicional sobremesa natalina panetone.

pavê de panetone

Nossa hora de inventar: pavê de panetone!

Ao ler essa história, me veio a inspiração: grandes receitas surgem da criatividade do cozinheiro. Então, em vez de investir no tradicional, eu vou inovar e fazer uma deliciosa sobremesa que pouca gente conhece. Para homenagear o Toni, vou usar o panetone. Foi aí que começaram a surgir diferentes ideias na minha cabeça e me veio a receita que eu vou apresentar a vocês.

O pavê de panetone com frutas é uma receita que leva ingredientes fáceis de achar, saborosa e colorida. Afinal, quem resiste a um bom pavê? Entretanto, em vez de usar as tradicionais bolachas de champanhe, o panetone vai ser o nosso ingrediente a ser utilizado como base, coberto com um maravilhoso creme de baunilha em camadas. E você pode fazer em um recipiente grande para cortar a sobremesa em pedaços ou montar em taças individuais. 

Como aqui no Brasil agora é  verão, essa receita leva frutas para deixar a sobremesa mais refrescante. Aproveite para aprender e veja como é fácil de preparar. Não se esqueça de que o segredo para fazer um bom pavê é deixá-lo um bom tempo gelando para que a massa fique na consistência certa! Vamos lá?

Pavê de panetone

Course natal

Ingredientes
  

  • 1 panetone de 500g (marca de sua preferência)
  • 2 xícaras de chá de cerejas
  • 2 xícaras de chá de morangos
  • Geleia (amora, uva ou morango)
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Essência de baunilha
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 gemas de ovos

Instruções
 

  • Comece fazendo o creme: misture o leite condensado, o amido, o leite, as gemas e a essência de baunilha no fogo médio.
  • É muito importante sempre ficar mexendo até chegar ao ponto, que deve acontecer quando ficar um creme grosso.
  • Deixe esfriar.
  • Para a montagem, utilize um recipiente médio e coloque em ordem o panetone picado ou em fatias, creme, geleia e frutas.
  • Repita o processo até completar a travessa.
  • Feito isso, você já pode contar com uma receita fácil de pavê de panetone. Boas festas!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…