Olha, me desculpem a sinceridade. Mas, para mim, quem não gosta de pipoca bom sujeito não é. Principalmente, se for pipoca doce caramelada com amendoim hahahaha. É que, sério gente, EU AMO! É uma das coisas que eu mais gosto de comer e não consigo entender como tem gente que não gosta.
Antes de dividir essa receita incrível com vocês, vou contar um pouco da história da pipoca. Além disso, de como e onde ela surgiu.
E vamos aos “causos”
A verdad,e é que ninguém sabe exatamente quando a pipoca foi descoberta. Ou melhor, quando a primeira pessoa resolveu fritar milho pra ver no que dava, hehe. Entretanto, de acordo com os historiadores, tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Acreditam?
Dizem que os primeiros europeus, quando chegaram ao continente americano, descreveram a pipoca como um salgado à base de milho muito utilizado pelos índios. Nesse sentido, era utilizado tanto como complemento alimentar quanto para enfeitar os cabelos.
Antigamente, quando o milho de pipoca começou a ser utilizado pelos índios, sabe-se que, inicialmente, a espiga era preparada inteira no fogo. Muito anos depois é que começaram a colocar somente os grãos sobre a brasa. De todo modo, o princípio para o preparo é o mesmo desde sempre. Ou seja, esquentar o grão até o milho explodir.
E isso acontece porque dentro do grão de milho de pipoca existe uma grande concentração de água. Quando submetida ao calor intenso, aumenta tanto de volume que explode, transformando aquela pequena sementinha na iguaria que é a pipoca (quando eu digo que sou a louca da pipoca, vocês não acreditam, né?).
Ah, é importante lembrar também que a pipoca é rica em proteína e sais minerais ideais para a nutrição, como cálcio e ferro. Além disso, quando preparada sem óleo e sem açúcar, é de baixíssima caloria e super amiga da dieta. Porém, esse não é o caso da receita de hoje. Dessa vez, vamos deixar a dieta de lado.
Adoçando a vida com pipoca caramelada com amendoim
Bom, a verdade é que a pipoca é um lanche maravilhoso. Nesse sentido, fácil de fazer e econômico. Ademais, e o melhor, muito gostoso! A receita de hoje é uma pipoca doce caramelada com amendoim para fugir da pipoca simples tradicional com sal! Ou seja, perfeita para um lanche da tarde. E, claro, para comer vendo um filme ou série.
Tenho certeza de que será um sucesso total e todo mundo na sua casa vai amar. O problema é que você vai ter que fazer sempre, nunca mais terá sossego, pelo menos aqui é assim. Mas a boa notícia é que você pode sempre revezar com essas outras opções incríveis de pipoca doce vermelha de pipoqueiro e pipoca doce de cinema.
Bom, chega de enrolação. Vamos aos ingredientes e ao passo a passo da pipoca doce caramelada com amendoim.
Confira outras receitas DELICIOSAS para fazer em casa:
- Amendoim doce com gosto de infância do blog na minha panela
- Cookies com apenas dois ingredientes! Aveia + banana
- Rosquinha doce para o café da tarde!
- Pão de queijo vegano: eita trem bom!
- Uma receita de brownie de leite ninho inesquecível
Ingredientes
- 1/4 xícara Milho para pipoca - 60 g
- 1 colher de sopa Óleo vegetal - 15 ml
- 3/4 xícara Açúcar mascavo peneirado - 100 g
- 1/2 xícara Amendoim torrado e sem sal - 80 g
Instruções
- Aqueça o óleo numa panela grande em fogo médio.
- Coloque 3 grãos de pipoca na panela e tampe. Quando estourar, desligue o fogo e tire os grãos.
- Adicione o restante do milho e mexa bem para envolver todos os grãos. Tampe a panela e conte 30 segundos.
- Retorne a panela ao fogo médio, a pipoca deve começar a estourar em breve. Mantenha a tampa um pouco aberta para o vapor sair, assim a pipoca fica mais sequinha e crocante.
- Quando o tempo de estouro entre um milho e outro diminuir, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma recipiente grande.
- Na mesma panela coloque o açúcar mascavo e leve ao fogo médio. Mexa com frequência para não queimar até o açúcar derreter e virar caramelo.
- Desligue o fogo e acrescente a pipoca e o amendoim. Misture bem rapidamente até envolver tudo.
- Despeja a pipoca em uma superfície limpa e espere esfriar para ficar crocante.
- Depois de esfriar quebre em pedaços menores, transfira para um pote e sirva.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
8 respostas
Tem que ser necessariamente açúcar mascavo?
Pode ser o cristal normal?
Oi Railana
Você pode utilizar sim, nós escolhemos o açúcar mascavo por ser uma opção mais saudável e ter um sabor mais encorpado.
Fique ligada no nosso blog para mais receitas deliciosas como essa 🙂
Beijos
Legal!