Posso congelar nhoque caseiro?

posso congelar nhoque caseiro

áNhoque caseiro é um prato que demanda certo tempo para ser feito, então para tê-lo sempre sem precisar fazer a receita várias vezes, basta preparar uma grande quantidade e guardá-la em seu congelador. Aliás, congelar nhoque, além de economizar tempo, te ajuda a planejar as refeições e manter a alimentação da rotina um pouco longe dos alimentos industrializados e processados. Saiba um pouco mais sobre como congelar ou armazenar em sua geladeira essa massa.

É melhor congelar nhoque cru ou cozido?

O modo que o nhoque vai para a geladeira depende do local que ele será armazenado. Se for para o congelador, é melhor que ela esteja sem nenhum tipo de cozimento.

Enquanto isso, para armazenar o nhoque na geladeira comum, o ideal é pré-cozinhar a massa fresca. Então, colocá-la em pote com água e gelo a fim de parar o cozimento e, em seguida, drenar a água no escorredor de macarrão. Por fim, adicionar um fio de azeite para eles não grudarem uns nos outros. Aí é só armazenar em um pote hermético.

Como congelar nhoque caseiro?

Como a receita de nhoque é uma massa fresca caseira, armazene sempre com refrigeração.

Para congelar a massa de nhoque, após preparar e moldar, o ideal é congelar enquanto não estão cozidos, logo após a moldagem. Nesse caso, siga o passo a passo a seguir:

  • Prepare a quantidade desejada.
  • Para congelar nhoque distribua em uma assadeira enfarinhada a massa em uma única camada. Deixe um certo espaço entre eles.
  • Leve ao congelador por cerca de duas horas, até endurecerem.
  • Depois desse período, basta transferi-los para um saquinho hermético Então, é só manter no congelador por até dois meses. Por fim, lembre-se de colocar no saquinho apenas a quantidade necessária para uma refeição.

É necessário descongelar nhoque antes de prepará-lo?

Para consumir o nhoque, não precisa descongelar. É só tirar o saquinho do congelador e colocar o nhoque diretamente na panela com água fervente e sal.

O segredo para os pedacinhos de massa não grudarem uns aos outros é cozinhá-los em uma panela grande com muita água.

Como cozinhar o nhoque congelado?

  • Em primeiro lugar, adicione água em abundância em uma panela.
  • Acrescente o sal e experimente a água, ela deve estar levemente salgada. Deixe a água começar a ferver.
  • Então, quando ela atingir o ponto de fervura, é o momento de adicionar a massa. Retire qualquer excesso de farinha que esteja no nhoque e coloque-o na panela, logo após retirá-lo do congelador.
  • A água provavelmente irá diminuir de temperatura. Para ela voltar a ferver com mais rapidez, tampe a panela por um tempo, mas retire a tampa depois para observar a massa.
  • Deixe na água fervente até que ela comece a boiar na superfície.
  • Por último, com a ajuda de uma escumadeira, retire o nhoque e leve-o para a panela de molho ou diretamente para o prato.

Como reaquecer o nhoque que estava na geladeira?

O nhoque pré-cozido não precisa de água fervente novamente, pois a massa irá ficar muito mole.

Para esquentá-lo, nesse caso, basta preparar em uma panela o molho de sua escolha. Então, quando ele estiver bem quente, adicione a massa e deixe por alguns minutos. O molho bechamel é uma opção para essa receita. 

Congelar nhoque caseiro muda alguma coisa?

Geralmente, o congelamento não muda o sabor e o aspecto da sua massa, porém, o nhoque feito na hora será mais saboroso.

Se algo mudar, como o aspecto, cheiro e sabor, cuidado, veja se a massa não estragou. Algumas massas de nhoque levam ovos. Se começarem a aparecer manchas escuras, jogue fora, pois isso significa que a massa está começando a oxidar.

Qual a validade da massa de nhoque na geladeira? E no freezer?

Na geladeira, deixe por até dois dias. Assim, ele não perde o sabor.

Já no freezer, o nhoque não perderá a qualidade por até dois meses.

Posso descongelar e recongelar?

O ideal é descongelar apenas a quantidade necessária. Por isso, é melhor separar as porções de acordo com a quantidade que costuma ser usada em sua residência.

Geralmente, 30 nhoques pequenos rendem em média uma porção. Portanto, para descongelar, leve isso em conta. Porque após descongelar não vai dar para congelar novamente.

Receitas para se inspirar

Confira algumas receitas de nhoque que preparamos para você se inspirar e ir para a cozinha nesse fim de semana!

Obrigada e até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Receita de Lasanha com massa de pastel | A casa encantada
  2. Pingback: Como trabalhar com comida congelada | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de nhoque caseiro de batata | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…