Se você acha que não é possível fazer um pudim de leite fácil e sem forno, tenho uma ótima notícias. Você achou errado e eu posso provar.
Que o pudim de leite tradicional é uma sobremesa deliciosa todo mundo sabe. Aqui em casa, lembro que desde que me conheço por gente este quitute inigualável está presente nos fins de semana. É a sensação da família, e, até hoje, brigamos pelo último pedacinho na travessa. Não tem quem resista ao gostinho doce que não é encontrado em nenhum outro lugar. Entretanto, é verdade que ele não é exatamente simples de fazer. É preciso forno, fogão, geladeira e muita paciência. Além disso, às vezes fica um gostinho de ovo que não agrada a todo mundo.
Sendo assim, como cuidar para que nada saia fora do esperado e, pior, corra o risco que queimar no forno? Afinal, não é difícil se empolgar na conversa e conferir a cozinha apenas quando a fumaça toma conta da casa inteira. Além do desperdício de ingredientes, o que fica é a saudade do que a gente não viveu após o almoço. Eu, particularmente, já estou enxugando minhas lágrimas só de cogitar essa ideia. Sabendo de todos esses poréns, o que fazer, então, para evitá-los?
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado (390g)
- 1 caixa de creme de leite (200g)
- 1 xícara de chá de leite integral (240ml)
- 1 colher de chá de açúcar ou de essência de baunilha (opcional)
- 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
- Água para hidratar a gelatina
- Para a calda:
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1/3 da mesma xícara de água
Instruções
- Modo de preparo da calda:
- Em uma panela pequena, despeje o açúcar, a água e leve ao fogo baixo.
- Mexa de vez em quando para não grudar e queimar, até obter uma coloração e textura de caramelo.
- Em seguida transfira a calda para uma forma de furo no meio, caramelizando todo o seu interior.
- Deixe esfriar e reserve.
- Modo de preparo do pudim:
- Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, o creme de leite e reserve.
- Em um copo ou uma vasilha, coloque o pó da gelatina sem sabor, acrescente 4 colheres de sopa de água e misture bem até encorpar e hidratar.
- Leve ao microondas por aproximadamente 15 segundos, até obter uma consistência bem líquida.
- Acrescente o leite, misture e despeje no liquidificador.
- Bata tudo por aproximadamente 2 minutos e meio e distribua na forma caramelizada.
- Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas.
- Retire da geladeira, passe uma faca sem ponta para ajudar a descolar o pudim da forma, desenforme e sirva logo em seguida.
- Fácil e delicioso.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Pudim de leite fácil e sem forno chegou para salvar o seu dia
O jeito era descobrir uma solução que facilitasse todos estes pontos e transformasse o pudim de forno em uma receita simples, prática, sem ovo, sem forno e, ainda assim, uma sobremesa deliciosa. Depois de alguns testes, de alguns erros e de acertos, cheguei à versão IDEAL. Minha mãe torceu o nariz quando contei da novidade para ela, mas não durou muito tempo não. Depois da primeira garfada, pediu mais e até que eu separasse em um potinho para ela levar. Mesmo que não tenha dado o braço a torcer, amou o resultado. Sabe como é, né? Ela é a melhor do universo e não abre mão desse posto.
A textura fica um pouquinho diferente da versão original. De qualquer modo, o sabor não deixa a desejar em nada. A vantagem é que você pode escolher a calda que preferir: caramelo, morango, abacaxi, pêssego, enfim, a variedade é enorme. Hoje vamos com o tradicional caramelo.
Outra dica valiosa dessa receita é que ela pode ser uma ótima fonte de renda extra para quem pretende empreender e vender, pois é bastante econômica e dura mais tempo na geladeira. Por quê? Porque não contém ingredientes como o ovo. Agora é com você!
Gostou dessa dica? Então corre conferir essas outras receitas maravilhosas de pudim:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.