Queijo vegetal de mandioca saboroso para quem possui restrições alimentares. Eu venho cada dia mais experimentando receitas com base vegetal. Esta é uma delas! Este “queijo” vegetal de mandioca tem um resultado surpreendente. Inclusive, para receitas que precisam de um queijo derretido este é um substituto perfeito.
Já falamos antes a respeito do fato de na nossa cozinha não entrar preconceito. Nesse sentido, estamos abetos a ingredientes e experimentações diferentes do que estávamos acostumados. Isso porque é magico conhecer versões diferentes e combinações não antes tentadas. Aliás, amo quando o resultado me surpreende!
Queijo vegetal de mandioca com textura do queijo tradicional
Para quem não pode consumir queijo, mas sente falta da textura este é um substituto muito honesto. Com ingredientes baratos e fáceis de encontrar, em todos os testes que fiz até hoje de queijo vegetal este foi meu queridinho! Fácil e rápido de fazer e o resultado é aquele puxa delicioso quando derretido!
Tem textura de queijo? Sim! E sabor de queijo? Não! Até porque, não dá para esperar o sabor do leite em algo feito com mandioca. Isso, é obvio. Portanto, tente provar sem querer se enganar. Dê uma chance a este queijo sabendo sua origem. No entanto, evite as comparações que você conseguirá dar o valor que ele merece!
Joca não é lá de negar ou ter grandes problemas para comer, mas fizemos um sanduíche bem gostosinho que ele amou e comeu até o fim! O bom de criança é que nesta fase da experimentação e exploração de novas comidas o preconceito não existe. Pode ser que eles estranhem alguns sabores, mas nunca deixarão de provar só por preconceito.
Então mães de crianças alérgicas e intolerantes, vale muito a pena experimentar esta receita que resulta em um mandioqueijo todo gostosinho. Aliás, procurando por outras receitas veganas? Então, confira essas:
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de mandioca cozida e amassada,
- 2 xícaras de chá de água (do próprio cozimento da mandioca ou caldo de legumes),
- 1 xícara de chá de polvilho doce,
- 1 xícara de chá de polvilho azedo,
- 1/2 xícara de chá de azeite,
- 1 colher de chá de sal,
- 1/2 limão
- Q.b. de ervas finas e cúrcuma utilizei aprox. 1 colher de café de cada um
Instruções
- Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio por aproximadamente 8 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo ou nas laterais, caso comece ferver abaixe o fogo, a massa vai ganhando consistência, após passar este tempo você terá uma massa que desgruda da panela e ao levantar a espátula com a massa terá um fio espesso.
- Verta esta massinha em um recipiente que dará forma ao queijo, não é necessário untar, o queijinho sairá facilmente após um tempinho de geladeira.
- Quando estiver bem consistente desenforme e utilize em receitas que vão ao forno ou são aquecidas.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
29 respostas
Boa tarde.
Você tem alguma receita de queijo vegano com fruta-pão?
Olá Luiz, ainda não testamos nenhuma receita com esse ingrediente.
Você gostaria de ver algo parecido por aqui?
Tenho um palpite sobre o sabor do queijo, quem quiser que ele se pareça mais com gosto de queijo é só usar um pouco de levedura nutricional em pó, vende em lojas de produtos naturais. É um pouco caro mas também se usa bem pouquinho de cada vez.
Adorei a receita! Bjos
Muito obrigado pela contribuição, Roberta!
Volte sempre! Temos novidade toda semana 🙂
O aue significa Q.B de ervas finas? Obrigada
Oi, Amanda! É à gosto! A quantidade que estiver de acordo com o seu paladar. Beijo
Pode ser feito com mandioquinha?
Eliane nunca testei com outro tubérculo. Acredito que a textura das duas seja muito diferente!
Quanto tempo seria a validade do produto? Pode ser embalado a vácuo e também congelar?
Vou tentar fazer essa receita! Abraços!
Eduardo, não sei mensurar tempo de validade pois aqui em casa sempre acaba antes de 5 dias, joaquim adora e devora!
Se testar você nos conta? Beijos e obrigado pela visita!
Achei a receita super legal, mas qnd fui fazer ela não ficou com uma consistência de fatiar. O gosto não ficou ruim, mas parece mais uma pasta. Vou tentar de novo ?
Thainá, tente da proxima vez deixar um tempinho mais de forno! 😉
Ficou tão gostoso qua já tenho encomendas! Venderei para financiar castração de animais de rua. Não fiz o purê, simplesmente usei a macaxeira machucada com garfo. Depois de quatro dias dá pra fatiar. Obrigada por colaborar com alimentação sem sofrimento.
Vera eu estou emocionada! Obrigado por compartilhar sua experiência aqui e obrigado por ser esta pessoa especial que pensa além do nosso quintal!
Você me inspira ser uma pessoa melhor!
Ficou tão gostoso qua já tenho encomendas! Venderei para financiar castração de animais de rua. Não fiz o purê, simplesmente usei a macaxeira machucada com garfo. Depois de quatro dias dá pra fatiar. Obrigada por colaborar com alimentação sem sofrimento.
Fiz essa receita mas ficou um pouco grudenta. Gostei do sabor.
Vera ele é um pouco “gelatinoso”, se ficou mole aí deixa um pouquinho mais no fogo!
Adorei!!!
Qual a durabilidade do queijo???
Oiiiii!!! Parabéns pelo site! Adorei a receita, e vou testar com certeza! Gostaria de saber se esse queijo pode ser ralado para pôr na pizza ou pastel? Tenho uma filha Alérgica ao leite e seria tão bom fazer uma pizza com “queijo” para ela!
Suzi! Que bom que gostou! ❤
A textura deste queijinho é firme, de corte, não tentei ralar, mas vc consegue cortar cubinhos e colocar tanto no recheio quanto na cobertura da pizza, ela vai derreter como o queijo de leite! Eu de toda os testes que fiz com queijo vegano este é o melhor pois derrete facinho! Espero que sua filhota goste! Um beijo!
Estou iniciando na culinária vegana para atender a minha filha adolescente, vou tentar essa receita porque ela gosta muito de queijo. Os veganos usam essência de queijo ou um produto que dá sabor de queijo e fornece nutrientes, chama-se Nutricional Yeast (fermento nutricional), da Vegan Way. Aqui no Rio de Janeiro não encontro em loja nenhuma, mas vende pela internet (um pouco caro).
Márcia, aqui nào rola carne sempre, optamos por ter hoje uma alimentação com redução de carnes e um leque de novas coisas se abriram! Vivo querendo comprar o nutritional yeast, mas pelo preço ele sempre entra no final da lista, é realmente saboroso? Este queijinho de mandioca é uma beleza derretidinho! Espero que sua filha goste e que bom ver uma adolescente se preparando para uma vida mais consciente!<3