As receitas de nhoque mais comuns geralmente utilizam farinha, ovos e em alguns casos batata. Porém, se você está em busca de algo diferente, conheça essa receita de nhoque de mandioca que, além de ser vegana, é muito simples de fazer. Além do mais, ela combina com diversos tipos de molhos e acompanhamentos.
A praticidade da receita de nhoque de mandioca é indiscutível. Afinal, ela possui apenas quatro ingredientes que são fáceis de encontrar no supermercado.
Por utilizar polvilho doce ao invés de farinha de trigo, essa nhoque é sem glúten. Dessa forma, é uma ótima adaptação para quem possui alergia ao trigo, sensibilidade ao glúten ou quer evitar o consumo de farinha branca nas refeições.
Essa receita de nhoque de mandioca fica perfeita para qualquer tipo de molho, porém a combinação com molho de tomate caseiro e o gostinho de mandioca é incrível.
Equipamento
- panela
- Forma
- escumadeira
- Espremedor de batatas
- peneira
Ingredientes
- 500g mandioca sem casca
- ½ xícara (chá) polvilho doce
- 2 colheres (sopa) azeite de oliva
- sal a gosto
Instruções
- Cozinhe a mandioca cortada em uma panela, até os pedaços ficarem macios.
- Escorra a água do cozimento e retire os fiapos da mandioca.
- Com a ajuda de um espremedor de batatas ou um garfo, amasse a mandioca, formando um purê.
- Deixe esfriar para que a água em excesso evapore.
- Adicione aos poucos, com o auxilio de uma peneira, o polvilho doce em em cima do purê de mandioca.
- Acrescente o azeite, o sal e misture bem. Adicione a farinha aos poucos até obter uma massa que não grude em suas mãos.
- Coloque a massa em uma superfície limpa. Faça pequenos rolos com o mesmo diâmetro.
- Corte em pequenos pedaços com cerca de 2 cm e transfira-os para uma forma enfarinhada com polvilho, para a massa não grudar no fundo.
- Ferva água em uma panela grande.
- Adicione sal a água e, quando ela estiver fervento, com a ajuda de uma escumadeira, coloque cerca de 10 ou 20 nhoques por vez na água fervente.
- Retire a massa com a ajuda da escumadeira.
- Sirva-os com o molho que desejar.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Existem outras possibilidades de fazer nessa receita, como o nhoque de batata e nhoque de trigo. Porém, se você busca outra alternativa mais adequada a sua dieta low carb, o nhoque de ricota e espinafre é uma opção.
Posso congelar?
A praticidade de preparar essa receita de nhoque de mandioca em grandes quantidades é a possibilidade de poder congelar e armazenar por até três meses em pequenas porções. Então, para fazer isso de maneira correta, basta seguir Manual de Congelamento.
Dicas de como fazer o nhoque perfeito
Utilize água em abundância em seu preparo. Aliás, não tenha medo de usar uma panela bem grande. Porque isso fará com que eles não grudem uns nos outros. Não é necessário adicionar óleo ou azeite na água. Se fizer isso, o molho não irá aderir à massa.
Além disso, mantenha a água do cozimento bem salgada. A medida perfeita de sal você saberá experimentando a água.
Após finalizar a massa e terminar de moldá-la em pequenos pedacinhos, evite ficar manuseando-os. Coloque os pedaços em um pano limpo e jogue-os diretamente na panela.
Para o preparo da massa, uma espátula também te ajudará a fazer menos bagunça.
Por fim, para facilitar sua vida durante o preparo do purê de mandioca, utilize um espremedor de batatas. Mas jamais use um triturador ou processador de alimentos para fazer o purê de mandioca. Aliás, você também pode usar uma tábua para nhoque para dar formato aos pedacinhos de massa ou um garfo.
Os benefícios de não ter glúten na receita de nhoque de mandioca
O glúten é uma família de proteínas, sendo as duas principais: gliadina e glutenina. Aliás, a gliadina é a responsável pela maioria dos efeitos adversos do glúten.
Quando a farinha se mistura com água, as proteínas do glúten formam uma rede pegajosa que tem a mesma consistência de uma cola. É isso que torna a massa do pão maleável e a textura da massa mais interessante para o consumo.
Os benefícios de alimentos gluten-free para pessoas celíacas é indiscutível, pois eles evitam indisposição, inchaço, dores de cabeça e até mesmo desequilíbrios gastrointestinais.
Porém, pessoas que não possuem essa condição também se beneficiam de alimentos que não contém glúten. Tirar essa substância da sua dieta reduz a inflamação do organismo. Além disso, faz com que o metabolismo retorne ao seu ritmo natural e a perda de peso é favorecida.
Também há redução da retenção de líquidos e o corpo consegue absorver melhor os nutrientes. Consequentemente, a maioria dos alimentos que não possuem glúten são extremamente saudáveis. Assim, as refeições acabarão ficando mais ricas apenas por excluir certos ingredientes e diversificar a dieta com alimentos como feijão linhaça, mandioca e castanhas.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
10 respostas
to com uma duvida , porque o polvilho e nao a farinha de trigo ??
o polvilho deixa mais leve ???
Olá Welington, o polvilho é uma alternativa à farinha de trigo.
Ele deixa a massa mais leve e sequinha.
Boa tarde! Que farinha é essa que é mencionada no item 6? Seria o polvilho? Grato!
Bom dia, Paulo. Isso mesmo 🙂
Fiz ontem .Maravilhoso .
Que receita maravilhosa, muito prática de fazer e fica uma delícia 👏👏👏👏👏👏