Confesso! Antes do Joaquim, eu tinha um pouco de preconceito com refeições congeladas! Aliás, achava um exagero aquelas mães blogueiras americanas postando que faziam as refeições da semana toda em poucas horas no final de semana e congelavam tudo. Afinal, amo cozinhar. Por que diminuiria minhas horas de prazer?
Entretanto, chegou o Joaquim e, como um furacão na minha vida, me pediu dedicação e entrega, o que nem sempre significa passar horas me acompanhando na cozinha. Isso porque às vezes o humor dele não está para as panelas e tudo o que ele quer é brincar em outro lugar. Aí é que as refeições congeladas entram em cena. Logo, aqui vão algumas dicas de como nos preparamos para começar a semana.
1) Planejamento para refeições congeladas
Primeiramente, acho esta a parte mais importante. Afinal, dá pra criar tudo na hora. Entretanto, você vai perder muito tempo se perceber que está faltando algum ingrediente na sua cozinha. Sendo assim, faça uma lista das refeições que você pretende fazer, imprima as receitas ou copie e tenha todas as instruções previamente disponíveis. Na maioria das vezes, congelo feijão e legumes branqueados ou cozidos no vapor e apenas tempero e finalizo na hora. Também congelo pratos principais, o que já facilita muito!
Logo, faça uma lista de compras do que falta e crie um plano de ação. Se você vai usar cebola em mais de uma preparação, corte todas as de que necessita de uma só vez, processe o queijo, corte os tomates… O plano de ação vai diminuir o seu tempo rodando na cozinha. Então, analise os ingredientes e o preparo de todas as receitas que vai fazer. Por sua vez, se há passos em comum entre elas, coloque no plano de ação para fazer tudo de uma só vez.
Este método é chamado de mise en place, e toda cozinha profissional adota esta técnica. A rotatividade dos pratos é grande, e, sem esta ordem, seus pratos demorariam muito chegar à mesa.
Portanto, certifique-se de que todos os utensílios estarão limpos e disponíveis. Por exemplo, costumo checar minha cozinha na noite anterior, deixo a bancada livre e a pia limpa, separo os utensílios e estou pronta para começar no próximo dia.
2) Não cometa a loucura de fazer tudo no mesmo dia
Estamos fazendo isso para ganhar tempo extra não é? Acredite, as 24 horas de um só dia será pouco para tudo! Assim, vá montando o planejamento durante a semana, faça suas compras em um outro dia depois do trabalho e separe um dia para cozinhar! Eu já me cansei de fazer esta besteira, de ir ao hortifruti aos domingos e preparar tudo no restante do dia. Resultado: eu era uma pessoa mais cansada ao longo da semana.
3) Cozinhe somente a quantidade que vai consumir de refeições congeladas
Pode parecer empolgante cozinhar muita coisa de uma só vez. Entretanto, olhe para seu freezer, veja o quanto ele é capaz, cozinhe para facilitar sua semana, nada de estocar! Desse modo, eu costumo deixar disponível 5 refeições e o PLUS de 3 potinhos de sopa. Afinal, vai que esfria e me dá a vontade incontrolável de fazer sopa. Não posso com um ventinho na janela!
4) Etiqueta neles!
Acredite: no freezer, tudo parece a mesma coisa! Ou seja, já descongelei feijão preto uma vez achando que era carne de panela! Além disso, já encontrei um pacotinho no fundo que deveria pela cor pálida estar esquecido por muito tempo.
Então, anote o nome da preparação, a data, as instruções para descongelar e, se necessitar, a forma de finalizar. Vale etiquetando ou aquelas canetas para marcar CD, marcas que não sairão caso a embalagem umidifique. Assim, não vai ter desculpa caso o marido esteja em casa e você peça pra ele ir adiantando as coisas para a hora que você chegar.
5) A forma mais segura de descongelar refeições congeladas é na geladeira
Deixe de um dia para o outro na parte de baixo da geladeira. O micro-ondas é uma opção, e eu prefiro fazer isso em potência média e de tempos em tempos abrindo a porta e mexendo. Dessa maneira, você vai notar que as bordas descongelam mais rápido que o centro.
Uma vez que está totalmente descongelado, aqueça conforme as instruções e consuma. Lembre-se de que o prato uma vez descongelado não pode voltar ao freezer.
6) Nunca coloque refeições quentes direto no freezer
Refrigere a comida antes e, somente após frio, coloque no freezer. Isso ajudará a congelar rapidamente, reduzindo a chance de cristais de gelo e de queimar seu equipamento.
7) Embalagens para refeições congeladas
Se você como eu vai fazer isso sempre, o ideal é vasilhas de vidro do tipo Marinex. Vidros não temperados podem se quebrar com a baixa temperatura. Além disso, não tampe imediatamente, coloque a vasilha aberta no freezer e após o congelamento tampe hermeticamente. Isso porque os líquidos se expandem quando congelados e, se o vidro estiver tampado, ele pode quebrar durante o processo. Outra vantagem do Marinex é poder sair do descongelamento da geladeira direto para o forno.
Uso também, não com tanta frequência, embalagens plásticas descartáveis próprias para ir ao freezer, livres de BPA, ou aquelas marmitas de alumínio com tampa, mas evito o quanto posso. Prefiro as embalagens reutilizáveis de vidro.
O que não congelar:
- Ovos crus;
- Ovos cozidos;
- Vegetais com alto teor de água, tais como alface, pepino;
- Molhos à base de ovos, como maionese, pois vão coalhar;
- Iogurte natural.
Ótimo para congelar:
- Manteiga pode ser congelada por 3 meses;
- Queijo ralado pode ser congelado por até 4 meses e pode ser usado direto do freezer (coloque em assadeira bem espalhado, leve ao freezer por 2 horas e acondicione em sacos ZIP);
- Pães;
- Leite durante 1 mês. Descongele na geladeira e agite bem antes de usar.
E você? Tem alguma dica de congelamento? Deixe suas ideias e truques nos comentários! Tem uma rotina de congelamento? Faz o mesmo aí? Vou adorar saber!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
8 respostas
postagem linda…..
grata Ari pelo credito, bjs
Sou sua fã Angela!! ❤️
Adorei muito as dicas!! Congelou, sempre. Mas isso tb só aconteceu depois de vencer o preconceito e não querer mais varar as madrugadas cozinhando!!!
E eu congelo claras de ovo. Será que não pode??
Pati, depois que o preconceito foi embora comecei ver o quanto era válidos! Aumentou o tempo, diminuiu o lixo e por isso já valeu muito a experiências! Claras pode! Gemas batidas tambem! Só não pode o ovo inteiro que se quebra assim que o líquido expande! Bem lembraDo, vou incluir esta observação!
Ariana, excelente postagem. A gente precisa mesmo se organizar na cozinha, as sua dicas foram ótimas e a seleção de receitinhas “dozamigos” foi de tirar o chapéu. Beijo grande!
Fabiola Sousa
Se lembra o quanto antigamente era feito esta interação entre as amigas blogueiras? Vou cada dia mais resgatar este carinho!tem tanta gente legal, tanta postagem legal, nossos leitores agradecerão! Beijoooo!