Como fazer requeijão cremoso caseiro

receita de requeijao cremoso

requeijão cremoso caseiro

Este requeijão cremoso caseiro  foi uma daquelas gratas surpresas.

Na internet, a gente vê muitas receitas que só de ler os ingredientes sabemos que vai dar errado. Mas, também tem muita coisa boa. Ou seja, é o caso desta, que não alterei nadinha!

Não conhecia o site A Casa da montanha antes desta receita. Encontrei em busca de um bom requeijão cremoso no pinterest a foto continha o link que dava lá.

Então, passei algumas horas passeando pelo site antes de fazer a receita. Foi encantador. O site é de um casal que desde muito antes já tinha o projeto/sonho de construir sua morada em contato e respeito com a natureza.

Lá, você encontra os relatos e muito material compartilhado por Suzana e Jorge sobre o projeto coletivo que é Yvy Porã. Um prato cheio para quem é apaixonado por permacultura!

Requeijão cremoso caseiro simples

Voltando ao maravilhoso requeijão cremoso que encontrei por lá. Já tinha visto algumas receitas de requeijão na internet. No entanto, todos com algum espessante.

Portanto, não conseguia me conformar. Até que me deparei com este. Nesse sentido, ele é livre de amido de milho, fresco, simples e caseiro.

A textura é incrível. Seu sabor idem. Aliás, fiquei impressionada e de imediato já mandei foto para algumas amigas que tinham o mesmo interesse que eu em um requeijão honesto!

A base deste requeijão é a ricota fresca, com a mesma preparação tem-se duas formas diferentes!

O leite nas vezes que fiz deve ser o refrigerado. Isso porque, o de caixinha não deu certo. Se tiver um produtor de confiança e puder utilizar o leite cru melhor ainda!

A hora de talhar o leite varia bastante em grumos grandes a pequenininhos. Já utilizei leite da mesma marca que talhou de formas diferentes. Os grumos maiores são mais fáceis. Mas, se ficarem pequenininhos, acredite, não vai dar errado!

Por fim, buscando mais receitas caseiras? Então, confira essas:

Requeijão Cremoso Caseiro

Requeijão cremoso caseiro sem amido
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 40 mins
Course caseiro
Quantidade 300 g aprox

Ingredientes
  

  • 2 litros de leite tipo A daqueles que ficam refrigerados,
  • 1/2 xícara (de chá) de vinagre
  • 3 colheres (de sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente,
  • sal a gosto
  • 1/2 xícara (de chá) de leite fervendo
  • 2 colheres (de sopa) de azeite

Instruções
 

  • Coloque numa panela grande os 2 litros de leite e acrescente o vinagre, misture bem e leve ao fogo até que comece talhar o leite,
  • Depois de coalhar bem o leite, separe, usando uma peneira, o soro da ricota,
  • Lave a ricota, para que ela perca todo o azedinho do processo (passe a peneira com a ricota em agua corrente até que a agua saia transparente),
  • Escorra na peneira, para ficar sem nenhum líquido, apenas a ricota lavada,
  • Coloque num liquidificador a ricota lavada , o azeite, o creme de leite , a manteiga e o sal,
  • Ligue o liquidificador e vá colocando o leite fervente aos poucos, até que fique com a textura de requeijão e bata até ficar com uma textura bem lisa,
  • Depois é só colocar em vidros limpos e bem fechados e guardar na geladeira
  • Como não tem conservantes, depois de aberto o vidro o consumo deve ser em uma semana,

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

34 respostas

  1. Pingback: Como usar a máquina de fazer pão? | A casa encantada
  2. Pingback: 15 receitas para a lancheira mais gostosa da escola | A casa encantada
    1. Ooi Theura
      Você pode usar sim, fique atenta apenas a quantidade de limão que você irá utilizar na receita, se você fizer esse teste, conte-nos a sua experiência, ok?
      Fique ligada no nosso blog para mais receitas
      Beijos 🙂

  3. Pingback: Pão de queijo 3 ingredientes - caseiro e fácil - Dom Manjericão
  4. Não ficou Claro no passo 7 diz para acrescentar o leite fervente. Como assim? Os 2 litros foram usados na passo 1 e aí só sobrou o soro!!?

  5. Pingback: Receita de Receita de Pão de Queijo de Liquidificador fácil | A casa encantada
  6. Pingback: Pão caseiro com soro de ricota (whey protein) - Dom Manjericão
    1. Oi, Jackie! Tanto o de caixinha quanto o fresco te renderão um requeijão incrível, ele entra na receita somente para adicionar cremosidade a ricota assim como a manteiga!

  7. Pingback: Queijo Cottage Cremoso Caseiro | A casa encantada
  8. Pingback: Receita de Pão de queijo de liquidificador fácil | A casa encantada
  9. Pingback: Bisnaguinha de leite ninho - Na cozinha das amigas | A casa encantada
  10. Pingback: Pão de Batata Doce Integral | A casa encantada
  11. Pingback: Os 10 posts mais vistos de 2017 | A casa encantada
  12. Pingback: Receita fácil de Panqueca Francesa | A casa encantada
  13. Olá! Pretendo fazer essa receita. Gostaria de saber se há algum tipo de vinagre que dá melhor resultado. Eu costumo utilizar em casa o de maçã.

    1. Re, eu também gosto de usar o de maçã! Pode fazer tranquila com ele, o ácido vai agir perfeitamente! Beijo!

  14. Boa noite!!Fiquei encantada com a receita e fiz tudo certinho mas o ponto nao ficou legal…acrescentei mais leite fervente e continuou nao dando certo….pra não perder a receita voltei pro fogo e coloquei o abençoado amido…?Gostaria de saber como faço pro ponto ficar mais firminho tipo de requeijão …

    1. Oi Araceli, que dó!!!!! Sua ricota estava bem sequinha? O leite fervendo? O leite tem que ser colocado bem aos poucos, quase como um fio para não desandar a textura, e dependendo de como sua ricota esta mais sequinha ou mais molhadinha pode ser que nem precise de todo o leite para chegar na textura ideal!
      Aqui fazemos sempre, as vezes nem utilizo toda a quantidade do leite!
      Espero que o proximo fique lindo!

  15. ma receita, òtiica tri bom e é muito fácil de fazer. Utilizei óleo de oliva temperado com alho e alecrim, ficou demais!
    E na última acrescentei uns pedaços de queijo gorgonzola, nhammm..

  16. Olá! Adorei a receita! Só fiquei com uma dúvida, o leite fervido que entra no final da receita é o mesmo que foi talhado no início? E quantos potes rende essa receita?

    1. Camila o leite do final da receita é outro, a 1/2 xícara de leite fervendo q comentei nos ingredientes. O rendimento vai depender dobquanto seu leite talhou, mas me rendeu um pote de 400 gr

  17. Fiquei com uma dúvida na receita do requeijão você pede para colocar leite no liquidificador mas esse leite tem que tirar dos dois litros e qual a quantidade obrigada.

    Oi bom dia , estou com uma dúvida na receita de requeijão , você pede para colocar leite no liquidificador para bater com a massa mas esse leite tem que tirar dos dois litros e qual a quantidade.

  18. Amei como vc se dedica as receitas e como vc coloca as palavras lembrando de passagens de pessoas pela sua vida! Voce deveria escrever um livro…Passou um filme na minha cabeça. .E nas coisas simples que vemos como e importante ter amigos! E como que eles fazem falta ! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…