Independentemente de suas escolhas, todo mundo merece comer bem, não é mesmo? Pensando nisso, já compartilhei anteriormente a receita de peru vegano e hoje trago o risoto de champignon com queijo. Opções deliciosas para quem optou por seguir uma alimentação um pouco diferenciada, sem abrir mão de sabor e qualidade.
Na versão vegetariana ou com carne vermelha, o risoto é sempre uma ótima opção para um almoço ou jantar especial. Bastante versátil e fácil de fazer, com algumas simples trocas de ingredientes, é possÃvel garantir diferentes e saborosas combinações.
Você conhece a história do risoto?
Considerado atualmente como um prato sofisticado, de ingredientes de boa qualidade, o risoto tem uma origem bem mais simples e popular.
Lá no século XI, a receita original tinha apenas 4 ingredientes: arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão, sendo que o açafrão foi incluÃdo na primeira vez por acidente, mas deixou tudo ainda bem mais apetitoso.
Como toda receita antiga, é impossÃvel saber a data exata de origem, mas existem histórias com o prato há mais de 500 anos, sendo a mais popular delas de 1574, na qual um homem, na tentativa de estragar o jantar de casamento da sua filha, jogou açafrão no arroz. Entretanto, o que ele não sabia é que o ingrediente faria o maior sucesso e se transformaria em um dos preparos mais populares no mundo até hoje.
Mas como o risoto veio parar no Brasil?
Quando os primeiros imigrantes italianos começaram a desembarcar no paÃs, trouxeram com eles suas principais receitas, sendo o risoto uma das principais. O sabor marcante do prato, com a criatividade e os novos ingredientes do povo brasileiro deixaram tudo bem mais interessante.
Queijo, carne, frango, frutos do mar, cogumelos… Tudo começou a fazer parte do preparo, e a cada dia encontramos novas e deliciosas versões.
Risoto de champignon com queijo para vegetarianos
Como sempre gosto de destacar aqui no blog, não tem receita ou ingrediente certo e errado. O que realmente importa é o paladar e a criatividade. Existem milhares de substituições interessantes neste preparo. Você pode utilizar, por exemplo, abobrinha, aspargos, champignon, alho poró, legumes, pera, palmito… As opções realmente são muitas.
A receita que eu escolhi compartilhar com vocês hoje tem como base champignon e queijo. Acho essa combinação super saborosa e especial, assim como devem ser todos os preparos vegetarianos ou não, não é mesmo? Então, vamos lá!
Espero que gostem e que façam em casa. Se tiverem aquele amigo vegetariano que está em busca de um prato, não deixe de compartilhar com ele, ok?
Ingredientes
- 1 cebola pequena bem picadinha
- 2 colheres de sopa de manteiga (bem cheias)
- 1 e 1/2 xÃcara de arroz para risoto
- 1/2 xÃcara de chá de vinho branco
- 150 g de champignon em conserva escorrido
- 100 g de queijo parmesão ralado grosso
- 2 litros de caldo de legumes (para cada litro de água quente, dissolva 4 tabletes ou sachês de tempero de legumes)
Instruções
- Em uma panela, refogue a cebola em uma colher de sopa de manteiga até que fique macia e transparente.
- Em seguida, coloque o arroz e deixe fritar por 2 minutos em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar.
- Adicione o vinho branco e deixe ferver até evaporar.
- Despeje uma xÃcara de chá do caldo de legumes, mexendo sem parar, até a água secar.
- Vá adicionando o caldo aos poucos e repita este processo até que o arroz esteja no ponto al dente (macio por fora e durinho por dentro).
- Acrescente o champignon, o queijo e a outra colher de manteiga. Mexa bem até atingir a cremosidade desejada, desligue o fogo e sirva em seguida.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta