Risoto de champignon com queijo: prato vegetariano

Risoto de champignon com queijo

Independentemente de suas escolhas, todo mundo merece comer bem, não é mesmo? Pensando nisso, já compartilhei anteriormente a receita de peru vegano e hoje trago o risoto de champignon com queijo. Opções deliciosas para quem optou por seguir uma alimentação um pouco diferenciada, sem abrir mão de sabor e qualidade.

Na versão vegetariana ou com carne vermelha, o risoto é sempre uma ótima opção para um almoço ou jantar especial. Bastante versátil e fácil de fazer, com algumas simples trocas de ingredientes, é possível garantir diferentes e saborosas combinações.

Você conhece a história do risoto?

Considerado atualmente como um prato sofisticado, de ingredientes de boa qualidade, o risoto tem uma origem bem mais simples e popular.

Lá no século XI, a receita original tinha apenas 4 ingredientes: arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão, sendo que o açafrão foi incluído na primeira vez por acidente, mas deixou tudo ainda bem mais apetitoso.

Como toda receita antiga, é impossível saber a data exata de origem, mas existem histórias com o prato há mais de 500 anos, sendo a mais popular delas de 1574, na qual um homem, na tentativa de estragar o jantar de casamento da sua filha, jogou açafrão no arroz. Entretanto, o que ele não sabia é que o ingrediente faria o maior sucesso e se transformaria em um dos preparos mais populares no mundo até hoje.

Risoto de champignon com queijo

Mas como o risoto veio parar no Brasil?

Quando os primeiros imigrantes italianos começaram a desembarcar no país, trouxeram com eles suas principais receitas, sendo o risoto uma das principais. O sabor marcante do prato, com a criatividade e os novos ingredientes do povo brasileiro deixaram tudo bem mais interessante.

Queijo, carne, frango, frutos do mar, cogumelos… Tudo começou a fazer parte do preparo, e a cada dia encontramos novas e deliciosas versões.

Risoto de champignon com queijo para vegetarianos

Como sempre gosto de destacar aqui no blog, não tem receita ou ingrediente certo e errado. O que realmente importa é o paladar e a criatividade. Existem milhares de substituições interessantes neste preparo. Você pode utilizar, por exemplo, abobrinha, aspargos, champignon, alho poró, legumes, pera, palmito… As opções realmente são muitas.

Risoto de champignon com queijo

A receita que eu escolhi compartilhar com vocês hoje tem como base champignon e queijo. Acho essa combinação super saborosa e especial, assim como devem ser todos os preparos vegetarianos ou não, não é mesmo? Então, vamos lá!

Espero que gostem e que façam em casa. Se tiverem aquele amigo vegetariano que está em busca de um prato, não deixe de compartilhar com ele, ok?

Risoto de champignon com queijo

Ingredientes
  

  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga (bem cheias)
  • 1 e 1/2 xícara de arroz para risoto
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco
  • 150 g de champignon em conserva escorrido
  • 100 g de queijo parmesão ralado grosso
  • 2 litros de caldo de legumes (para cada litro de água quente, dissolva 4 tabletes ou sachês de tempero de legumes)

Instruções
 

  • Em uma panela, refogue a cebola em uma colher de sopa de manteiga até que fique macia e transparente.
  • Em seguida, coloque o arroz e deixe fritar por 2 minutos em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar.
  • Adicione o vinho branco e deixe ferver até evaporar.
  • Despeje uma xícara de chá do caldo de legumes, mexendo sem parar, até a água secar.
  • Vá adicionando o caldo aos poucos e repita este processo até que o arroz esteja no ponto al dente (macio por fora e durinho por dentro).
  • Acrescente o champignon, o queijo e a outra colher de manteiga. Mexa bem até atingir a cremosidade desejada, desligue o fogo e sirva em seguida.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Lasanha de Berinjela Vegetariana | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…