Quando estou com muita saudade da minha casa no interior, corro para o caderno de receitas da minha mãe. Nesse sentido, reproduzo as muitas delicias que ela fazia na minha infância. Inclusive, esta rosquinha doce é uma delas. Isso porque, é uma receita cheia de histórias.
Rosquinha doce da dona Gessy
Esta rosquinha ela fazia sempre! E eu adorava comer quentinha! NĂŁo existe prazer maior! O cheirinho que saia do forno… Ai que saudade! Toda a casa ficava perfumada. Sabe aquele aroma de aconchego? Era isso o que eu sentia. PorĂ©m, hoje isso tem cheiro de nostalgia, de infância.
Inclusive, a rosquinha doce da dona Gessy me traz muitas lembranças boas. No entanto, o problema é que quase todas as receitas da dona Gessy tem somente os ingredientes. Ou seja, nunca sei o que fazer rs. Na verdade, é solução. Pois é nesta hora que ligo para ela para saber como faz. Além disso, já aproveito para matar a saudade!
Neste dia em especial ela não estava em casa! Então, o modo de fazer é ao meu modo! Aliás, faço um update caso falar com ela e ter alguma modificação!
Update: sobraram algumas rosquinhas, fatiei, coloquei no forno e fiz doces torradinhas para comer com geléia!
Por fim, que tal aprender mais algumas receitas para um café da tarde farto?
- Café gelado com sorvete ou affogato
- Bulletproof: o café a prova de balas
- Banoffee: receita para toda a famĂlia
- PĂŁo doce caseiro: direto da padaria
- Cuca de banana igual a da vĂł
Ingredientes
- 3 ovos
- 2 tabletes de fermento biolĂłgico fresco
- 10 colheres (de sopa) de açúcar,
- 1 colher (de sopa) de manteiga
- 500 ml de leite morno
- 1 kg aproximadamente de farinha de trigo.
Para a calda:
- 2 xĂcaras (de chá) de leite
- 1 xĂcara (de chá) de açúcar
- coco ralado para confeitar.
Instruções
- Para a massa, coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha), e bata até que se misture. Despeje em uma vasilha e vá acrescentando e misturando a farinha aos poucos.
- Até a hora em que a massa começar a ficar pesada. Hora de colocar a mão na massa e sovar até que desgrude da mão. Feito isso deixe descansar até dobrar de volume.
- Pegue uma parte da massa e em uma bancada enfarinhada faça um cordão com a massa.
- Dobre este cordão ao meio (formando um V) e passe uma perninha sobre a outra até chegar ao fim da massa. Coloque em assadeira enfarinhada e deixe descansar por 40 minutos. Pré aqueça o forno (180 graus) e coloque as trancinhas para assar, quando elas estiverem douradinhas retire do forno e comece a calda.
- Em um canecão coloque o leite e o açúcar e espere engrossar bem pouquinho, é uma calda ralinha.
- Espete com um garfo as trancinhas uma a uma e passe por esta calda ainda quente. Eu decorei com coco ralado, mas Ă© opcional!
- Coma quentinho como eu adoro fazer ou guarde as trancinhas em um recipiente hermético.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
16 respostas
Delicia !!!
Fazia muito está receita pois eram quatro meninas para café da tarde .Fazia no sábado para semana e maravilhosa., fico feliz por mina filha dar está continuidade nas receitas das mamãe.
MĂŁe vocĂŞ tem as melhores receitas deste mundo! Obrigado por me ensinar tanto! TE amo!!!
que delicia vou fazer
Adorei a receita!!!!!!!!!! Ja viz mil vezes!!!!!!!!!
aaaaaaaaah q linda!!! Esta tem amor e sabor de infancia! Um monte de beijos!
Oi! Estou doida pra fazer essa rosquinha, mas fiquei com uma dĂşvida: o fermento Ă© biolĂłgico (de padaria), biolĂłgico seco ou fermento quĂmico?
Marina, isso mesmo, fermento biologico, de padaria, pode ser também o seco, na embalagem voce encontra a maneira de substituir corretamente!
Gostei muito da sua receita .Adoreiiiiii
Patricia Ă© uma delicinha e muito facil! Rende bastante e quando perder a maciez fazer as torradinhas Ă© o segredo! Ficam deliciosas para comer com geleia!!
Se fizer me conta depois! Beijos! Ari