Salada caesar: clássica, leve e marcante

salada caesar

A salada caesar é um clássico da gastronomia norte-americana e conquista até mesmo aqueles que não são muito fãs das saladas de folhas. O grande segredo está no seu molho, que conta com um sabor marcante, dado pelo queijo parmesão e por filés de aliche.

Aliche? Isso mesmo! A receita original do molho da salada caesar tem esse peixinho como um de seus principais ingredientes, também conhecido como anchova (na sua versão em conserva).

Origem da receita

O prato teria sido inventado por volta de 1920 pelos irmãos Cesare e Alex Cardini, imigrantes italianos que viviam nos Estados Unidos e que, para fugir da Lei Seca nos Estados Unidos, mudaram-se para a cidade de Tijuana, no México, para darem continuidade a seus negócios.

Então, na badalada Avenida Revolución, eles abriram o Caesar’s, um restaurante muito bem frequentado pelas estrelas de Hollywood que cruzavam a fronteira para beber legalmente e provar as invenções criadas pelos irmãos restaurateurs. Aliás, o local continua em funcionamento até hoje, mas como hotel.

Por fim, muitos acreditam que o nome da salada se deve ao ex-ditador romano Júlio César. Entretanto, a única relação é a influência italiana por trás da criação do prato.

Variações da salada caesar

A receita que apresento hoje leva os ingredientes originais, usados pelos irmãos Cardini. Dentre eles está a alface romana, o parmesão fresco e a gema de ovo na mistura do molho.

salada caesar

É possível, de toda forma, mudar ou adicionar outros ingredientes, de acordo com o seu paladar e as suas necessidades. Logo, experimente, por exemplo, folhas diversas como rúcula e alface americana. Para o molho, troque a gema por maionese, iogurte grego ou creme de leite.

Você também pode adicionar cubos de frango grelhado para transformar a salada numa refeição mais robusta ou, ainda, optar pelo macarrão no lugar dos croutons.

Ainda assim, você prefere uma versão vegana deste prato? Neste caso, substitua os ingredientes de origem animal do molho pelo abacate. Bata metade da fruta com um pouco de água e os demais ingredientes da receita. E, para dar aquele toque a mais, adicione alcaparras.

Preparo dos croutons

Os croutons são outra peça importante da salada caesar. Embora possam ser comprados já prontos no mercado, eu prefiro fazê-los em casa. Tempero bem com sal, alho em pó, pimenta e orégano, rego com bastante azeite e coloco no forno até ficarem bem tostadinhos.

salada caesar

Para quem tiver tempo e pães dormidos sobrando em casa, vale a pena. Os croutons podem ser feitos com pão fatiado, com ou sem casca, pães franceses e até mesmo a versão integral ou sem glúten. E então, vamos ao preparo?

 

salada caesar

Salada Caesar

Ingredientes
  

  • 1 maço de alface romana
  • 1 xícara de croutons
  • ½ limão (suco)
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 6 filés de aliche
  • 2 dentes de alho fritos
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Em uma tigela, amasse o alho e o aliche.
  • Adicione a mostarda, o molho inglês, a gema, o suco de limão e misture bem.
  • Adicione o vinagre, o sal, a pimenta, o azeite de oliva e misture tudo novamente.
  • Em uma travessa, coloque a alface romana, o molho, o parmesão ralado e os croutons.
  • É só servir.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…