A receita que trago hoje é absurdamente simples, mas muito deliciosa. Essa é a salada caprese, originária da Itália e que combina três ingredientes principais: tomate, queijo mussarela e manjericão.
Como o nome já diz, o prato veio da Ilha de Capri, no Golfo de Nápoles. Sendo assim, as cores de seus ingredientes – vermelho, branco e verde – representam a bandeira da Itália. Por isso, além das massas e da pizza, essa salada também é um dos sÃmbolos da gastronomia do paÃs.
Salada caprese: no gosto da realeza
Existem muitas histórias curiosas sobre a origem da salada caprese. Por exemplo, acredita-se que a receita tenha surgido logo após a Primeira Guerra Mundial, na década de 1920, criada por um italiano muito patriota que queria homenagear o seu paÃs. Contudo, a primeira menção impressa da salada foi em um menu no tradicionalÃssimo Grand Hotel Quisisana, que está em funcionamento até hoje.
O prato, entretanto, só ganhou fama e nome quase 30 anos depois, ao ser servido ao Rei Farouk, do Egito, que passava suas férias na ilha com a famÃlia.
Prática e versátil
A salada caprese é perfeita para qualquer época do ano, não apenas no verão. Embora sirva como acompanhamento, também pode se tornar prato principal, com a adição de outros ingredientes, como folhas verdes, croutons e frango.
Aliás, pode aparecer em diferentes versões: como aperitivo, em forma de bruschetta ou no palito. Você encontra a mistura, inclusive, como recheio de sanduÃches e cobertura de pizza.
São os detalhes e a qualidade dos ingredientes que fazem toda a diferença neste preparo. Afinal, os tomates devem estar maduros, mas ainda firmes. Já a mussarela e o manjericão devem ser frescos. Prefira a mussarela de búfala para deixar a salada ainda mais saborosa.
Quanto à combinação de temperos, ela é simples, porém fundamental: azeite de oliva, sal e um toque de pimenta-do-reino.
Além de tudo, saudável
Este mix de ingredientes é recheado de propriedades nutritivas. Enquanto o tomate é rico em licopeno, que é antioxidante e anticancerÃgeno, o queijo conta com quantidades importantes de proteÃna e cálcio. Por sua vez, o manjericão tem propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes. Isso sem falar do azeite de oliva, com ácidos graxos monoinsaturados, que regulam o colesterol e fazem bem ao coração.
Agora que você já sabe tudo sobre a salada caprese, que tal prepará-la para a sua próxima refeição? Até mesmo crianças a adoram. Para os adultos, a dica é acompanhar o prato com um bom vinho.
Para mais pratos saudáveis e simples de fazer, continue acompanhando A Casa Encantada. Confira aqui algumas sugestões:
- Molho de abacate para salada
- Canelone fit de abobrinha
- Tomates recheados com farofa de parmesão e bacon
- Salada com frios e macarrão integral
Ingredientes
- 300 g tomates-cereja
- 300 g de muçarela de búfala ou comum em pedaços
- ½ xÃcara de folhas de manjericão frescas
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico–
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moÃda na hora a gosto
Instruções
- Misture, em uma tigela, os tomates, a muçarela e as folhas de manjericão frescas.
- Adicione o vinagre balsâmico, o azeite de oliva extra virgem, sal a gosto e pimenta-do-reino moÃda na hora a gosto.
- Misture tudo.
- É só servir!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.