Salada de grão de bico fácil e refrescante

salada de grão de bico

Eu considero o grão de bico um super alimento e, por isso, é possível encontrar várias receitas diferentes por aqui que têm essa leguminosa como ingrediente principal. Hoje, quero mostrar a vocês como preparar uma salada de grão de bico muito fácil e refrescante, que leva, também, tomate e cenoura. Você pode consumi-la como acompanhamento, mas também como prato principal, pois o grão de bico é riquíssimo em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e ferro, podendo, inclusive, substituir o feijão.

Embora já seja possível encontrar no mercado versões prontas e cozidas do grão de bico, como aqui em casa o consumimos pelo menos uma vez por semana, prefiro cozinhá-lo em grandes quantidades e manter tudo guardado no freezer.

Para saber como cozinhar e congelar o grão de bico corretamente, não deixe de ler este post com várias dicas de conservação e congelamento.

Além dessa saladinha, também uso o grão para fazer o famoso homus, sopas, tortas salgadas e até hambúrguer. Ele pode complementar, inclusive, doces como tortas, brownies e até brigadeiro.

Um pouquinho de história

O grão de bico está presente na dieta dos homens há milênios! Segundo os arqueólogos, desde 6.500 a.C.

De origem asiática, se dá melhor em regiões de clima mais ameno, como o sul do Brasil. É bastante popular em países como a Turquia, o Líbano, o Egito e a Jordânia, mas também tem presença forte na Índia e na Espanha.

No Brasil, o consumo deste super grão tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, mas ainda é baixo, se comparado com o de outros locais. O preferido daqui é o do tipo kabuli, maior e de cor mais clara.

salada de grão de bico

Salada de grão de bico e seu consumo

Algumas pessoas podem sentir um pouco de desconforto abdominal ao consumir o grão de bico. Para evitar qualquer problema, basta retirar a casca dele após o cozimento. Agora, se você não sofre deste mal, mantenha a casca, pois ela é riquíssima em fibras.

Depois de cozinhá-lo, não jogue a água fora. Aproveite-a em outras receitas ou no preparo de uma sopa. Isso porque a água do grão contém quantidades significativas de vitaminas, principalmente a B.

O líquido também é usado para fazer a aquafaba, substituto vegano da clara de ovos no preparo de receitas. A água do cozimento da ervilha, da soja e do feijão branco serve para o mesmo fim. Achei isso incrível, e em breve quero mostrar para vocês.

Enquanto isso não acontece, vamos de salada? O tomate e a cenoura são opcionais, mas recomendo muito adicioná-los à sua receita. Se preferir, você pode substituí-los por outras opções, como pepino japonês e berinjela.

Quer outras receitas com grão de bico? Então, confira aqui:

salada de grão de bico

Salada de grão de bico

Ingredientes
  

  • 500 g de grão de bico
  • 1 cebola ralada
  • 1 dente de alho amassado
  • 4 colheres de sopa de mostarda escura
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ xícara de vinagre de maçã
  • ½ xícara de salsinha
  • Sal a gosto
  • Tomate e cenoura (opcional)

Instruções
 

  • Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro.
  • Cozinhe na panela de pressão por 5 minutos.
  • Depois de pronto, escorra a água e coloque tudo em uma tigela para temperar.
  • Adicione a cebola, o dente de alho, a mostarda, o azeite de oliva, o vinagre de maçã, a salsinha e o sal.
  • Misture tudo.
  • Se preferir, adicione também 1 tomate picado e ½ meia cenoura ralada.
  • A salada está pronta!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Salada de lentilha rápida e refrescante | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…