Só precisa balançar as folhas de uma árvore anunciando frio que sai sopa nesta casa! Aliás, amo o conforto fumegante de um prato de sopa bem feito. Em primeiro lugar, esta sopa em especial faz parte das lembranças da minha infância! Quando em um dia destes de frio me lembrei dela, liguei para minha mãe e anotei como ela fazia esta sopa inesquecível. É comida simples, de vó. Inclusive, carregada de lembranças e de sabor fantástico!
Sopa de fubá: combinações
A receita combina fubá, ovos e couve. Portanto, para mim já estaria perfeito. No entanto, caso queira ainda dá para acrescentar bacon e linguiça e deixar tudo ainda mais gordinho nesta sopa! Joaquim não é lá muito fã de couve. Mas, se rendeu a combinação desta sopa. Inclusive, comeu tudo e pediu mais. Ou seja, sucesso!
A textura que eu gosto é esta, nem muito caldolenta e nem dura demais. Caso queira um pouquinho mais grossa acrescente algumas colheres mais de fubá, caso queira mais ralinha, tipo caldinho diminua uma ou duas colheres de fubá da receita.
Fiz a cópia exata da sopa da minha infância, mas encontrei uma receita da Mel, maravilhosa, com ovo poché, que tentarei da próxima vez e conto pra vocês.
Ingredientes
- 1 e 1/2 litros de caldo de legumes
- 1 xícara (de chá) de fubá mimoso
- Bacon em cubos pequenos opcional
- 1 cebola em cubos pequenos
- 2 dentes de alho em cubinhos ou triturado
- 2 xícaras (de chá) de couve manteiga picada finamente sem o talo
- 3 ovos batidos
- azeite sal e pimenta.
Instruções
- Refogue com um fio de azeite a cebola e metade do alho,
- Adicione o caldo e deixe ferver,
- Dissolva o fubá em 1 xícara de agua fria,
- Quando o caldo já estiver fervendo adicione o fubá dissolvido e mexa para não formar grumos,
- Após começar a borbulhar abaixe o fogo e continue mexendo para não empelotar,
- isso vai demorar uns 20 minutos para que o fubá cozinhe bem,
- Quando sua sopa estiver com aquela consistência de polenta bem molinha e cremosinha adicione os ovos batidos, é só despejar em fio e continuar mexendo o caldo, assim que o ovo entrar em contato com a sopa quentinha vai cozinhar e formar vários pedacinhos compondo a sopa! Corrija o sal e adicione a pimenta,
- Refogue levemente a couve em um fio de azeite e um pouquinho de alho, adicione parte à sopa e parte coloque sobre ela.
Notas
* Antes de refogar a cebola doure os cubinhos de bacon e siga com a receita normalmente
ou
* Antes de refogar a couve doure o bacon e só depois coloque a couve para refogar
As duas formas rendem um resultado incrível!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
8 respostas
Acabei de fazer esta receita e ficou uma delicia!
Tenho uma receita bem antiga que sempre faço aqui em casa bem parecida com a sua.
A diferença é que refogo a cebola e o alho no azeite, depois junto o fubá, misturo bem e frito um pouco sem parar de mexer (fogo médio).
Adiciono a água fervente aos poucos, sem parar de mexer para não encaroçar.
Fica ótimo…
As vezes faço com frango desfiado,aproveitando o caldo.
Patrícia! Me deu agua na boca aqui! Vou reproduzir da sua forma com frango aproveitando o caldo! Obrigado por compartilhar! <3