Strogonoff de frango simples e delicioso

strogonoff de frango

Não adianta, se você perguntar para 10 pessoas diferentes qual é a comida favorita delas, 11 delas certamente responderão strogonoff de frango ou de carne. Esse prato é um verdadeiro sucesso e agrada a todos os paladares, dos mais simples até os mais sofisticados.

Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita de strogonoff de frango bem prática e rápida, ideal para aquele almoço ou jantar de meio de semana, quando não sobra muito tempo pra cozinhar.

Mas, antes, que tal conhecermos um pouco mais a respeito dessa iguaria?

Aqui no Brasil, o strogonoff é super, hiper, mega popular e possui diferentes versões: frango, carne, carne moída, camarão, palmito e inúmeras outras. Entretanto, o que pouca gente sabe é que a origem desse prato é russa.

Bom, a primeira curiosidade é que a receita original não levava ketchup nem batata palha. Aliás, lá na Rússia não leva até hoje, hahaha.

Strogonoff de frango pela História

O nome da comida se deve a uma tradicional e antiga família russa do século 16 chamada Stroganov, que em francês se diz Stroganoff. Apesar de ser uma história famosa, historiadores dizem que é difícil traçar a origem exata da receita.

Há quem diga que o responsável pela origem do prato é o conde e diplomata Pavel Stroganov. Diz a lenda que cortavam a carne em pequenas e finas tirinhas porque o conde já tinha a idade avançada e dentes ruins. Se é verdade ou não, nunca saberemos.

Lá na Rússia, o preparo ainda é muito parecido com o original, do século 16, que tem a base de carne, mostarda escura e sour cream, o famoso creme azedo, bastante popular no país. Outra coisa é que lá é consumido com purê de batatas em vez da batata palha que tanto amamos por aqui.

Boatos dizem que o ketchup e o molho de tomate começaram a ser utilizados nos Estados Unidos, onde o acompanhamento principal é a batata frita.

Bom, eu não sei vocês, mas, de todas essas variações e combinações, eu fico com a brasileira mesmo… Nada se compara ao strogonoff de frango vermelhinho, com ketchup, mostarda e champignon, acompanhado de um belo arroz branco e de uma batata palha fininha.

Sem mais histórias, vamos à receita original aqui de casa? Um pouco russa, um pouco americana, um pouco brasileira, mas cheia de amor e muito sabor.

strogonoff de frango

Strogonoff de frango simples

Ingredientes
  

  • 1 peito de frango sem pele cortado em tiras
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • ½ cebola picada
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate
  • 2 colheres de sopa de ketchup
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 2 latas de creme de leite sem soro
  • 1 sachê de champignon em conserva picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Batata palha e arroz branco para acompanhar

Instruções
 

  • Aqueça uma panela em fogo médio, coloque o óleo e refogue a cebola.
  • Logo em seguida, coloque o frango picado, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, sempre dando uma mexida para não queimar.
  • Quando o frango estiver cozido e refogado, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda e o champignon.
  • Abaixe o fogo, coloque o creme de leite e mexa bem até se tornar um creme homogêneo.
  • Está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…