Não adianta, se você perguntar para 10 pessoas diferentes qual é a comida favorita delas, 11 delas certamente responderão strogonoff de frango ou de carne. Esse prato é um verdadeiro sucesso e agrada a todos os paladares, dos mais simples até os mais sofisticados.
Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita de strogonoff de frango bem prática e rápida, ideal para aquele almoço ou jantar de meio de semana, quando não sobra muito tempo pra cozinhar.
Mas, antes, que tal conhecermos um pouco mais a respeito dessa iguaria?
Aqui no Brasil, o strogonoff é super, hiper, mega popular e possui diferentes versões: frango, carne, carne moÃda, camarão, palmito e inúmeras outras. Entretanto, o que pouca gente sabe é que a origem desse prato é russa.
Bom, a primeira curiosidade é que a receita original não levava ketchup nem batata palha. Aliás, lá na Rússia não leva até hoje, hahaha.
Strogonoff de frango pela História
O nome da comida se deve a uma tradicional e antiga famÃlia russa do século 16 chamada Stroganov, que em francês se diz Stroganoff. Apesar de ser uma história famosa, historiadores dizem que é difÃcil traçar a origem exata da receita.
Há quem diga que o responsável pela origem do prato é o conde e diplomata Pavel Stroganov. Diz a lenda que cortavam a carne em pequenas e finas tirinhas porque o conde já tinha a idade avançada e dentes ruins. Se é verdade ou não, nunca saberemos.
Lá na Rússia, o preparo ainda é muito parecido com o original, do século 16, que tem a base de carne, mostarda escura e sour cream, o famoso creme azedo, bastante popular no paÃs. Outra coisa é que lá é consumido com purê de batatas em vez da batata palha que tanto amamos por aqui.
Boatos dizem que o ketchup e o molho de tomate começaram a ser utilizados nos Estados Unidos, onde o acompanhamento principal é a batata frita.
Bom, eu não sei vocês, mas, de todas essas variações e combinações, eu fico com a brasileira mesmo… Nada se compara ao strogonoff de frango vermelhinho, com ketchup, mostarda e champignon, acompanhado de um belo arroz branco e de uma batata palha fininha.
Sem mais histórias, vamos à receita original aqui de casa? Um pouco russa, um pouco americana, um pouco brasileira, mas cheia de amor e muito sabor.
Ingredientes
- 1 peito de frango sem pele cortado em tiras
- 3 colheres de sopa de óleo
- ½ cebola picada
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 2 latas de creme de leite sem soro
- 1 sachê de champignon em conserva picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Batata palha e arroz branco para acompanhar
Instruções
- Aqueça uma panela em fogo médio, coloque o óleo e refogue a cebola.
- Logo em seguida, coloque o frango picado, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, sempre dando uma mexida para não queimar.
- Quando o frango estiver cozido e refogado, acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda e o champignon.
- Abaixe o fogo, coloque o creme de leite e mexa bem até se tornar um creme homogêneo.
- Está pronto.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.