Uma receita de brownie de leite ninho inesquecível

brownie

Existem muitas receitas de brownie, mas apenas esta que eu vou passar para vocês hoje é inesquecível. Eu amo essa sobremesa e já experimentei inúmeras variações dela, desde brownie vegano até de chocolate com doce de leite.

Aqui no site, vocês também já aprenderam a fazer um delicioso brownie de chocolate branco, não é mesmo?

Ainda assim, nenhuma dessas receitas chega aos pés da que eu separei hoje para vocês. De fato, esse brownie é maravilhoso, daqueles que não dá vontade de parar de comer. Isso porque leva chocolate de verdade e leite em pó!

Nos Estados Unidos, o brownie que leva chocolate branco é nomeado de blondie, que em português pode-se traduzir como “lourinho”. A receita que ensino hoje é uma mistura dos dois, pois, além do leite ninho, também leva chocolate meio amargo. E, se você quiser, doses generosas de nutella para a cobertura.

Por fim, ele pode ter o sorvete como acompanhamento ou não. Mas atenção! Se for servir em um jantar de amigos ou fazer para as crianças, sugiro que você sirva uma quantidade generosa, pois fica sensacional.

Brownie é um duende?

Ninguém sabe qual é a origem dessa palavra, e muitos acreditam que ela seja apenas uma variação da palavra “brown”, que significa “marrom” em inglês.

No entanto, há indícios de que este nome teve como inspiração um livro que era muito popular na época em que a sobremesa surgiu, que levava o título de “The Brownies”, do autor Palmer Cox.

Trata-se de uma obra ilustrada que apresenta personagens da mitologia americana. Dentre eles, há um tipo de duende do folclore anglo-saxão chamado de “brownie”.

Surpreendentemente, a popularidade do livro foi tão grande que várias empresas começaram a nomear seus produtos como “brownie”. Um exemplo disso foi a Kodak, que batizou uma de suas câmeras assim.

brownie

Da América para o mundo

Muitos pratos não possuem uma origem definida ou inventor declarado, e isso não é diferente com essa receita. Aliás, a única coisa que se sabe ao certo é o que o brownie apareceu no mundo pela primeira vez entre o fim do século XIX e o início do século XX. Porém, existem algumas lendas sobre seu nascimento.

A primeira delas afirma que o brownie teria aparecido pela primeira vez na Exposição Mundial Colombiana de 1983. De acordo com a história, os organizadores do evento teriam feito um pedido para os chefs do Palmer House Hotel de Chicago. A missão era criar uma sobremesa especial para o almoço no pavilhão das mulheres.

Conforme solicitação, o prato deveria ser mais fácil de comer do que uma torta e menor do que o bolo de camada. O resultado foi um brownie de chocolate duplo, nozes e uma cobertura de damasco.

Existe também outra receita que teria aparecido em uma edição do exemplar “The Boston Cooking-School Cook Book”, em 1986. Porém, nela os brownies eram feitos com melaço.

O brownie como conhecemos hoje aparece no mesmo livro, mas só na edição de 1906. Além disso, não há indicação de quem teria sido o inventor.

A receita de brownie tradicional

A receita de brownie tradicional é feita com apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Porém, com o tempo, outros ingredientes, como nozes, castanhas-do-pará e frutas secas, foram adicionados. Isso o tornou ainda mais saboroso. De todo modo, chega de papo. Vamos ao passo a passo do brownie (ou blondie) de leite ninho?

Brownie de leite ninho

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • 80 g de manteiga derretida
  • ¼ de xícara de leite
  • 140 g de leite em pó
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • Nutella a gosto (como cobertura)

Instruções
 

  • Em um recipiente, misture, 2 ovos e 80 g de manteiga derretida.
  • Em seguida, adicione 140 g de leite em pó e 100 g de açúcar. Misture tudo muito bem.
  • Junte à mistura 100 g de farinha de trigo e 1 pitada de sal. Misture tudo delicadamente até que a massa fique homogênea.
  • Adicione 150 g de chocolate meio amargo picado e misture mais um pouco.
  • Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  • Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos ou até formar uma casquinha fina e crocante por cima.
  • Ainda quente, cubra o brownie com nutella a gosto e sirva!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…