Conhecer pessoas que são adeptas ao veganismo tem se tornado cada dia mais comum. Famosos se autodeclaram veganos e incentivam seu público a tomar o mesmo caminho nas redes sociais. Anda assim, muitos destacam apenas as vantagens de ser vegano. Entretanto, tudo na vida têm os dois lados e, como esta escolha afeta e muito o nosso organismo, decidi pesquisar a fundo e trazer as vantagens e desvantagens de ser vegano para vocês.
O veganismo em si é uma filosofia de vida em que excluÃmos qualquer produto que tenha origem ou passado por testes em animais. Na alimentação, que é o assunto em questão, o vegano não consome carne, seja vermelha ou branca, ovos, mel, leite ou quaisquer outros derivados de origem animal.
Quais as vantagens de ser vegano?
Uma das maiores vantagens de ser vegano é que a alimentação é muito rica em grãos, fibras, legumes, verduras e frutas. Isso traz uma mudança completa no funcionamento do organismo e reflete bem na pele e nos cabelos, deixando-os mais vivos, macios e bonitos.
Para saber mesmo quais são as vantagens de ser vegano, confira a lista a seguir:
- Eliminação do colesterol: com a exclusão da carne do cardápio alimentar, a ausência da gordura saturada no corpo reduz os nÃveis de colesterol e do ácido graxo, responsáveis pelo desenvolvimento de hipertensão arterial e outras complicações.
- Alimentos sem aditivos e conservantes: adeus aos alimentos industrializados cheios de conservantes e produtos quÃmicos que não sabemos nem para que servem! A adoção da dieta vegana traz consigo o consumo de alimentos mais frescos e saudáveis.
- Perda de peso: sem carne, sem gordura, sem peso extra. Torna-se muito mais fácil controlar o peso e o corpo não fica inchado.
- Intestino funciona melhor: como a dieta é rica em fibras, a sensação de saciedade aumenta, ou seja, sentimos menos fome e, além disso, o intestino funciona melhor e se torna mais regular.
- Menos açúcar: sem a presença do leite na dieta que está presente na maioria dos doces e pratos de sobremesa, o nÃvel de açúcar no sangue diminui, evitando o desenvolvimento de doenças como a diabetes. Mas é importante lembrar que existem sim opções de doces veganos, só são menos acessÃveis do que os doces que possuem alguma origem animal.
- Gorduras boas: presentes nas oleaginosas, como a castanha do pará, essas gorduras não só fazem bem ao coração como também fornecem maior energia em atividades fÃsicas.
Desvantagens de ser vegano
Se pesquisarmos um pouquinho na internet sobre veganismo, vamos encontrar muitos textos falando sobre a ausência de algumas vitaminas essenciais para o nosso metabolismo na dieta vegana, como B12, cálcio, ferro e zinco. Ambas as vitaminas estão presentes no cardápio do vegano. Entretanto, alguns especialistas afirmam que, por mais que se consuma esses alimentos em grande quantidade, pode não ser o suficiente para o corpo se manter saudável.
Então, uma das principais desvantagens de ser vegano é precisar complementar com vitaminas a deficiência desses nutrientes no sangue. Outras desvantagens de ser vegano são:
- FamÃlia e amigos: deixar de ser chamado para aquele churrasco, rolê ou festa de aniversário pode se tornar uma realidade. Afinal, as pessoas podem ou não querer cozinhar algo só para você ou simplesmente não saber o que fazer. Festas tradicionais como Natal, Páscoa etc. também podem sofrer com isso.
- Comer fora: apesar de já existirem muitos restaurantes veganos ou com opções veganas, pode ser que as escolhas sejam bastante escassas.
- Custo: dá pra ser vegano e gastar pouco sim, mas a verdade é que o preço de muitas das oleaginosas pode ser um pouco salgado. O mesmo se aplica ao custo de outros produtos que são usados para substituir outros, como o leite de amêndoas.
Mas para te ajudar a conhecer as vantagens, confira algumas receitas deliciosas:
Agora que você já está ciente sobre as vantagens e desvantagens de ser vegano, ficou mais fácil decidir, não é? Lembre-se que, caso decida virar vegano, o acompanhamento de um nutricionista é muito importante para fazer a mudança de uma forma segura. Quer um motivo a mais? Você não fica sem brigadeiro. Duvida? Confira a receita a seguir <3
Ingredientes
- 1 xÃcara de açúcar demerara
- 1/2 xÃcara de água fervente
- 3/4 de xÃcara de farinha de aveia
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
Instruções
- Bata no liquidificador o açúcar com a água fervente por cerca de 3 minutos.
- Adicione a farinha de aveia em seguida, batendo por mais cerca de 2 minutos até obter um creme liso, com a consistência de leite condensado.
- Para fazer o brigadeiro, basta misturar o creme preparado com o cacau e levar ao fogo até ferver e desgrudar da panela.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.