Vantagens e desvantagens de ser vegano

vantagens de ser vegano

Conhecer pessoas que são adeptas ao veganismo tem se tornado cada dia mais comum. Famosos se autodeclaram veganos e incentivam seu público a tomar o mesmo caminho nas redes sociais. Anda assim, muitos destacam apenas as vantagens de ser vegano. Entretanto, tudo na vida têm os dois lados e, como esta escolha afeta e muito o nosso organismo, decidi pesquisar a fundo e trazer as vantagens e desvantagens de ser vegano para vocês.

O veganismo em si é uma filosofia de vida em que excluímos qualquer produto que tenha origem ou passado por testes em animais. Na alimentação, que é o assunto em questão, o vegano não consome carne, seja vermelha ou branca, ovos, mel, leite ou quaisquer outros derivados de origem animal.

Quais as vantagens de ser vegano?

Uma das maiores vantagens de ser vegano é que a alimentação é muito rica em grãos, fibras, legumes, verduras e frutas. Isso traz uma mudança completa no funcionamento do organismo e reflete bem na pele e nos cabelos, deixando-os mais vivos, macios e bonitos.

Para saber mesmo quais são as vantagens de ser vegano, confira a lista a seguir:

  • Eliminação do colesterol: com a exclusão da carne do cardápio alimentar, a ausência da gordura saturada no corpo reduz os níveis de colesterol e do ácido graxo, responsáveis pelo desenvolvimento de hipertensão arterial e outras complicações.
  • Alimentos sem aditivos e conservantes: adeus aos alimentos industrializados cheios de conservantes e produtos químicos que não sabemos nem para que servem! A adoção da dieta vegana traz consigo o consumo de alimentos mais frescos e saudáveis.
  • Perda de peso: sem carne, sem gordura, sem peso extra. Torna-se muito mais fácil controlar o peso e o corpo não fica inchado.
  • Intestino funciona melhor: como a dieta é rica em fibras, a sensação de saciedade aumenta, ou seja, sentimos menos fome e, além disso, o intestino funciona melhor e se torna mais regular.
  • Menos açúcar: sem a presença do leite na dieta que está presente na maioria dos doces e pratos de sobremesa, o nível de açúcar no sangue diminui, evitando o desenvolvimento de doenças como a diabetes. Mas é importante lembrar que existem sim opções de doces veganos, só são menos acessíveis do que os doces que possuem alguma origem animal.
  • Gorduras boas: presentes nas oleaginosas, como a castanha do pará, essas gorduras não só fazem bem ao coração como também fornecem maior energia em atividades físicas.
vantagens de ser vegano
Vantagens não faltam em uma estilo de vida vegano.

Desvantagens de ser vegano

Se pesquisarmos um pouquinho na internet sobre veganismo, vamos encontrar muitos textos falando sobre a ausência de algumas vitaminas essenciais para o nosso metabolismo na dieta vegana, como B12, cálcio, ferro e zinco. Ambas as vitaminas estão presentes no cardápio do vegano. Entretanto, alguns especialistas afirmam que, por mais que se consuma esses alimentos em grande quantidade, pode não ser o suficiente para o corpo se manter saudável.

Então, uma das principais desvantagens de ser vegano é precisar complementar com vitaminas a deficiência desses nutrientes no sangue. Outras desvantagens de ser vegano são:

  • Família e amigos: deixar de ser chamado para aquele churrasco, rolê ou festa de aniversário pode se tornar uma realidade. Afinal, as pessoas podem ou não querer cozinhar algo só para você ou simplesmente não saber o que fazer. Festas tradicionais como Natal, Páscoa etc. também podem sofrer com isso.
  • Comer fora: apesar de já existirem muitos restaurantes veganos ou com opções veganas, pode ser que as escolhas sejam bastante escassas.
  • Custo: dá pra ser vegano e gastar pouco sim, mas a verdade é que o preço de muitas das oleaginosas pode ser um pouco salgado. O mesmo se aplica ao custo de outros produtos que são usados para substituir outros, como o leite de amêndoas.

Mas para te ajudar a conhecer as vantagens, confira algumas receitas deliciosas:

Agora que você já está ciente sobre as vantagens e desvantagens de ser vegano, ficou mais fácil decidir, não é? Lembre-se que, caso decida virar vegano, o acompanhamento de um nutricionista é muito importante para fazer a mudança de uma forma segura. Quer um motivo a mais? Você não fica sem brigadeiro. Duvida? Confira a receita a seguir <3

vantagens de ser vegano

Brigadeiro vegano

Ingredientes
  

  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 xícara de água fervente
  • 3/4 de xícara de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó

Instruções
 

  • Bata no liquidificador o açúcar com a água fervente por cerca de 3 minutos.
  • Adicione a farinha de aveia em seguida, batendo por mais cerca de 2 minutos até obter um creme liso, com a consistência de leite condensado.
  • Para fazer o brigadeiro, basta misturar o creme preparado com o cacau e levar ao fogo até ferver e desgrudar da panela.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…