Depois de ter feito todos os preparativos do Guia Completo de Como Fazer Sushi Vegano – Parte 1, é hora de começar a preparar os sushis!
Continuando:
Enfim, vamos te ensinar 4 tipos de sushi: Maki, Sanduíche de Sushi vegano, Uramaki e Temaki!
Maki Vegano
Maki é o tipo mais popular de sushi, aquele clássico enrolado em uma alga. Para a sua preparação usamos meia folha de alga Nori.
Coloque metade da alga na esteira de sushi com o lado áspero para cima. Não esqueça de embrulhar a esteira com plástico filme – facilita o processo.
Em seguida, molhe as mãos com um pouco de água.
E pegue um punhado de arroz, cerca de 80 gramas.
Coloque-o no meio da alga e, com as mãos, espalhe o arroz pela alga com cuidado, não pressione com força, para não destruir o arroz.
Deixe cerca de um centímetro sem arroz, para facilitar o processo de enrolar. Você não precisa molhar o final da alga com água – a água vai transformá-la em borracha.
Logo após, coloque os vegetais (um ou dois) que você preferir um centímetro depois da borda de arroz. Começe a enrolar!
Enfim, segure a esteira com os dedões e com os outros dedos segure os vegetais, arroz e alga – como na foto abaixo!
Enrole até a metade, aperte um pouco o rolo e continue a enrolar até o final.
Por fim, com a esteira para cima, pressione suavemente para dar forma ao sushi.
Em seguida, coloque a esteira em uma extremidade do rolo de sushi e, com os dedos, dê leves batidinhas para nivelar a extremidade do rolo. Faça isso dos dois lados.
Uhu! Seu rolo de sushi vegano está pronto!
Por último, para cortar o rolo, limpe sua faca (nós recomendamos esse modelo) com uma toalha, mergulhe a ponta da faca em uma tigela com água e em seguida levante na vertical para que a água escorra levemente pela lâmina.
Agora vamos cortar o rolo no meio, colocar a outra metade em paralelo e cortar novamente no meio.
E assim nós temos um maki vegano.
Sanduíche de Sushi Vegano
Sanduíche de sushi são quatro triângulos, também feitos de meia alga. O processo de montagem é parecido. Dessa forma, metade de uma alga no meio da esteira, um punhado de arroz, espalhar com as mãos em cada alga e polvilhar sementes de gergelim no arroz.
Vire a alga, o arroz precisa estar na esteira e a alga virada para cima. Molhe as mãos, pegue mais um pouco de arroz e faça uma espécie de “C” em metade da alga, com cerca de 1,5 cm a 2 cm.
Preencha o espaço com os vegetais que você preferir – 3 legumes é o ideal.
Em seguida dobre a alga para fechar o sanduíche.
Agora pegue a esteira em ambas as extremidades e aperte o sanduíche.
Em seguida, vire o sanduíche e aperte novamente – repita até obter um cubo bonitinho de sanduíche, como na foto.
O corte é simples. Mais uma vez, limpe a faca e umedeça um pouco. Corte o sanduíche de canto a canto – em 4 partes.
E você tem um sanduíche de sushi vegano e um rolo de maki vegano.
Mais um sushi vegano: Uramaki Vegano
Uramaki é um sushi no qual o arroz está do lado de fora e a alga no interior, também é feito de meia alga marinha. Repita os mesmos passos – um punhado de arroz espalhado na esteira e a alga por cima. Além disso, você também pode colocar sementes de gergelim no arroz.
Deixe uma margem de 1 centímetro e coloque os vegetais que você quiser – cabe 3 a 4 legumes.
Em seguida, enrole o a alga, os legumes e o arroz em um rolo. No entanto, não esqueça de nivelar as laterais, como foi explicado antes.
Então, seu rolo de Uramaki está pronto!!
Agora, se você tiver farinha Panko – ponha o rolo na farinha Panko e pressione suavemente para que a Panko grude ao arroz. Gire e repita em todos os lados do rolo até obter um rolo totalmente empanado em Panko.
Corte o rolo de Uramaki e sirva!
Temaki Vegano
Temaki é aquele cone de algas que é preenchido com arroz e salmão. Em suma, aqui no Brasil faz bastante sucesso e geralmente é servido com Cream Cheese. A nossa versão é feita de algas marinhas e recheada com arroz e legumes.
Então, para fazer, segure a alga em uma mão, use a outra mão umedecida para pegar um pouco de arroz. Espalhe-o na metade das algas e deixe o canto superior sem arroz, apenas um pequeno triângulo de pouco mais de um centímetro sem arroz.
Adicione os vegetais que você preferir.
Para enrolar o cone – segure o lado sem o arroz com a outra mão, pegue a alga na diagonal e em seguida embrulhe.
Está pronto seu temaki vegano!
É isso, esse foi o guia completo para fazer sushi vegano – parte 2! Logo, agora você sabe como fazer sushi em casa. Pode ser um pouco difícil pela primeira vez, mas depois você vai pegar a prática, e o processo vai se tornar muito mais simples.
Aviso! Depois de ter preparado para amigos e familiares uma vez, não há volta. Sendo assim, todo mundo vai pedir para você fazer de novo e de novo e de novo…
Aliás, ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!
Créditos – Maayan
Por fim, salve no Pinterest para ver depois:
5 respostas